Informação Municipal

Notícias

«Objeto do Mês» de novembro

A rubrica «Objeto do Mês» destaca, neste ano de 2018, o Mosteiro de São Dinis e São Bernardo. Neste mês de novembro encontra-se patente, nos Paços do Concelho, a exposição dedicada à Escultura da Rainha Santa Isabel, situada no Largo D. Dinis, em Odivelas.

Em frente ao Mosteiro de São Dinis e São Bernardo, depositário do túmulo do Rei D. Dinis, encontra-se uma escultura da Rainha Santa Isabel, sua esposa, da autoria do escultor Álvaro de Brée, característica da arquitetura comemorativa do séc. XX.

Isabel foi uma infanta aragonesa, filha mais velha do rei Pedro III de Aragão e de Constança de Hohenstaufen. Ao desposar o Rei D. Dinis, Isabel de Aragão foi rainha consorte de Portugal entre 1282 e 1325. Após a morte de seu marido, tomou o hábito e recolheu ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha onde foi sepultada.

Isabel de Aragão ficou popularmente conhecida como Rainha Santa Isabel ou, simplesmente, Rainha Santa, cujo prodígio mais conhecido é o milagre das rosas.

Pode visitar o “Objeto do Mês” nos Paços do Concelho, localizados na rua Guilherme Gomes Fernandes, em Odivelas, de segunda a sexta, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Está em... Entrada Notícias «Objeto do Mês» de novembro