Portal Sénior

Apresentação

Portal Sénior

Hoje em dia, envelhecer com qualidade constitui um dos mais importantes desafios que se colocam à nossa responsabilidade coletiva e individual e a Câmara Municipal de Odivelas, consciente da relevância do seu papel nesta matéria, tem vindo a desenvolver uma intervenção cada vez mais integrada e continuada junto da população sénior do Concelho, através da implementação de inúmeros programas, projetos e ações, especialmente dirigidos aos munícipes com 55 ou mais anos, visando a criação de condições para o seu desenvolvimento pessoal e social e/ou envelhecimento ativo.

Todas as ações da autarquia que visam ampliar as oportunidades de acesso gratuito à internet bem como às potencialidades das novas tecnologias, têm merecido sempre, da parte da população sénior do Concelho, uma enorme e surpreendente adesão. O número de munícipes seniores que utiliza regularmente a internet também não tem parado de aumentar. Estes factos deixam-nos, sem dúvida, agradados e bastante motivados para continuar a investir nesta importante área das novas ou emergentes tecnologias, com todas as extraordinárias oportunidades que abrem.

Bem-vindo ao Portal Sénior da Câmara Municipal de Odivelas! Esta ferramenta surge no âmbito do programa de comemoração municipal do "Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações 2012" e pretendemos que contribua efetivamente para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos seniores do Município de Odivelas.

Neste Portal encontrará, de forma sistematizada e acessível, informação útil sobre serviços, recursos, atividades e projetos, para todos os gostos, para além da possibilidade de uma participação online no que concerne a aspetos e áreas estratégicas que lhes dizem diretamente respeito. Encontrarão inúmeras e variadas sugestões para um envelhecimento ativo e saudável, nomeadamente ao nível da formação, voluntariado, passeios culturais, caminhadas, dança, música, atividades ao ar livre, informações sobre o Clube do Movimento e a Hidroginástica, informação detalhada sobre o Cartão Municipal Sénior, informação útil para envelhecer de forma autónoma e digna, sobre o Serviço "SOS - Teleassistência", sobre a Oficina Domiciliária, sobre os equipamentos e respetivos serviços existentes no Concelho (serviço de apoio domiciliário, centro de dia, etc.).




Contactos e HoráriosDivisão de Inovação Social e Projetos Educativos

Contactos

Portal Sénior

 



Contactos e HoráriosDivisão de Coesão Social

Inicial



Agenda

19 DE DEZEMBRO

Desporto
FESTA DE NATAL DO CLUBE DO MOVIMENTO 2018
10:00 - Pavilhão Multiusos de Odivelas - Nave 1

Notícias


Seniores de Odivelas visitam o Museu Nacional dos Coches

Publicado em 10 dezembro 2018

A Câmara Municipal de Odivelas promoveu, no dia 6 de dezembro, uma visita ao Museu Nacional dos Coches.

Continuar...

 

Almoço de Natal da Associação O Cantinho do Idoso da Pontinha

Publicado em 10 dezembro 2018

O Natal chegou mais cedo à Associação O Cantinho do Idoso da Pontinha. A 8 de dezembro realizou-se o almoço que juntou uma centena de seniores, em Almeirim.

Continuar...

 

Teatro na Malaposta

Publicado em 3 dezembro 2018

O auditório do Centro Cultural Malaposta teve casa cheia, no dia 30 de novembro, na peça de teatro “Eu, Manuel Inácio, Quero Ser Santo!”.

Continuar...

 

 

Revista de Imprensa


Contactos e HoráriosDivisão de Inovação Social e Projetos Educativos

Participação

Portal Sénior

VAMOS TORNAR ODIVELAS NUM CONCELHO AMIGO DAS PESSOAS IDOSAS!

A Câmara Municipal de Odivelas pretende tornar o concelho um lugar melhor em matéria de saúde, participação e segurança, adaptando estruturas e serviços de modo a que estes incluam e sejam acessíveis a pessoas mais velhas com diferentes necessidades e capacidades.

Pretendemos prever e responder às necessidades e preferências associadas ao envelhecimento; considerar e respeitar as decisões dos seniores e o estilo de vida que escolheram; promover a sua inclusão reconhecendo a sua contribuição na comunidade.

Nesse sentido, torna-se indispensável identificar as necessidades e desejos dos munícipes seniores, por forma a se criarem políticas sociais organizadas, estruturadas e adequadas.

PARTICIPE, as suas opiniões e/ou sugestões contam! Para o efeito, estamos a utilizar, entre outras metodologias participativas, um formulário online/lista de verificação, dirigido a pessoas com 55 ou mais anos, elaborado a partir de lista originalmente produzida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com adaptação feita pelo Projeto cIDADES da Associação VIDA - Valorização Intergeracional e Desenvolvimento Ativo, e destina-se a ser utilizada pelas pessoas que querem tornar as suas cidades mais amigas das pessoas idosas.

A OMS identificou as características-chave para que uma cidade seja "amiga do idoso" e preparou uma lista de verificação para cada uma das seguintes áreas:

  • Edifícios públicos e espaços abertos,
  • Transporte,
  • Habitação,
  • Participação social,
  • Respeito e inclusão social,
  • Participação cívica e emprego,
  • Comunicação e informação,
  • Apoio comunitário e serviços de saúde.

A partir destas áreas, a OMS criou uma lista de verificação, para que cada município, instituição ou cidadão possam identificar mais facilmente as áreas que estão adaptadas ou precisam de ser melhoradas, para facilitar o dia a dia dos idosos e de toda a população.

Dedique alguns minutos do seu tempo ao preenchimento deste formulário online. Os participantes devem avaliar cada uma das questões, assinalando as respostas que consideram mais apropriadas.

A recolha dos dados é confidencial e anónima.

Juntos vamos tornar Odivelas um Concelho mais amigo das pessoas idosas e, consequentemente, mais amigo da população de todas as idades.

Manifeste a sua opinião sobre o Concelho de Odivelas AQUI.

Obrigado pela sua colaboração!




Contactos e HoráriosDivisão de Inovação Social e Projetos Educativos