-
Início
-
Áreas de Intervenção
-
Cultura
-
Centro de Exposições de Odivelas
- Mundo Cão | Música
Mundo Cão | Música

“Desligado” - Tour 2019
No seu livro de 1963 chamado “Cat’s Cradle”, o escritor Kurt Vonnegut aborda o tema da livre vontade e da relação do homem com a tecnologia. Fá-lo com a mestria literária que lhe é própria, criando, num país imaginário chamado San Lorenzo, liderado por um brutal ditador de nome “Papa” Montazo, uma religião designada como bakononismo: uma religião baseada no gozo da vida através da criação de pequenas mentiras, designadas “foma”. Os grupos de pessoas que estão verdadeiramente ligadas entre si e ao mundo, ainda que tais ligações não sejam óbvias e formalizadas (podem ser até cósmicas), formam um “karass”, sendo que um “grandfallon” é o seu contrário: é um falso “karass”, ou seja, grupos de pessoas que imaginam que estão ligadas umas às outras, mas que, na verdade, não estão.
Nesta visão ficcional de Vonnegut, a verdadeira ligação das pessoas ao mundo não passa pela forma da ligação, mas pela essência da não-ligação. Impossível não pensarmos nos dias de hoje e no que significa “estar ligado”. Hoje, estar ligado passou a ser um processo tecnológico de mera forma e não, como deveria, um fenómeno humano de substância: hoje ligamo-nos a uma rede social e abstraímos da essência da ligação. Substituímos as emoções, os contactos e os olhares por “likes”, visualizações e “emojis”. Por isso é que para nos ligarmos humanamente aos outros e ao mundo, temos que estar, verdadeiramente, desligados tecnologicamente. Estar desligado, neste sentido, é um processo existencial de verdade. É este o sentido que o termo “desligado” toma no novo trabalho de Mundo Cão. Só estamos verdadeiramente ligados - só somos um karass - se estivermos tecnologicamente desligados.
Após um período de interregno a banda regressa em 2018, com o disco “Desligado”, “um disco maduro, de sombras e luz, envolto em ambientes densos e que vive da dualidade entre matizes introspetivas e outras mais expansivas e até coloridas. É um regresso ao formato da melodia da canção rock, explorando ambiências mais eletrónicas. Uma obra que ganha sentido se for ouvida de princípio a fim, música atrás de música, recusando o padrão da escuta breve e simplista que é típica dos dias de hoje. Conta com letras de Adolfo Luxúria Canibal, Valter Hugo Mãe e Carlos Conceição.
A provar que o rock continua mais vivo do que nunca, os Mundo Cão voltam às lides musicais com um novo espetáculo, onde integram alguns dos seus clássicos como “Ordena que te ame”, “Morfina”, “Anos de Bailado e Natação” “Caixão da Razão”, assim como alguns temas do novo disco, criando um concerto com uma atmosfera única no rock nacional.
Bateria MIGUEL PEDRO
Voz PEDRO LAGINHA
Guitarra elétrica VASCO VAZ
Baixo CANOCHE
Teclados FRED
Som NUNO COUTO
Iluminação VÍTOR AZEVEDO
Road Manager MÁRIO CASTRO
Roadie TOGA
Booking RADAR DOS SONS
Management PAULO PATO
Foto JORGE BUCO
Contacto: Centro Cultural Malaposta
das 22h00 às 23h15
10€ | Descontos Aplicáveis | 75 Minutos | M/6
Reservas On-line: Malaposta - reservas
Bilhetes disponíveis em: Bol
Eventos relacionados
-
/areas-de-intervencao/cultura/centro-de-exposicoes-de-odivelas/evento/andre-carvalho-musica14 Maio
ANDRÉ CARVALHO / Música
-
/areas-de-intervencao/cultura/centro-de-exposicoes-de-odivelas/evento/solidariedade-jovem21 e 22 Maio
SOLIDARIEDADE JOVEM
-
/areas-de-intervencao/cultura/centro-de-exposicoes-de-odivelas/evento/concerto-de-ano-novo-202314 Janeiro
CONCERTO DE ANO NOVO 2023