As autarquias locais são pessoas coletivas dotadas de órgãos representativos que visam a prossecução dos interesses próprios, comuns e específicos das respetivas populações. Neste âmbito, o desporto tem vindo a assumir uma posição de destaque, na medida em que constitui um sinal de qualidade de vida e bem-estar das populações. Tal fato, expressa-se na promoção de projetos e Atividades, na reserva de espaços para a prática desportiva e no apoio logístico e financeiro às organizações desportivas locais.
Por isso, a atualização da Carta Desportiva do Município ao garantir o levantamento e análise da situação desportiva no Concelho relativamente ao associativismo, aos equipamentos desportivos existentes, bem como da procura desportiva entre a população, constitui uma informação relevante com vista à melhoria dos processos de trabalho no âmbito do serviço de desporto a prestar pelo município à comunidade e um importante instrumento estratégico de planeamento.
Trata-se de uma mudança de atitude, de promover uma maior eficiência e qualidade dos serviços e de aumentar a capacidade de analisar de forma crítica os problemas desportivos locais, na procura de soluções adequadas.
Ora o conhecimento da realidade permite fundamentar as decisões e as opções municipais de investimento no Desporto, com base em indicadores concretos e cujo impacto deve refletir-se no desenvolvimento pessoal dos munícipes e do desporto no plano local. É, neste contexto, que deve ser entendida a Carta Desportiva, particularmente nos seguintes domínios: Associativismo Desportivo, Equipamentos Desportivos e Procura Desportiva.