-
Início
-
Áreas de Intervenção
-
Cultura
-
Biblioteca Municipal D. Dinis
- Tocá Rufar | Música
Tocá Rufar | Música


no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Música
O Tocá Rufar é um projeto modelo de formação artística e cultural para a afirmação e promoção da percussão tradicional portuguesa e do instrumento bombo, que se distingue ao colocar a cultura portuguesa, o conhecimento e a arte em posição privilegiada como fonte de valor, de desenvolvimento e de contemporaneidade; e por torná-los acessíveis a todos os indivíduos.
Tem como missão promover o instrumento bombo a ícone da identidade e cultura portuguesas atuais e desenvolver a sua prática, no âmbito de orquestras de percussão tradicional portuguesa contemporâneas, enquanto realização exemplar e instrutiva de uma organização assente no paradigma informacional.
Pretende, através da prática artística de excelência, criando e inovando no seio de uma tradição cultural, construir e exportar a imagem de um Portugal moderno, ágil, ativo, criativo e inovador e, ainda, possuidor de uma sólida identidade cultural; bem como um modelo organizacional proeminente, suscetível de ser aplicado no âmbito de outras entidades nacionais e estrangeiras.
O Tocá Rufar inscreve-se nos modelos de intervenção sociocultural tendentes ao desenvolvimento da sociedade civil, nomeadamente das suas componentes mais frágeis e mais carentes de atenção.
“Os nossos tocadores, quando integram a Orquestra Tocá Rufar assumem a responsabilidade de representar a cultura e identidade de um país – este projeto, pela visibilidade que tem, acarreta esse peso; por isso são-lhes exigidas muitas horas de trabalho árduo, regras de educação e de conduta exemplares e uma apresentação e postura rigorosas. Eles são artistas e, sobretudo, seres humanos exigentes e de valor e saberão tomar as necessárias iniciativas e responsabilidades, hoje e no futuro, e tudo fazer pela sua terra.” (Rui Júnior, Fundador e Diretor do Tocá Rufar)
Sob o lema: entrega-te, revela-te, supera-te, o Tocá Rufar provê os seus alunos de uma nova e melhor perspetiva de si próprios e exige-lhes a busca de um equilíbrio justo entre o respeito de uma vontade e ordem comuns e a afirmação de uma identidade individual no seio da comunidade. Fazendo ação social através da arte, concede-lhes o abrigo das raízes culturais enquanto lhes alarga os horizontes e lhes coloca um futuro prometedor ao alcance, proporcionando a liberdade de definirem o seu próprio limite.
Contacto: Centro Cultural Malaposta
das 21h00 às 21h45
Entrada Livre | 45 Minutos | M/3
Eventos relacionados
-
/areas-de-intervencao/cultura/biblioteca-municipal-d-dinis/evento/fantasias-d-el-rey-kimbum-danca-tradicional04 Fevereiro
FANTASIAS D’EL REY - KIMBUM / Dança tradicional
-
/areas-de-intervencao/cultura/biblioteca-municipal-d-dinis/evento/jazz-no-centro-interpretativo-das-aguas-de-canecas04 Junho
JAZZ NO CENTRO INTERPRETATIVO DAS ÁGUAS DE CANEÇAS
-
/areas-de-intervencao/cultura/biblioteca-municipal-d-dinis/evento/the-jeggas-musica-1601 Julho
THE JEGGAS / Música