‘Capitão de Abril’ na Conferência da Liberdade

A Conferência da Liberdade voltou ao Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas, no Quartel da Pontinha.

Rodrigo de Sousa e Castro foi o capitão de abril convidado para a sessão que decorreu a 11 de abril. Nascido a 1944, natural de Celorico de Basto, participou na elaboração do documento “O Movimento das Forças Armadas e a Nação”, verdadeiro programa político do Movimento dos Capitães, bem como, na organização e desencadeamento da operação militar de 25 de Abril de 1974, a designada Revolução dos Cravos, que culmina com o derrube do regime ditatorial, de 48 anos, de Salazar Caetano.

Cerca de 60 alunos de história, do 12º ano, da Escola Secundária António Damásio, nos Olivais, ouviram atentamente o Coronel que lhes falou sobre a ditadura e a revolução do 25 de abril de 1974 referindo à nova geração que “sem liberdade não temos mais nada”.

O Vereador da Cultura, Edgar Valles, fez as honras da casa e congratulou o Coronel pelo seu papel interventivo na luta pela liberdade.

No evento marcou ainda presença o Vogal da Junta de Freguesia de Odivelas, Ivo Polido.

Está em... Entrada Notícias ‘Capitão de Abril’ na Conferência da Liberdade