•  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Portal Sénior

Vida Ativa

Portal Sénior

Ateliês de Dança

No âmbito do Programa Municipal de comemoração do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, o Gabinete de Coesão e Inovação Social da Câmara Municipal de Odivelas vai dinamizar, no corrente ano os seguintes ateliês de Dança:

  • Merengue - dia 26 de Abril, das 14:00 às 17:30h, no Centro de Exposições de Odivelas;
  • Forró - dia 27 de Setembro, das 14:00 às 17:30h, no Centro de Exposições de Odivelas;
  • Salsa - dia 08 de Outubro, das 14:00 às 17:30h, no Centro de Exposições de Odivelas;
  • Cha Cha Cha - dia 29 de Outubro, das 14:00 às 17:30h, no Centro de Exposições de Odivelas.

As inscrições são limitadas a 25 participantes em cada ateliê.


Contactos, Inscrições e Informações: Divisão de Inovação Social e Projetos Educativos

Formação

Projeto Novas Tecnologias e Internet Sénior

A Câmara Municipal de Odivelas, através do seu Gabinete de Coesão e Inovação Social, em parceria com a Vodafone Portugal e com as IPSS do Concelho com valência de apoio a idosos, encontra-se a promover o Projeto "Novas Tecnologias e Internet Sénior". Este projeto visa ampliar as oportunidades de acesso gratuito à internet bem como de acesso às potencialidades das Novas Tecnologias para os munícipes seniores. Valorizar os processos de ensino/aprendizagem na área, fomentando uma cidadania ativa e a melhoria da qualidade de vida deste segmento específico da população.

Para além da autarquia ter cedido computadores portáteis a todas as IPSS do Concelho e da Vodafone Portugal ter assegurado a instalação e o acesso gratuito à Internet nas mesmas, temos desde 2010, garantido a realização regular de ações de formação, com uma abordagem pedagógica adaptada às necessidades e características do público-alvo a que se destinam.

A formação tem tido lugar na Sede da Vodafone Portugal e/ou nas próprias instalações das IPSS do Concelho com valência de apoio a idosos, e pressupõe a inscrição prévia por parte de todos os interessados e respetivos utentes, a efetuar no Gabinete de Coesão e Inovação Social.

Contactos, Inscrições e Informações: Divisão de Inovação Social e Projetos Educativos


Universidade Sénior

A Universidade Sénior de Odivelas é um projeto que tem por base a promoção da qualidade de vida dos seniores de Odivelas, fomentando a sua formação científica, pessoal e social.

A Universidade Sénior disponibiliza a todos os cidadãos seniores vários cursos, tertúlias, palestras, congressos, visitas culturais e um Clube Vida. É uma resposta social que apresenta como principais finalidades promover o envelhecimento ativo, a valorização pessoal e social da população sénior, através da aquisição de um leque variado de conhecimentos e novas aprendizagens. Proporciona a todos os participantes a oportunidade de trocar, vivenciar e partilhar experiências de vida.

Contactos, Inscrições e Informações:Divisão de Inovação Social e Projetos Educativos

Música

Banda Maior

A "Banda Maior" é um projeto municipal com carácter inovador no país, que integra já mais de duas dezenas de seniores de Odivelas, instrumentistas e cantores, com idades compreendidas entre os 55 e os 82 anos. O repertório musical trabalhado vai dos Sheiks até aos Quinta do Bill, não esquecendo António Variações e Carlos Paião, sempre sobre o lema de ir contribuindo para dar "mais vida aos anos".

De entre as atividades desenvolvidas por este grupo, destaca-se:

  • Ensaios semanais no Centro de Exposições de Odivelas;
  • Participação em Oficinas de Música;
  • Participação em Espetáculos Musicais;
  • Participação em diversos Momentos Culturais e de Convívio.

Contactos, Inscrições e Informações: Divisão de Inovação Social e Projetos Educativos


Projeto Canta e Encanta

Projeto na área da expressão musical que envolve atualmente cerca de 300 (trezentos) seniores utentes de 9 instituições com valências de apoio a idosos. A Câmara Municipal disponibiliza um professor que acompanha os coros existentes nas IPSS e/ou ministra aulas de música nas seguinte Instituições:

  • Associação "O Cantinho do Idoso";
  • Casa de Repouso da Enfermagem Portuguesa e Profissões Auxiliares de Saúde;
  • Centro Comunitário e Paroquial da Ramada;
  • Centro Comunitário e Paroquial de Famões;
  • Centro de Dia da Junta de Freguesia de Odivelas;
  • Centro de Dia da Sagrada Família;
  • Centro de Dia Santa Maria da Urmeira;
  • Comissão de Reformados, Pensionistas e Idosos da Póvoa de Santo Adrião.

Contactos, Inscrições e Informações: Divisão de Inovação Social e Projetos Educativos

Teatro

Projeto Municipal de Teatro Sénior

O Projecto Municipal de Teatro Sénior - Grupo de Teatro Sénior de Odivelas, exclusivamente orientado para a arte dramática, implementado em 2009 e conta já, no seu curriculum, com diversas peças apresentadas em diferentes palcos dentro e fora do concelho. Atualmente, participam nas atividades desenvolvidas no âmbito deste projeto, cerca de 40 seniores.

Este projeto possui como principal objetivo proporcionar aos munícipes seniores formas de ocupação criativa, possibilitando experiências em grupo e a participação intergeracional.

De entre as atividades desenvolvidas por este grupo, destacam-se as seguintes:

  • Ensaios semanais no Centro Cultural Malaposta;
  • Participação em Oficinas de Teatro;
  • Participação em Encontros de Teatro Sénior;
  • Participação nos Espetáculos Finais do Grupo;
  • Participação em diversos Momentos Culturais e de Convívio.

Contactos, Inscrições e Informações: Divisão de Inovação Social e Projetos Educativos

Passeios Culturais

No âmbito do Programa Municipal de comemoração do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, o Gabinete de Coesão e Inovação Social da Câmara Municipal de Odivelas vai organizar, no corrente ano, os seguintes Passeios Culturais:

  • Posto de Comando MFA - Quartel do Regimento de Engenharia n.º 1 da Pontinha - dia 23 de Abril às 14:00h;
  • Moinho da Laureana (partida dos Paços do Concelho) - dia 09 de Maio às 14:00h;
  • Monumento Sr. Roubado e Igreja Matriz da Póvoa Santo Adrião (partida dos Paços do Concelho) - dia 12 de Junho às 10:00h;
  • Conhecer a Rádio por Dentro" - Rádio Renascença (partida dos Paços do Concelho) - dia 01 de Outubro às 10:00h;
  • Mosteiro de São Dinis, Odivelas - dias 09 e 23 de Outubro às 10:00h;
  • Fontes de Caneças (partida dos Paços do Concelho) - dia 16 de Outubro às 14:00h;
    As inscrições são limitadas a 25 participantes em cada passeio.

Contactos, Inscrições e Informações: Divisão de Inovação Social e Projetos Educativos

Projeto "Bibliófilo Vai a Casa"

O projeto "Bibliófilo Vai a Casa" foi criado no âmbito do Programa de Apoio a Projetos de promoção de Leitura em Bibliotecas Públicas e tem por objetivo tornar o serviço de empréstimo acessível aos munícipes do Concelho de Odivelas, que por condicionalismos vários se encontram na impossibilidade de frequentar a Biblioteca Municipal. Pretende recriar as Bibliotecas itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian, deslocando o serviço de empréstimo ao domicílio desses munícipes.

Este projeto possui como principais objetivos:

  • Promover o empréstimo domiciliário;
  • Permitir que todos possam usufruir dos documentos da biblioteca: livros, livros áudio, livros em Braille, filmes e documentários em vhs e dvd, cd-áudio e cd-rom;
  • Estabelecer relações interpessoais em torno do objeto "livro", através da dinamização de sessões de leitura.

Como se processa o serviço de empréstimo domiciliário?

Quinzenalmente, a Biblioteca entrega ao domicílio os documentos requisitados e recolhe os consultados. Cada participante pode requisitar durante 15 dias (renováveis):

  • 3 Livros;
  • 2 CD (música, cd-rom ou livro áudio);
  • 1 DVD ou 1 VHS.

Contactos, Inscrições e Informações: Divisão de Inovação Social e Projetos Educativos

Voluntariado

Banco de Voluntariado de Odivelas

O Banco de Voluntariado de Odivelas, dinamizado pelo Gabinete de Coesão e Inovação Social da Câmara Municipal de Odivelas foi criado em finais de 2004, em estreita articulação com o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado. Em termos práticos, este Banco funciona como um local de encontro entre cidadãos VOLUNTÁRIOS que de uma forma desinteressada e responsável se comprometem, de acordo com as suas aptidões próprias, e no seu tempo livre, a realizar ações de voluntariado e as ORGANIZAÇÕES promotoras que disponibilizam oportunidades de enquadramento em atividades e áreas de interesse social e comunitário.

Em termos de funcionamento, as candidaturas de voluntários e de entidades promotoras são registadas no Gabinete de Coesão e Inovação Social, mediante a realização de uma entrevista e preenchimento da respetiva ficha de inscrição. Posteriormente, procede-se ao encaminhamento dos voluntários para as instituições que os irão receber com base na adesão a este projeto.

Contactos, Inscrições e Informações: Banco de Voluntariado

Passeio Sénior

De entre as iniciativas municipais destinadas à população sénior, recebe sempre grande entusiasmo por parte dos seus destinatários, a realização anual do "Passeio Sénior". Os passeios ocorrem nos meses de Maio e/ou Junho e envolvem um universo de cerca de 1500 pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, residentes no Concelho. Trata-se de uma atividade lúdica, de lazer e convívio que se concretiza num dia de passeio a um destino previamente estabelecido e inclui uma visita cultural, o almoço e lanche e uma tarde de animação. Ao longo dos 10 anos de existência do Município de Odivelas, foram já visitados locais como Coruche, Figueira da Foz, Fátima, Peniche, Sesimbra, Tróia, entre outros.

Contactos, Inscrições e Informações: Divisão de Inovação Social e Projetos Educativos

Celebração do Mês do Idoso

A Celebração do Mês do Idoso, promovida em cooperação com as entidades concelhias de apoio à população idosa, tem lugar no mês de Outubro e abrange diversas atividades que vão desde os ateliês de Música e Dança; à realização de Workshops e diversos eventos culturais. Consiste num conjunto de iniciativas que visam, essencialmente, promover o envelhecimento ativo e saudável, combater o isolamento e a solidão e contribuir para uma melhoria da qualidade de vida da população sénior. Por isso, em todo o processo de organização e realização os seniores têm um papel preponderante de intervenção e dinamização.

Contactos, Inscrições e Informações: Divisão de Inovação Social e Projetos Educativos




Contactos e HoráriosDivisão de Inovação Social e Projetos Educativos

Está em... Entrada Vida Ativa