Serviços e Equipamentos Municipais

Centro de Atendimento e Apoio Integrado - Liga Portuguesa Contra a Sida

A implementação do Projeto "Cuidar de Nós" no concelho de Odivelas resulta de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Odivelas, através da unidade orgânica responsável pela área da saúde, e a Liga Portuguesa Contra a Sida (LPCS), com o co-financiamento do programa ADIS/SIDA, visando o apoio às pessoas infetadas, afetadas e preocupadas com a problemática do VIH/SIDA.

No âmbito deste Projeto foi constituído o Centro de Atendimento e Apoio Integrado (CAAI), em funcionamento desde junho de 2006, o qual disponibiliza serviços de apoio psicológico, social e jurídico, gratuitos e estritamente confidenciais, a todos os utentes infetados e afetados pelo VIH/SIDA.

O Centro de Atendimento e Apoio Integrado contribui, igualmente, para o diagnóstico nacional na área do VIH/SIDA através da recolha de dados epidemiológicos do concelho de Odivelas.

O trabalho desenvolvido no âmbito da prevenção pela infeção do VIH/SIDA pela unidade orgânica responsável pela área da saúde, ao nível da prevenção primária deverá ser complementado com uma intervenção aos níveis da prevenção secundária e terciária, nomeadamente o acompanhamento de seropositivos e doentes com SIDA.

Assim sendo, e dando resposta ao proposto pela Liga Portuguesa Contra a Sida, a Câmara Municipal de Odivelas assegurou a cedência de instalações para que o Centro de Atendimento e Apoio Integrado levasse a cabo a sua Atividade.

Cabe ao Gabinete de Saúde, Igualdade e Cidadania proceder a uma adequada divulgação dos serviços a prestar pelo Centro de Atendimento e Apoio Integrado junto das diversas estruturas do concelho de Odivelas, bem como o acompanhamento técnico do Projeto "Cuidar de Nós", entre outras ações.

Material de divulgação: Folheto

Contactos e Horários: Centro de Atendimento e Apoio Integrado

Está em... Entrada Serviços e Equipamentos Municipais Centro de Atendimento e Apoio Integrado - Liga Portuguesa Contra a Sida