Odivelas assina Declaração de Paris para erradicar o VIH/SIDA

Odivelas é já uma «Fast Track City»!

No dia 10 de outubro, Odivelas assinou a Declaração de Paris, juntando-se à iniciativa internacional «Fast Track Cities - Cidades na Via Rápida para acabar com a epidemia VIH», com outros seis municípios – Almada, Amadora, Loures, Oeiras, Portimão e Sintra, que se unem no compromisso de erradicar esta doença até 2020.

A cerimónia realizou-se na Assembleia da República com a presença do Ministro da Saúde, Adalberto Fernandes, do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, e dos autarcas que assinaram este documento, bem como de peritos internacionais.

O Projeto “Fast Track Cities” foi lançado no Dia Mundial de Luta contra a Sida, em Paris, em 2014. Em maio de 2017, as cidades de Cascais, Lisboa e Porto foram as primeiras no país a assinar esta declaração, que visa acelerar a resposta a esta doença e atingir até 2020 as metas “90-90-90”, que correspondem a “90% das pessoas que vivem com VIH a saber que têm o vírus; 90% das pessoas diagnosticadas com VIH a receber tratamento e 90% das pessoas em tratamento com carga viral indetetável”.

Convidado a discursar, o Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, assumiu que o Município entrou em “alta velocidade” nesta “via rápida”, resultado de um trabalho de equipa que tem sido efetuado no território ao nível da deteção e identificação precoce dos riscos. O autarca congratulou, ainda, o projeto pela inclusão dos municípios pois “o contacto de proximidade que estes têm com os cidadãos permite conhecer melhor a realidade e dar resposta às necessidades”. Odivelas já começou a trabalhar como «Fast Track City» com “a constituição de um grupo de trabalho ao nível concelhio, mas também com todos os intervenientes e parceiros municipais e supramunicipais, por forma a cumprir os propósitos e a essência desta declaração”, assegurou Hugo Martins.

Portugal conta, assim, com 10 municípios aderentes, passando a figurar como o primeiro “Fast Track Country”.

Está em... Entrada Notícias Odivelas assina Declaração de Paris para erradicar o VIH/SIDA