Outros

2020 horizontal

O Desporto assume-se, cada vez mais, como uma área essencial de desenvolvimento territorial, de inovação e coesão social. 

A prática desportiva, formal e informal, tornou-se num importante motor de crescimento social e humano, como também num, fundamental, veículo promotor de saúde e bem-estar. 

Em Odivelas, a Câmara Municipal e o movimento associativo concelhio têm encetado esforços conjuntos, ao longo dos últimos anos, procurando incutir nos cidadãos hábitos e estilos de vida saudáveis, por forma a contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e para elevação da sua autoestima.

Em Odivelas entendemos, também, a vertente desportiva como uma importante ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência, determinante para o incentivo de uma efetiva e plena igualdade de oportunidades.

Como tal, é com grande honra e elevado sentido de responsabilidade, que a Câmara Municipal de Odivelas apresenta a sua candidatura a CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2020, que traduz e concretiza o compromisso desta autarquia em promover o Desporto enquanto eixo estruturante e central de integração, de multiculturalidade, de solidariedade e de bem-estar coletivo.

Este empenho e determinação permanentes, que encontram reflexo ao nível do investimento realizado numa significativa rede de infraestruturas e equipamentos de cariz educativo, social, cultural, desportivo, recreativo e rodoviário, materializam o papel que entendemos caber, em particular, às entidades públicas, no posicionamento da Pessoa no centro da nossa preocupação e ação diárias.

A Câmara Municipal de Odivelas aposta, nesse seguimento, numa estratégia sustentada e intergeracional, onde a prática desportiva assume uma posição de destaque e de grande relevância no quotidiano do nosso concelho. 

Acreditamos estar, portanto, perante uma distinta oportunidade para continuar a evidenciar Odivelas como um município de referência no panorama desportivo regional, nacional e internacional. Um município onde, além das marcas e dos troféus, o Desporto se compromete como uma importante via de melhoria da condição física e mental.

Esta é, por todos estes motivos, a candidatura de uma Cidade, e de um Concelho, desfrutado por largos milhares de praticantes de desporto, com 71 clubes ou associações desportivas que muito se empenham e envolvem diariamente nesta nobre tarefa mas, é também a candidatura de todas e de todos os odivelenses, em que os mais de 156.000 aqui residentes querem fazer da Cidade um espaço de renovada energia e entusiasmo. A candidatura de toda uma comunidade que pensa, vive, sente e respira o Desporto, como algo seu. Intrinsecamente.

Hugo Martins
Presidente da Câmara Municipal de Odivelas

Está em... Entrada Odivelas 2020