Áreas de Intervenção

Serviços e Equipamentos Municipais

Serviço Municipal de Informação ao Consumidor

 

O que fazemos?

Disponibilizamos informação, mediamos conflitos existentes entre o consumidor e os agentes económicos com vista à resolução extra-judicial de conflitos de consumo, e encaminhamos reclamações para outras instituições competentes.

A mediação é uma forma alternativa de resolução de conflitos que tem lugar fora dos tribunais, regida, entre outros, pelo princípio da imparcialidade, e que procura alcançar plataformas de entendimento, por forma a ajudar as partes envolvidas no conflito a encontrarem soluções que satisfaçam ambas.

O Serviço promove ainda ações de informação e formação ao consumidor, bem como ações de sensibilização e divulgação sobre os direitos do consumidor.

Quais as nossas áreas de intervenção?

Atuamos em diversas áreas, nomeadamente:

  • Garantia / Bem com defeito;
  • Serviços públicos essenciais;
  • Vendas à distância e por correspondência;
  • Restauração;
  • Prestação de serviços;
  • Seguros;
  • Contrato de compra e venda;
  • Publicidade;
  • Condomínio;
  • Viagens.

Quais os direitos do consumidor?

  • Qualidade dos bens e serviços;
  • Proteção da saúde e da segurança física;
  • Formação e informação;
  • Proteção dos direitos económicos;
  • Prevenção e reparação dos direitos patrimoniais ou não patrimoniais que resultem da defesa de interesses ou direitos individuais homogéneos, coletivos ou difusos;
  • Proteção jurídica e uma justiça acessível e pronta;
  • Participação, por via representativa, na definição legal ou administrativa dos seus direitos e interesses.

Como reclamar?

A reclamação deve ser apresentada por escrito, acompanhada, sempre que possível, de cópia da documentação que comprove o ato económico praticado (facturas, recibos, contratos, garantias). Poderá ser apresentada pessoalmente nas instalações do SMIC, por correio, fax ou e-mail.

Informação útil

Portal do Consumidor - Direção-Geral do Consumidor

Conteúdos Ano Europeu dos Cidadãos para Cidadãos Surdos


An Adobe Acrobat file ANACOM - Nota informativa sobre alterações de cobertura TDT-DTH
An Adobe Acrobat file Alerta DGC - Brincar e nadar em segurança
An Adobe Acrobat file Alerta DGC - Brincar e nadar em segurança! junho 2015
An Adobe Acrobat file Alerta DGC - Campanha de correção de trituradores de lixo das marcas ''InSinkErator'' e ''Teka''
An Adobe Acrobat file Alerta DGC - Campanha de informação e prevenção - “Medicamentos online_ sabe realmente o que está a comprar_”
An Adobe Acrobat file Alerta DGC - Campanha de recolha de veículos de passageiros da marca 'Renault', modelo 'Trafic III'
An Adobe Acrobat file Alerta DGC - Campanha de recolha de veículos ligeiros de passageiros da marca ''Renault'', modelo ''Twingo III''
An Adobe Acrobat file Alerta DGC - Campanha de recolha de veículos ligeiros de passageiros da marca 'Honda', modelos 'Accord, Accord Tourer, Civic, CR-V, Jazz e Stream'
An Adobe Acrobat file Alerta DGC - Campanha de recolha de veículos ligeiros de passageiros da marca 'Honda', modelos 'Accord 4P, Accord Tourer, City, Civic, CR-V, Jazz e Stream'
An Adobe Acrobat file Alerta DGC - Campanha de recolha de veículos ligeiros de passageiros da marca 'Nissan_modelo_Micra(K13)'
An Adobe Acrobat file Alerta DGC - Campanha de recolha de veículos ligeiros de passageiros da marca 'Toyota'
An Adobe Acrobat file Alerta DGC - Campanha de recolha de veículos ligeiros de passageiros da marca 'Volvo modelos S80, S60, V70, V60, XC60 e XC70'
An Adobe Acrobat file Alerta DGC - Campanha de recolha de veículos ligeiros de passageiros da marca Peugeot, modelo 108
An Adobe Acrobat file Alerta DGC - Campanha de recolha de veículos ligeiros de passageiros da marca “Chevrolet_, modelo _Captiva_
An Adobe Acrobat file Alerta DGC - Comissão Europeia lança consulta pública sobre as medidas técnicas necessárias para implementar o fim do roaming na União Europeia
An Adobe Acrobat file Alerta DGC - Comissão apresenta pacote legislativo relativo a compra e venda online de conteúdos digitais e de bens tangíveis
An Adobe Acrobat file Alerta DGC - Dia Mundial da Criança - Brincar em segurança
An Adobe Acrobat file Alerta DGC - Feliz Natal 2015
An Adobe Acrobat file Alerta DGC - Folheto Restituição de Cauções - Prazo termina no dia 31 de dezemb...
An Adobe Acrobat file Alerta DGC - Importante alteração ao regime dos Serviços Mínimos Bancários - Em vigor a partir do próximo dia 4 de outubro
An Adobe Acrobat file Alerta DGC - Informação aos consumidores sobre o caso Wolkswagen
An Adobe Acrobat file Alerta DGC - Legislação de Consumo - junho de 2015
An Adobe Acrobat file Alerta DGC - Lei n.º 52_2015, de 9 de junho - Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de passageiros
An Adobe Acrobat file Alerta DGC - Publicada a Lei n.º 66_2015 sobre comissões bancárias
An Adobe Acrobat file Alerta DGC - Regresso às aulas 2015
An Adobe Acrobat file Alerta DGC - Resolução Alternativa de Litígios
An Adobe Acrobat file Alerta DGC - Riscos de Intoxicação - Segurança em Casa
An Adobe Acrobat file Alerta DGC - SKODA disponibiliza ferramenta de pesquisa
An Adobe Acrobat file Alerta DGC - Sistema de Alerta Rápido Europeu - Saber mais sobre o RAPEX em vídeo
An Adobe Acrobat file Alerta DGC - Viajar em segurança
An Adobe Acrobat file Alerta DGC - Volkswagen disponibiliza ferramenta de pesquisa
An Adobe Acrobat file Alerta DGC - Água Um bem essencial ao seu serviço!


Contactos e Horários: SMIC - Serviço Municipal de Informação ao Consumidor

Det er også en naturlig Viagra som bare trenger å snakke. Viagra alternativer nesten ingen rolle. Og du må forstå det.

Está em... Entrada Apoio ao Consumidor