Portal Sénior

Saber Envelhecer

Portal Sénior

A Organização Mundial da Saúde define Envelhecimento Ativo como o processo de otimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que envelhecem. (Cf. WHO. Active Ageing, A Policy Framework. A contribution of the WHO to the Second United Nations World Assembly on Ageing, Madrid, Spain, April, 2002). O objetivo do envelhecimento ativo é "aumentar a qualidade de vida para todas as pessoas que estão a envelhecer, inclusive as que são frágeis, fisicamente incapacitadas e que requerem cuidados" (idem).

Atualmente, existe, em matéria de recomendações para um envelhecimento ativo e saudável, um amplo consenso científico sobre o papel determinante desempenhado a esse nível pela alimentação, a atividade física, a atividade mental, a aprendizagem contínua e as novas tecnologias, a segurança económica, o bem-estar emocional, a participação e as relações sociais, o associativismo e o voluntariado, as acessibilidades, os serviços e os apoios disponíveis na comunidade.

Consulte aqui o Guia com Recomendações para o Envelhecimento Ativo, elaborado pela Câmara Municipal de Odivelas, através do seu Gabinete de Inovação e Coesão Social, com a colaboração do Instituto do Envelhecimento da Universidade de Lisboa.




Contactos e HoráriosDivisão de Inovação Social e Projetos Educativos

Está em... Entrada Saber Envelhecer