área partilhada
área partilhada
“A TERRA TREME”
área de conteúdos (não partilhada)
área partilhada
Exercício público nacional de sensibilização para o risco sísmico decorreu a 5 de novembro.
A 5 de novembro, a Câmara Municipal de Odivelas aderiu ao exercício público nacional de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme”, promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Foi na Escola Básica Manuel Coco, em Odivelas, que os alunos colocaram em prática os três gestos de autoproteção: BAIXAR – PROTEGER – AGUARDAR, que podem fazer a diferença perante um sismo. Ao “sinal de alarme” o estabelecimento escolar foi evacuado, envolvendo um total de 480 alunos e funcionários.
Na ocasião, o Vereador da Proteção Civil Municipal, João António, distribuiu a cada turma um kit de emergência – bolsa de primeiros socorros, lanterna, apito, garrafa de alumínio e um mini rádio – que fará parte das ações de evacuação que o Serviço Municipal de Proteção Civil irá desenvolver ao longo deste ano letivo.
Este kit será entregue a todas as turmas de Jardim de Infância e do 1º Ciclo da rede pública do concelho, como forma de proteção, mas também com o objetivo de promover as aprendizagens em situações de risco.
Marcaram ainda presença nesta iniciativa o representante do Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa, Joaquim Santos, o Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas, Nuno Gaudêncio, e os Vogais das Juntas das Uniões de Freguesia de Ramada/Caneças e de Pontinha/Famões, Bruno Duarte e João Tomás, respetivamente, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Odivelas, Nelson Viana, a Comandante da Esquadra da PSP de Odivelas, Cristina Oliveira, bem como o Diretor do Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja, Paulo Bernardo, e a Coordenadora da escola, Alexandra Jorge.