-
Início
-
Áreas de Intervenção
-
Cultura
-
Centro de Exposições de Odivelas
- ANDRÉ CARVALHO / Música
ANDRÉ CARVALHO / Música

JAZZ . MÚSICA IMPROVISADA | Lost in Translation
O disco de estreia do trio formado pelo José Soares (saxofone) e André Matos (guitarra) foi editado pela editora americana Outside in Music e conta com o apoio da Antena2, Fundação GDA, Companhia de Actores e Teatro Municipal Amélia Rey Colaço. Com uma instrumentação tão distinta, o grupo explora as composições de Carvalho com uma abordagem aberta, usando texturas, sons e dinâmicas como veículo para exprimir auditivamente cada uma das palavras intraduzíveis escolhidas.
“A Humanidade caminha numa direção em que o mundo está cada vez mais interligado. Em menos de 50 anos, desenvolvemos novas formas de comunicação, não só mais rápidas e acessíveis, como também capazes de transmitir mais facilmente o que queremos dizer. Aparentemente, o espaço para o desentendimento deveria ser menor. No entanto, continuamos a ter momentos em que não conseguimos expressar exatamente o que pensamos ou sentimos, faltando-nos palavras que sirvam este propósito. Estas seriam extremamente úteis para tornar o discurso mais claro.
Se é um facto que há, e provavelmente sempre haverá, uma lacuna entre significado e interpretação, emoção e intenção, também é verdade que ao expandirmos o nosso léxico, aumentamos automaticamente a nossa capacidade de expressão. Não havendo, no entanto, a dita palavra na nossa língua, não significa que não exista numa outra.
Foi desta forma que as palavras ditas intraduzíveis entraram no meu mundo, levando-me a escrever um novo ciclo de composições que intitulei “Lost in Translation”. Palavras que só existem em determinada língua e que, para expressarmos o seu significado noutra língua precisamos de várias outras palavras. Estas palavras podem ser a solução para algo em que já pensámos, mas nunca soubemos como o expressar. Ou, podem, por outro lado, significar coisas em que nunca pensámos, abrindo assim a visão para outras perspetivas e cultivar a imaginação.
Wittgenstein disse “os limites da minha língua significam os limites do meu mundo”. Acredito realmente nisto e é por isso que, acredito que ao aprendermos novas palavras, a nossa consciência se torna mais sensível aos outros, nos tornamos mais empáticos e o nosso mundo se torna mais rico.”
Contrabaixo ANDRÉ CARVALHO
Guitarra GONÇALO NETO
Saxofone JOSÉ SOARES
© Fotografia JOSÉ SARMENTO MATOS
Contacto: Centro Cultural Malaposta
das 21h00 às 22h15 - Sáb.
12€ | [descontos aplicáveis] | 75 minutos | M/6
Bilhetes disponíveis em: Bol
Protocolo: portadores de Cartão Sénior, Cartão Jovem Cidadão ou ODKids*, do Município de Odivelas
*É obrigatória a apresentação do cartão, no dia do evento
Mais informações através do email ccmalaposta@gmail.com
Eventos relacionados
-
/areas-de-intervencao/cultura/centro-de-exposicoes-de-odivelas/evento/solo-performance09 a 11 Março
SOLO / Performance
-
/areas-de-intervencao/cultura/centro-de-exposicoes-de-odivelas/evento/oficina-de-perguntas-803 Junho
OFICINA DE PERGUNTAS
-
/areas-de-intervencao/cultura/centro-de-exposicoes-de-odivelas/evento/car12-a-grande-viagem-musica-teatro22 e 23 Outubro
CAR12 - A GRANDE VIAGEM / Música+Teatro