Informação Municipal

Notícias

A importância do cuidador em debate

O Auditório dos Paços do Concelho de Odivelas recebeu, a 5 de novembro, o II Fórum "A importância do cuidador informal para a sociedade". Um encontro no âmbito das comemorações do Dia do Cuidador, com relatos na 1ª pessoa de quem cuida e se dedica diariamente a tratar de familiares e amigos.

O fórum, organizado pela Câmara Municipal de Odivelas em colaboração com a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Odivelas "Saúde a seu Lado", dirigido a cuidadores formais e informais, a profissionais da área da saúde e área social, e à população em geral, contou na sessão de abertura com a presença do Vereador da Saúde, Edgar Valles, da Diretora do ACES Loures - Odivelas, Cristina Brás, e da enfermeira Isabel Nunes, da UCC de Odivelas “Saúde a Seu Lado”.

Edgar Valles salientou a importância deste encontro qualificando-o como “um momento de partilha e troca de experiências de forma a enaltecer ainda mais a importância dos cuidados na comunidade”. Para o Vereador, “cuidador são todos aqueles que se responsabilizam por pessoas debilitadas, sendo este um papel de extrema relevância, pois são pessoas que dedicam o seu tempo e dão o melhor de si a tratar do outro”.

O encontro foi dividido em dois painéis - “O cuidador informal” e “Estruturas de apoio na comunidade", onde foram identificados pontos fulcrais de atuação: a urgência da criação do estatuto do cuidador e a aposta num trabalho contínuo ao nível cognitivo e físico dos cuidadores.

Este fórum contou ainda com o testemunho de Ermelinda Carvalho, uma cuidadora informal que “trabalha” 24 sobre 24 horas a cuidar da sua mãe, acamada há aproximadamente cinco anos, portadora de doença de Alzheimer, e que mudou as suas rotinas e estruturou a sua vida em função da sua progenitora. Foi com um enorme orgulho e com a voz embargada que assumiu que “só com muito amor, uma boa estrutura familiar e a ajuda dos serviços dos cuidados continuados é que hoje consigo ter uma vida dita normal, fazendo o melhor que sei e posso diariamente”.

Está em... Entrada Notícias A importância do cuidador em debate