Agenda Municipal

ENTRADA GRATUITA | 60 MINUTOS | M/16

De Aristófanes
Grupo de Teatro Amador Expressões & Impressões da Casa da Juventude

Uma comédia com 2.500 anos de êxito!

Escrita por Aristófanes e apresentada pela primeira vez em 392 a.C., em Atenas, transporta para o teatro as questões sociais, políticas, artísticas e religiosas de Atenas da sua época, criticando com dureza e humor satírico as novidades que considera demagógicas.

Um grupo de mulheres, disfarçadas de homens, consegue aprovar na Assembleia, um projeto de lei onde elas tomam o poder, lutando em prol de uma sociedade mais igualitária; a abordagem básica das mulheres, parte do pressuposto que os governos administrados pelos homens simplesmente não funcionam. Lideradas pela eloquente Valentina, as mulheres de Atenas decidem tomar conta do poder, cansadas da incapacidade dos homens no governo. Elas vestem-se como homens, votam na Assembleia e impõem sorrateiramente uma nova constituição, introduzindo um sistema comunitário de riqueza, sexo e propriedade.

Mais lúcidas, inteligentes e perspicazes do que os homens, terão que demonstrar as grandes vantagens que a sua chegada ao governo trará à sociedade; o sentido de comunidade que leva diretamente à partilha num sentido estrito de igualdade, tudo o que ocorre e existe no ambiente social, incluindo, relações afetivas, sendo este o ponto onde Aristófanes coloca um saboroso tempero à sua comédia.

Encenação_Isabel Moura Pinto
Intérpretes_Alexandra Afonso, Ana Margarida Robles, Ana Tomé, André Carvalho, Armando Miranda, Beatriz Corga, Cláudia Carvalho, David Barata, Diogo Garcia, Elisabete Ferreira, Filipa Alves, Gonçalo Ramalho, Isabel Pedroso, José Fonseca, Mónica Correia, Paulo Mattos Ferreira, Pedro Manso, Rafael Ferreira, e Tiago Fonseca
Sonoplastia e imagem_João Martins
Cenários_André Carvalho