Informação Municipal

Notícias

A Mercearia Américo Gonçalves Simões

Nascido em abril de 1935 em Vilar Maior, concelho de Sabugal, Américo Gonçalves Simões adquiriu, em 1976, a mercearia da Rua Luís de Camões, em Odivelas, a um outro proprietário do mesmo ramo, e por aqui ficou. Os filhos “nunca quiseram nada desta loja, quiseram seguir os seus caminhos, portanto, desde sempre fui só eu e a minha esposa”.

São 43 anos consecutivos ao balcão. O dia semanal de descanso é o domingo, mas mesmo este é para repor estoques. E estas funções estão bem definidas. A esposa, Maria da Conceição, faz as compras dos frescos no mercado abastecedor, e Américo Simões abastece a loja num grossista da região.

Questões de ordem sociológica têm influenciado muito a existência do comércio local, do comércio de proximidade. Dos estabelecimentos acompanhados ao longo deste projeto, verifica-se que os proprietários de “lojas com história”, para lá de resistirem à voragem das mudanças sociais e económicas, mantêm o firme propósito de perpetuar os seus estabelecimentos. E a Mercearia Américo Gonçalves Simões é ‘sinónimo’ disso… um estabelecimento que mantém toda a traça das décadas de 1960/1970 e que deve ser salvaguardado, valorizado e divulgado.

Pode visitar o «Objeto do Mês» nos Paços do Concelho – Quinta da Memória, na Rua Guilherme Gomes Fernandes, de segunda a sexta – feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Está em... Entrada Notícias A Mercearia Américo Gonçalves Simões