Biblioteca Municipal D. Dinis

História

Biblioteca Municipal D. Dinis

O edifício do século XIX, onde funciona a BMDD, integrava uma quinta com 43 hectares, conhecida por Quinta de Nossa Senhora do Monte do Carmo.

Situada no núcleo histórico da cidade de Odivelas, próxima do Convento de São Dinis – atual Instituto de Odivelas –, foi adquirida, no último quartel do século XIX, por um beirão, José Rodrigues Mendes.

A neta do proprietário, Luísa Vilarinho, (d)escreve como era Uma Casa de Férias em Finais do Séc. XIX (SPB Editores e Livreiros, Lda., 1998), através de uma “viagem” pelo interior da casa: desde a capela em honra de Nossa Senhora do Monte do Carmo, passando pelas salas de estar (a sala rosa, onde a proprietária despachava a correspondência; a sala do piano; a sala azul, que acolhia as visitas; a sala Bordallo, pela coleção ali existente), até à copa e à cozinha.

Por toda a extensão da quinta surgiam as nascentes, os pomares, o jardim que fazia ligação às capoeiras, o mirante do lago, onde as crianças da quinta brincavam. Os tempos mudaram e os lugares também – hoje o local é ocupado por uma pista de desportos radicais e pela Piscina Municipal.

Após um incêndio em 1992, o edifício é recuperado pela Câmara Municipal de Loures, com o intuito de o transformar num espaço público de cultura e educação. Assim, a 22 de novembro de 1997, é inaugurada a Biblioteca.

A partir de setembro de 1999, passa a fazer parte do património cultural do Município de Odivelas.

Situa-se no núcleo histórico da Cidade de Odivelas, próxima do Mosteiro de S. Dinis - atual Instituto de Odivelas.

Integra desde fevereiro de 2000, a Rede de Leitura Pública.

Tem uma área útil de 1620 m2, e conta com vários espaços, cada um com uma funcionalidade específica dirigida a públicos distintos.

Os utilizadores desta Biblioteca encontram aqui um lugar agradável e calmo, onde podem visitar exposições, usufruir das salas de leitura e dos programas de animação cultural de promoção do livro, realizados diariamente pelo grupo de animação residente.

Esta jovem e moderna Biblioteca defende os seguintes objetivos:

- Promover e desenvolver hábitos de leitura apoiados em projetos de animação cultural diversificados, tendo em consideração o perfil dos utilizadores;

- Satisfazer as necessidades e expetativas dos utilizadores tendo em vista a otimização dos recursos de informação e comunicação;

 Biografia de D. Dinis


Contactos e Horários: Biblioteca Municipal D. Dinis

Está em... Entrada História