área partilhada
área partilhada
‘Vamos às Maias’ no Jardim da Música
área de conteúdos (não partilhada)
área partilhada
Evento de dança etnográfica intercalada com quadros de teatro ocorreu a 19 de junho, retratando episódios da cultura saloia.
O Jardim da Música, em Odivelas, foi, no dia 19 de junho, o palco escolhido para a realização da iniciativa ‘Vamos às Maias’, um evento de carácter etnográfico e de interação, com música, dança e teatro, que retratou episódios da cultura saloia.
A Associação Cultural do Rancho Folclórico "Os Aguadeiros de Odivelas", a Associação dos Amigos de Caneças e a Esquerda Alta - Associação Cultural aceitaram o desafio lançado pela autarquia para a concretização deste programa cultural.
O Presidente da Câmara Municipal, Hugo Martins, marcou presença neste espetáculo, referindo que “este é um trabalho coletivo que envolve as entidades oficiais, a autarquia, a junta de freguesia e o movimento associativo tradicional do concelho. Somos cada vez mais um concelho moderno, progressista e desenvolvido, mas olhamos, também, com orgulho para as nossas origens, tradições, costumes e antepassados”.
O nome ‘Vamos às Maias’ está associado a celebrações muito antigas, quer em rituais pagãos, na mitologia romana, quer mais tarde no cristianismo. Era efusivamente celebrado durante a primavera, mantendo-se ainda hoje em alguns locais.
Recorrendo à tradição popular, ‘pôr as maias’ significa colocar flores na porta de entrada de casa. Algumas pessoas decoram, também, as suas janelas e ornamentam os caminhos rurais, bem como os carros e máquinas agrícolas.
No evento marcaram presença, ainda, o Vereador da Cultura da autarquia, Edgar Valles, o Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas, Nuno Gaudêncio, e a representante do Presidente da Assembleia Municipal de Odivelas, Tânia Beleza.