-
Início
-
Áreas de Intervenção
-
Cultura
-
Biblioteca Municipal D. Dinis
- Constante Diálogo com a Cor | Exposição
Constante Diálogo com a Cor | Exposição

de Luís Bird Esteves
A seleção das obras apresentadas compreende os diferentes períodos e revelam a constante procura estética, o diálogo com as rimas plásticas e a expressão pessoal. Com o recurso à linguagem pictural, nas obras de cariz gestual da série “sonoridade” 2017 e nas de cores saturadas e de contrastes “fortes”, o artista explorou o universo intimista na descoberta de uma imagética pessoal, povoada de ambientes tranquilos e silenciosos, onde as metamorfoses e os sonhos estão presentes.
Citando Wassil Kandinsky, Do Espiritual na Arte. (…) A «Beleza interior» resulta de uma necessidade interior imperativa, de uma renúncia às formas convencionais de Belo (…) Por compreender que poderá ser um elemento perturbador, o artista assina no verso das obras.
LUÍS BIRD ESTEVES
Nasceu em 1958 e reside em Alverca do Ribatejo. Relacionou-se com os Artistas do concelho onde reside e frequentou vários ateliers livres e workshops. Entre 1998 e 2006, frequentou o Curso de Formação Artística SNBA – Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa; em 2004 participou no jornal a Ponte “a outra face” H. S. Francisco Xavier; em 2012 participou no evento “Os Artistas vão à Escola”, parceria com o Centro de Documentação, C. M. de Lisboa e os professores da EB1/JL Santo António; em 2014 iniciou a apresentação do projeto artístico como Luís BIRD Esteves, nome próprio e apelido. BIRD, personificação de pássaro e como na arte procura liberdade, o caráter intuitivo e mental, e os pensamentos autónomos; de 2018 a 2019 lecionou Desenho, parceria com Divisão de Cultura no CCB-S e Pintura, parceria com a Divisão de Habitação e Intervenção Social de V F Xira; em 2019 foi selecionado no concurso internacional de Pintura e Escultura do Boeira Garden Hotel. Foi selecionado no concurso de Artes Plásticas a nível nacional para a exposição da XXI Bienal de Artes Plásticas da Festa do “Avante” e para o Prémio de Artes Bruxa D´Arruda. Participou desde 1996 em mais de 50 exposições individuais e coletivas.
Contacto: Centro Cultural Malaposta
das 14h30 às 18h00 - ter. a sáb.
Entrada livre | M/3
O uso de máscara é obrigatório.
Eventos relacionados
-
/areas-de-intervencao/cultura/biblioteca-municipal-d-dinis/evento/no-tempo-em-que-os-instrumentos-falavam-teatro-musica-para-a-infancia-8427 e 28 Março
No Tempo Em Que Os Instrumentos Falavam | Teatro-Música para a Infância
-
/areas-de-intervencao/cultura/biblioteca-municipal-d-dinis/evento/escuridao-bonita-teatro-para-a-infancia01 Março
Escuridão Bonita | Teatro para a Infância
-
/areas-de-intervencao/cultura/biblioteca-municipal-d-dinis/evento/personagens-feitas-de-linhas-e-manchas24 a 28 Junho
Personagens Feitas de Linhas e Manchas