A Presidente da Câmara, Susana Amador, e Pedro Calado, do Alto Comissariado para as Migrações, IP, assinaram no passado dia 17 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Odivelas, um Protocolo de Cooperação relativo ao Programa de Mentores para Imigrantes. O Vereador da Igualdade, Edgar Valles, e o Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas, Nuno Gaudêncio, estiveram presentes nesta cerimónia.

O Programa de Mentores para Imigrantes é uma iniciativa promovida pelo Alto Comissariado para as Migrações, IP, e desenvolvida, por todo o País, por um conjunto de parceiros locais.

Na ocasião, Susana Amador reforçou a disponibilidade da autarquia para este tipo de projetos, uma vez que “Odivelas quer sempre ser um Concelho inclusivo, integrante e acolhedor”. Por sua vez, o Alto Comissário Pedro Calado manifestou a sua satisfação pro ver, na sala onde se assinou o documento, “alguns mentores e mentorados, uma prova de que este projeto já está em marcha neste Concelho”.

O objetivo do Programa de Mentores para Imigrantes é fomentar a criação de espaços e experiências de encontro e entreajuda/apoio voluntário, entre cidadãos portugueses e imigrantes com vista a um enriquecimento pessoal, social e organizacional. No âmbito deste programa, pode, também, ser prestado apoio à população imigrante em áreas bastante diversificadas, tais como: qualificação e procura de emprego; empreendedorismo; saúde; parentalidade; reagrupamento familiar; habitação; cidadania e participação, direitos humanos; tempos livres; economia familiar e informações gerais. Este Protocolo de Cooperação terá a duração inicial de um ano, podendo renovar-se por períodos sucessivos com a mesma duração.

Está em... Entrada Informação Municipal Notícias Odivelas já tem Programa de Mentores para Imigrantes