-
Início
-
Áreas de Intervenção
-
Educação
- Projetos e Serviços Socioeducativos
Projetos e Serviços Socioeducativos
-
Ações de Formação/Sensibilização; Cursos; Conferências; Workshops e Exposições
Formar e sensibilizar é um processo fundamental para a mudança de atitudes e consequentemente comportamentos e de forma a tentar passar a mensagem de que a Igualdade de Género é a igual visibilidade e participação de ambos os sexos em todas as esferas da vida pública e privada, capacitando os diversos públicos-alvo na promoção da Igualdade de Género e de oportunidades, com vista a encorajar e fomentar a mudança de comportamentos.
Público-alvo: População que reside/trabalha e estuda no Concelho de Odivelas, e comunidade escolar.
-
Programa de Apoio ao Movimento Associativo de Pais e Encarregados de Educação da Rede Pública do Concelho de Odivelas
Considerando a participação e envolvimento dos pais e encarregados de educação nas escolas como essenciais para o desenvolvimento do seu projeto educativo e qualidade da oferta educativa, a Câmara Municipal de Odivelas (CMO), promove o Programa de Apoio ao Movimento Associativo de Pais e Encarregados de Educação da Rede Pública do Concelho de Odivelas (PAMAPEECO).
Este programa é anual e decorre ao longo do ano civil, abrangendo os dois semestres letivos.O programa operacionaliza-se através das medidas de apoio financeiro, logístico, transporte e técnico, respeitando as Normas de candidatura e mediante preenchimento dos formulários concebidos para as diferentes medidas de apoio.
Público-Alvo: Associações de Pais e Encarregados de Educação (APEE) dos estabelecimentos de educação pré-escolar e do ensino básico, secundário e profissional da rede pública, legalmente constituídas e sedeadas no Município de Odivelas e a Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de Odivelas (FAPODIVEL).
NORMAS PAMAPEECO - 2019 | FORMULÁRIOS PAMAPEECO
-
Programa de Desporto na Escola
A Câmara Municipal de Odivelas aposta num desporto integrador, variado e abrangente de diferentes práticas e modalidades desportivas, contribuindo para uma formação multilateral de crianças e jovens. O modelo utilizado será o desportivo orientado à participação de todos, sendo um modelo que vai ao encontro do que está consignado na Carta Europeia do Desporto. Esta conceção de desporto visa a promoção da saúde, condição física e bem-estar e assume que todos os alunos têm acesso à prática de atividades físicas e desportivas.
Público – Alvo: Alunos de jardim-de-infância e 1º ciclo das escolas da rede pública do concelho de Odivelas.
Atividades desenvolvidas: Ténis, Basquetebol, Voleibol, Corridinha da Primavera, Salto em comprimento, Salto à Corda, Corfebol, Ginástica, Boccia, Sarau Gímnico e Primeira Gincana, Cricket.
-
Programa "Do Urbano ao Rural"
O Programa do Urbano ao Rural, consiste num serviço gratuito de visitas de estudo, à exploração agro-pecuária da Escola Profissional Agrícola D. Dinis na Paiã.
Através deste programa, é possível proporcionar aos alunos dos Jardins de Infância e de todos os níveis de Ensino Básico, um dia diferente em contacto com o mundo rural, sensibilizando-os para a valorização e preservação da natureza e do meio ambiente, uma vez que, estas crianças e jovens são na maioria das vezes pertencentes a famílias citadinas e, que por isso, têm cada vez menos contacto com esta realidade.
- Objetivos:
Proporcionar o contacto direto com uma realidade rural;
Facilitar a aquisição de conhecimentos necessários à compreensão das relações do Homem com o seu meio;
Desenvolver nos alunos o interesse pela natureza e preservação do meio ambiente;
- Destinatários:
Alunos de Jardins-de-infância e Escolas Básicas de 1º, 2º e 3º ciclos.
As visitas destinadas aos alunos do 2º e 3º ciclos serão dinamizadas pelo professor da turma visitante.
- Transporte:
Para os estabelecimentos educativos da rede pública do Concelho de Odivelas, o transporte é assegurado pelo Município.
Para os outros estabelecimentos educativos, o transporte será da responsabilidade dos próprios.
- Marcações:
Os contactos são:
Tel. 962252514 | 219320380
E-mail: helena.s.costa@cm-odivelas.ptFICHA DE INSCRIÇÃO | NORMAS DE FUNCIONAMENTO
- Calendário:
Escolas da Rede Pública do Concelho de Odivelas e Outros Estabelecimentos Educativos.
Horário de funcionamento: das 9h15 às 12h00 e das 14h15 às 17h00 - segunda a sexta-feira
- Período de visitas:
De 15 de Outubro de 2018 até 18 de Junho de 2019, exceto interrupções letivas.
- Atividades:
As visitas de estudo baseiam-se na observação de animais (nas suas instalações ou nos prados). São, ainda, dinamizados diversos ateliers e atividades nas oficinas tecnológicas. É possível aos professores optarem pelo tipo de visita que pretendem, de acordo com os seus projetos escolares.
-
Programa Hipoterapia de Odivelas
Projeto inovador de Equitação Terapêutica/ Hipoterapia, que constitui um recurso terapêutico para alunos com Necessidades Educativas Específicas (NEE), em funcionamento desde o ano 2009, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Odivelas, Escola Profissional Agrícola D. Dinis, a Rodoviária de Lisboa e Ministério de Educação.
Público – Alvo: Alunos com NEE que frequentam as Unidades de Ensino Estruturado de Autismo e de Apoio à Multideficiência das escolas da rede pública, do Concelho de Odivelas.
Atividades desenvolvidas:
- Sessões semanais compostas por atividades lúdicos e didáticas, exercícios psico-motores, passeios a cavalo ao ar livre, enquadrados pelos conteúdos programáticos lecionados em contexto de escola;
- Participação regular em provas de Equitação Terapêutica e Adaptada (Feira do Cavalo – Ponte de Lima, Special Olympics Portugal, etc.);
- Organização do Encontro Anual Regional de Equitação Terapêutica, no Centro Hípico da Paiã no final de cada ano letivo, para demonstração das atividades desenvolvidas.
-
Projeto Arco Iris
Conscientes da importância dos valores que “não se ensinam”, mas que se vivenciam e que se aprendem na ação conjunta e nas relações com os outros, a Câmara Municipal de Odivelas (CMO), em parceria com os estabelecimentos de ensino pré-escolar da rede pública, desenvolve o Projeto Arco-íris - Promoção de Competências Pessoais e Sociais no Ensino Pré-Escolar.
Pretende desenvolver nas crianças um conjunto vasto e diversificado de comportamentos, de modo que, possam dispor de um maior leque de respostas, que se mostrem adequadas a cada situação do seu dia-a-dia. Aborda, em contexto de sala de aula, temáticas como o Autocontrolo, Emoções/ Sentimentos, Autoestima e Competências Sociais. É um projeto facilitador na gestão da sala de atividades, na compreensão e na intervenção em diversas problemáticas que as crianças demonstram no quotidiano.
Público – Alvo: Crianças que frequentam o ensino pré – escolar da rede pública do concelho de Odivelas.
Atividades desenvolvidas:
- Histórias com Cor – conto de uma história em contexto de sala de aula;
- Jogo da Cidade Arco – Iris – jogo em tamanho real, no qual os peões são as próprias crianças;
- Ida ao Teatro– dramatização de uma peça de teatro sobre A Cidade Arco – Iris.
-
Projeto Sei SER FAMÍLIA
O Projeto Sei Ser Família (Ser Família) é um projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Odivelas e destina-se a dar apoio a famílias com crianças que frequentem o jardim-de-infância e escolas do 1º ciclo do ensino básico, da rede de escolas públicas do Concelho de Odivelas.
Tem como missão promover o desenvolvimento integral das crianças do Concelho de Odivelas, através da intervenção nas famílias, com base no modelo da Parentalidade Positiva, como forma de prevenir situações de risco e de crise familiar, nas suas diversas dimensões.
Os principais objetivos deste projeto consistem na promoção de competências parentais nas famílias; na melhoria da relação família-escola-família; no reforço do papel da família como promotora do sucesso e do bem-estar da criança; na divulgação do modelo de Parentalidade Positiva; e na promoção do Sucesso Educativo e bem-estar escolar, de uma forma geral.
A equipa do Ser Família é constituída por técnicos das áreas da Psicologia, Serviços Social e Educação Social, sendo as principais metodologias utilizadas os Programas de Promoção de Competências Parentais, o Aconselhamento Parental e as Ações de Sensibilização, estas últimas destinadas às famílias, alunos e agentes educativos
Objetivos:
- Promover as competências parentais necessárias ao desenvolvimento saudável e integral das crianças;
- Sensibilizar as famílias para a importância do seu papel, enquanto principais cuidadoras, na promoção do sucesso educativo e bem-estar da criança;
- Disseminar o modelo da Parentalidade Positiva;
- Melhorar a relação família – escola – família.
Destinatários: Famílias com crianças a frequentar Jardins de Infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico, da rede de escolas públicas do Concelho de Odivelas (3 aos 10 anos).
Metodologias:
- Aconselhamento Parental;
- Iniciativas de abrangência municipal (ex. conferências, workshops, entre outras).
- Ações de Sensibilização destinadas aos diversos elementos da Comunidade Escolar (alunos de todos os ciclos e secundário, docentes, assistentes operacionais e encarregados de educação/famílias);
Contextos de Intervenção: Instalações Municipais; Rede de Parceiros; Agrupamentos/Escolas; Outras Entidades.
CARTAZ | E-books: "Para além do insucesso... abrir janelas para voar"
Contactos: Projeto Sei SER FAMÍLIA
Rua Laura Alves, n.5, 2675-608 Odivelas
Telefone: 219 320 369
E-mail: serfamilia@cm-odivelas.pt -
Projeto Ser Seguro
Profundamente enraizado e consolidado no Concelho de Odivelas, o Projeto SerSeguro e as suas metodologias vão de encontro ao seu objetivo central: a formação de cidadãos conscientes e responsáveis na mobilidade rodoviária, para que a redução da sinistralidade infantil seja uma realidade.O Projeto incide em três grandes áreas: formação do aluno, sensibilização da comunidade educativa e implementação de uma ação concertada local entre as entidades.
Público – Alvo: Alunos do ensino pré –escolar e 1º ciclo das escolas públicas do concelho de Odivelas.
Ações desenvolvidas:
- 1º Ciclo: O Plano de Ação do SerSeguro para este nível de ensino consiste na formação do aluno ao longo do ano letivo, nas várias vertentes da temática da Segurança e Prevenção Rodoviárias, nomeadamente sessão teórica em contexto de sala de aula, sessão em pista realizada na Escola Fixa de Trânsito de Odivelas, o treino de competências em ambiente rodoviário e a formação prática do aluno enquanto passageiro de transporte público.
- Pré-Escolar: Para iniciar a consciencialização rodoviária o mais cedo possível, o Projeto alargou o seu âmbito ao pré – escolar com a atividade O Fantástico Mundo do Ser Seguro, que consiste na dramatização de uma peça de teatro sobre as regras da segurança rodoviária.