«Be a buddy, not a bully»

«Be a buddy, not a bully» é o tema do Erasmus + 5Th Transnational Meeting que decorre na Escola Secundária Braamcamp Freire, na Pontinha, até ao dia 24 de novembro. O Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, esteve presente, a 22 de novembro, na sessão de abertura deste encontro internacional que envolve comunidades escolares de sete países, presentes nesta sessão. Representantes da Grécia, Turquia, Itália, lituânia, Roménia, Bulgária e Espanha, a par de Portugal, debatem nesta iniciativa as estratégias de combate ao Bullying, um flagelo presente nas escolas um pouco por todo o mundo.

Os dados nacionais 2015/2016 apontam para um número superior a quatro mil ocorrências de Bullying, em jovens com idades até aos 16 anos. Contudo, este aumento deve-se, segundo dados oficiais de entidades especializadas na matéria, a um maior conhecimento deste problema, e a menos vergonha das vítimas que, assim, denunciam a situação.

O Presidente Hugo Martins realçou o trabalho da Autarquia, “que tem procurado identificar situações e agir em conformidade”, dando o exemplo do projeto municipal SEI! Odivelas, que está no terreno a avaliar, a informar e a moderar situações deste tipo. “Estamos confiantes da importância de sermos vigilantes”, disse.

O encontro «Be a buddy, not a bully» contou com a apresentação da música rap, adaptada originalmente em maio de 2016, «Say Stop now», interpretada por três alunos do 7º ano da escola, e com duas curtas peças de teatro com identificação de situações de Bullying.

Estiveram presentes, para além do Presidente da Câmara, a Presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias da Pontinha/Famões, Corália Rodrigues, a representante da Assembleia Municipal de Odivelas, Ana Ribeirinho, o diretor do Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire, Jorge Nunes, e o Presidente do Conselho Geral do Agrupamento, José Grachinha.

Está em... Entrada Notícias «Be a buddy, not a bully»