Serviços e Equipamentos Municipais

Centro de Exposições de Odivelas

Apresentação

O Projeto do Centro de Exposições insere-se na linha de desenvolvimento de uma estratégia para o Município, que assenta na elaboração de Projetos integrados que englobem diversos equipamentos culturais, de acordo com um diagnóstico baseado nas prioridades/aspirações apontadas pela população quanto aos espaços para eventos culturais, nomeadamente, a nível da intervenção urbanística e de planeamento de equipamentos coletivos.

Com este equipamento pretende-se, entre outros aspetos, promover a criação cultural, estando certos de que constituirá, sem dúvida, um verdadeiro "Viveiro Cultural".

O Centro é constituído por um conjunto de espaços de caráter cultural e de ateliês de trabalho para artistas de diversas áreas culturais.

Em síntese:

Com este projeto, de uma notável qualidade arquitetónica - um edifício de luz - e desenvolvido internamente na Autarquia, pretende-se dinamizar Atividades diversificadas ligadas à cultura (artes plásticas, música, teatro, etc.), da produção à exposição, num ambiente informal e interativo com o público e inserido num espaço arquitetonicamente versátil e em articulação funcional privilegiada e dinâmica com o Espaço Verde Público. As valências dispõem-se da seguinte forma:

Piso 0

Ao nível deste piso existem duas entradas que podem ser usadas em simultâneo quando haja eventos que o justifiquem. A área maior de exposições também comporta pequenos eventos, concertos de música ou mesmo pequenas encenações teatrais para grupos amadores. A zona de entrada e também foyer da Sala polivalente oferece uma área generosa e suficientemente ampla para colocar alguns trabalhos realizados no Centro de forma informal.

Piso 1

Neste piso, encontramos uma área de exposição com 112 m2.

Piso 2

Vocacionado também para o lazer, dispõe de uma cafetaria e esplanada enquadrada com o Jardim da Música e a Praça, protegida por telas de ensobramento fixas à estrutura do edifico, sendo um ponto de paragem e contemplação do espaço público, ponto de encontro ou simplesmente de descanso, inserido num espaço privilegiado, numa área requalificada da Cidade que irá trazer aos seus munícipes novas Atividades e espaços bucólicos. É também neste piso que podemos encontrar a maior área de exposição com 220 m2.

Regulamento do Centro de Exposições de Odivelas

Siga o Centro de Exposições de Odivelas no Facebook

Contactos e Horários: Centro de Exposições de Odivelas

Está em... Entrada Serviços e Equipamentos Municipais Centro de Exposições de Odivelas