-
Início
-
Áreas de Intervenção
-
Cultura
-
Biblioteca Municipal D. Dinis
- POUR BIEN DORMIR / Marionetas
POUR BIEN DORMIR / Marionetas

FESTIVAL INTERNACIONAL DE MARIONETAS E FORMAS ANIMADAS | A Tarumba
Mecanika
Quando a luz se apaga à noite, no quarto das crianças, tal como um sonho, as coisas e as personagens que povoam o nosso imaginário ganham vida. O mundo da noite está cheio de sombras, de coisas que não conseguimos ver bem, de aventuras, de personagens fantásticas e um pouco inquietantes.
Para enfrentar os medos da noite, “Pour Bien Dormir”, ou “Para Bem Dormir”, oferece-nos uma viagem divertida e poética, em que nos mostra monstros curiosos, criaturas incríveis, seres estranhos, misteriosos e cativantes.
“Pour Bien Dormir” é o encontro entre dois criadores de imagens, um marionetista e um ilustrador, Paulo Duarte e Tjalling Houkema, que nos conduz num imaginário cheio de sombras, imagens e de sons, entre o sonho e a realidade, entre o sono e a vigília.
É concebido como uma narrativa visual, um mergulho na poesia da ligação com estes seres fantasiosos, encantadores e cruéis, tão íntimos dos nossos medos, tentações e desejos.
“Pour Bien Dormir” cruza a marioneta e técnicas ancestrais, como o teatro de sombras, com pequenos apontamentos tecnológicos, característica habitual no trabalho da companhia MECANIkA, na exploração de diferentes linguagens artísticas.
“Pour bien dormir", de Paulo Duarte, é um convite para nomear os monstros invisíveis e desafiá-los para brincar (…). Numa viagem pelo mundo das sombras, a ilusão e o animismo são os veículos da narrativa poética; no jogo de mutação das formas, escalas e contrastes, as personagens inquietantes incitam a curiosidade, o frenesim do susto e do riso. Na passagem do assombrado ao encantado, a paisagem sonora criada pela música de Morgan Daguenet acolhe-nos num espaço onírico de mistério e evasão. Nesse espaço entre o sonho e a realidade, é possível dançar com os medos para os poder sossegar, encarar o que ganha vida quando as luzes se apagam, espreitar o inquietante. Pour bien dormir desafia-nos a brincar às sombras e a pregar sustos para descobrir o que se ilumina a seguir.” – Catarina Firmo, Sinais em Linha
Conceção PAULO DUARTE E TJALLING HOUKEMA
Interpretação PAULO DUARTE
Universo Sonoro e Programação de Som MORGAN DAGUENET
Desenho e Programação de Luz FABIEN BOSSARD
Olhar Exterior IGOR GANDRA
Fotografias PEDRO SARDINHA E ERIS MASSUA
Coprodução MIMA – ASSOCIATION FILENTROPE, ASSOCIATION BOUILLON CUBE, THÉÂTRE LE PÉRISCOPE, ASSOCIATION MARIONNETTISSIMO, COM O APOIO DA RÉGION OCCITANIE NO ÂMBITO DE “RÉSIDENCES ASSOCIATIONS”
Parceiros MIMA, MIREPOIX; MARIONNETTISSIMO, TOURNEFEUILLE; THÉÂTRE DU PÉRISCOPE, NÎMES; BOUILLON CUBE, CAUSSE DE LA SELLE; USINOTOPIE, VILLEMUR-SUR-TARN; ESPACE PÉRIPHÉRIQUE, PARIS; AU BOUT DU PLONGEOIR, THORIGNÉ-FOUILLARD – RENNES; JARDIN PARALLÈLE, REIMS; THÉÂTRE DES QUATRE SAISONS, GRADIGNAN; TEATRO DE FERRO, PORTO; FIMP, PORTO; MOMIX, KINGERSHEIM
Apoios DRAC OCCITANIE, RÉGION OCCITANIE; PYRÉNÉES MÉDITERRANÉE, LA RÉGION OCCITANIE; PYRÉNÉES MÉDITÉRRANÉE, SPEDIDAM; COLLECTIF EN JEUX; MONTPELLIER MÉDITERRANÉE METROPOLE
Contacto: Centro Cultural Malaposta
das 16h00 às 16h30 - Sáb.
das 11h00 às 11h30 - Dom.
8€ [adultos] - 6€ [crianças]| [descontos aplicáveis] | 30 minutos | M/3
Bilhetes disponíveis em: Bol
Protocolo: portadores de Cartão Sénior, Cartão Jovem Cidadão ou ODKids*, do Município de Odivelas
*É obrigatória a apresentação do cartão, no dia do evento
Mais informações através do email ccmalaposta@gmail.com
Eventos relacionados
-
/areas-de-intervencao/cultura/biblioteca-municipal-d-dinis/evento/diario-de-uma-quarentena-de-risco-exposicao17 Fevereiro a 06 Abril
DIÁRIO DE UMA QUARENTENA DE RISCO / Exposição
-
/areas-de-intervencao/cultura/biblioteca-municipal-d-dinis/evento/guaranty-for-sanity-exposicao01 Junho a 10 Julho
GUARANTY FOR SANITY / Exposição
-
/areas-de-intervencao/cultura/biblioteca-municipal-d-dinis/evento/oficina-de-perguntas-925 Fevereiro
OFICINA DE PERGUNTAS