-
Início
-
Áreas de Intervenção
-
Saúde
- Planos / Programas / Projetos / Redes
Planos / Programas / Projetos / Redes
-
Educação Postural
Sensibilizar crianças, jovens e adultos para a importância de hábitos posturais corretos no quotidiano, que podem contribuir significativamente, para uma melhor saúde do corpo.
• Sessões de Esclarecimento
• Conferências
• Exposições
• Teatro
• Workshops
• Campanhas de Sensibilização
• Musica
-
Plano Estratégico Concelhio de Prevenção das Toxicodependências
-
Plano Local de Saúde - Loures Odivelas 2013-2016 - Extensão a 2020
-
Plano Municipal para as Doenças Infeciosas
No âmbito do Plano Municipal para as Doenças Infecciosas (PMDI), foi constituído um Grupo de Trabalho, que integra as seguintes entidades:
- Câmara Municipal de Odivelas, através do Gabinete de Saúde;
- Agrupamento dos Centros de Saúde Loures – Odivelas (ACES Loures – Odivelas).
- Direção Geral da Saúde (DGS);
- Instituto Nacional de Saúde – Dr. Ricardo Jorge (INSA);Este grupo teve a missão de refletir acerca da relevância do aparecimento de novas doenças infecciosas, o aumento da incidência de doenças já conhecidas, e à preocupação crescente que estas assumem no quadro da saúde pública e do caso concreto do concelho de Odivelas.
Da reflexão conjunta entre cada uma das entidades parceiras do Grupo de Trabalho e de reputados especialistas nacionais acerca da temática das doenças infeciosas e do papel que pode caber à Câmara Municipal de Odivelas, concluiu-se:
1. É relevante existir uma atuação municipal, de cariz (in)formativo e preventivo, garantindo a pertinência e a credibilidade da mensagem a transmitir, quer seja destinada à população em geral ou a grupos específicos.
2. A atuação municipal em matéria de prevenção de doenças infecciosas deve privilegiar sobretudo três grandes grupos de doenças: doenças respiratórias, infeções sexualmente transmissíveis e doenças evitáveis pela vacinação.
• Ações de Formação/Sensibilização
o Conferência, Campanha de sensibilização para a vacinação, Campanha de prevenção da Gripe
• Elaboração de Materiais
o Cartazes, Folhetos
-
Prevenção das Doenças Cérebro-cardiovasculares
Promoção da Saúde Cardiovascular, através de ações de sensibilização, in/formação, rastreios, entre outras atividades com vista à promoção da saúde e prevenção da doença.
• Maio, Mês do CoraçãoMês onde se desenvolve um conjunto de iniciativas e/ou atividades com o objetivo de alertar a população para a problemática das doenças cardiovasculares, constituindo-se uma oportunidade para a realização de ações de in/formação e sensibilização ao nível da prevenção.
• Dia Mundial do Coração
A Fundação Portuguesa de Cardiologia, como membro da Federação Mundial do Coração, tem a incumbência de dinamizar as atividades do Dia Mundial do Coração, celebrado anualmente no dia 29 de setembro. Para o efeito, convida todos os anos os Municípios do país a mobilizar a população local para a participação em atividades físicas e desportivas, enquanto componente de uma vida saudável, sendo uma das atividades propostas a formação de um coração humano para registo documental e fotográfico, que serve para ilustrar a estratégia nacional de divulgação das atividades locais.
o Formação do Coração Humano
-
Programa de Alimentação Saudável em Odivelas
O Programa de Alimentação Saudável em Odivelas tem como principal missão proporcionar um conjunto de condições que favoreçam a existência de uma ação estruturada e articulada de promoção da alimentação saudável e da atividade física, em linha com as mais recentes orientações emanadas pelos principais organismos de referência, quer a nível nacional como internacional, como são os casos dos planos de ação criados pela Direção Geral da Saúde e Organização Mundial da Saúde. A implementação deste programa está orientada para o envolvimento e participação de diversos agentes que à sua medida tenham a possibilidade de contribuir para hábitos alimentares mais saudáveis da população que habita, estuda ou desenvolve a sua atividade profissional em Odivelas.
• Projetos
o Saber Comer é Saber Escolher
Sensibilização para a adoção de hábitos alimentares saudáveis e atividade física dirigido a crianças com idades entre os 3 e os 7 anos no pré-escolar e 1ºciclo. É desenvolvido numa dinâmica de ateliê, através de metodologias participativas. No âmbito deste projeto são disponibilizados materiais pedagógicos que mereceram a validação técnica da Direção-Geral da Saúde: Livro de Histórias e Caderno de Atividades
o Dieta Mediterrânica em Odivelas
O Projeto Dieta Mediterrânica em Odivelas visa incentivar tanto docentes como alunos/as do 2º e 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário a utilizarem a temática da Dieta Mediterrânica como ponto de partida para a promoção da alimentação saudável, permitindo uma diversidade de perspetivas, tais como caraterísticas culturais, sociais, históricas ou geográficas da referida dieta. Este projeto disponibiliza apoio técnico, logístico e cedência de materiais pedagógicos.
o E-Particip@
Projeto-piloto inovador na área da alimentação saudável e a atividade física, orientado para a reflexão, discussão de ideias e intervenção dos/as jovens do ensino secundário no desenvolvimento de ações mais eficazes, nos seguintes níveis: individual, grupo de pares, estabelecimento de ensino, envolvente à escola.
o Receita Saudável do Mês
Disponibilização de uma receita saudável mensal, saudável e de baixo custo destinada a incentivar práticas alimentares saudáveis quer por parte de funcionários/as municipais, quer para a generalidade da população que habita, estuda ou desenvolve a sua atividade profissional em Odivelas. Colaboração da Associação Portuguesa de Nutrição que garante a credibilidade técnica e cientifica de toda a informação.
o Alimente a Saúde Mental – Ver também Promoção da Saúde Mental
Projeto de articulação entre as áreas da promoção da alimentação saudável e da saúde mental, que envolveu a participação de duas entidades de saúde mental: Associação Comunitária de Saúde Mental de Odivelas (ACSMO) e Centro Comunitário de Saúde Mental em Odivelas (CCSMO), visando a promoção da alimentação saudável, através de metodologias ativas. Clique aqui para ver o Cartaz
o Vá Pelas Escadas - Ver também a Prevenção das Doenças Cérebro-Cardiovasculares
A promoção de um estilo de vida ativo integra a missão do Programa de Alimentação Saudável em Odivelas (PASO) e constitui um comportamento protetor da saúde cardiovascular. A Câmara Municipal de Odivelas incentiva a utilização das escadas nos edifícios com elevadores onde se encontram instalados os serviços municipais (onde estão patentes duas exposições), visando com essa prática regular, promover a saúde de todos/as através de um estilo de vida fisicamente ativo.
o Super Saudáveis - Ver também Programa Municipal de Prevenção das Doenças Oncológicas
O Projeto “Os Super Saudáveis” em Odivelas, resulta da colaboração entre a Liga Portuguesa contra o Cancro (promotora do projeto) e a Câmara Municipal de Odivelas (Gabinete de Saúde e Divisão de Educação) visando a promoção da alimentação saudável junto das crianças que frequentam os Jardins de Infância e o 1.º ciclo do Ensino Básico de Odivelas.
É desenvolvido em contexto escolar e consiste num jogo, em formato de 15 cartas colecionáveis, que remetem para os alimentos a promover o consumo. Durante 5 semanas [uma vez por semana] um almoço e um lanche, são acompanhados de um alimento pré-definido com um poder super saudável. – (Projeto mediante inscrição).
o Roda das Calorias
Resulta da articulação entre duas unidades orgânicas: Gabinete de Saúde e Divisão de Desenvolvimento Desportivo. A Roda das Calorias, construída em parceria com o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde, permite relacionar a quantidade de calorias presente em alguns alimentos, com a atividade física que é necessária realizar para as gastar. Inclui-se ainda algumas informações relativas a hábitos alimentares saudáveis enquadrados na Dieta Mediterrânica.
-
Programa de Saúde Sénior “Saber Envelhecer para Melhor Viver”
Promover o envelhecimento ativo constitui um desafio para todos nós, uma vez que a responsabilidade não é só individual, mas também coletiva, e ao nível local assume especial relevo o desenvolvimento de estratégias que incluam a dinamização de parcerias entre os vários atores locais, promovendo, dessa forma, a mobilização e a coresponsabilização social na obtenção de ganhos em saúde para a população idosa.
Assim, este programa promove a educação para a saúde sénior através de ações de sensibilização, in/formação.
As referidas ações são dirigidas à população sénior do concelho de Odivelas, bem como, aos profissionais que com eles trabalham.
• Ações de Informação/Sensibilização
• Projeto “Artes da Saúde”
O Projeto “Artes da Saúde”, integrado no Programa Saúde Sénior “Saber Envelhecer para Melhor Viver”, é realizado desde 2002, e é dirigido à população sénior que frequenta os Centros de Dia e Lares da Rede Pública do concelho de Odivelas.
Tem como objetivo principal a promoção do acesso à informação na área da saúde por parte da população idosa do concelho de Odivelas, dotando-os de competências que lhes permitam intervir mais ativamente na sua própria saúde e na dos seus pares, permitindo a sua participação na vida ativa da comunidade.
A informação é transmitida através de ações de sensibilização no âmbito da educação para a saúde na pessoa idosa, levando os mesmos e após a participação ativa nas referidas ações, à elaboração de trabalhos artísticos à sua escolha (teatro, expressão plástica, poesia, canto, dança), culminando num espetáculo dirigido aos Centros de Dia.
o Ações de Sensibilização
-
Programa Municipal de Prevenção das Doenças Oncológicas
O Programa Municipal de Prevenção das Doenças Oncológicas é um programa que pretende ampliar e melhorar, de forma integrada, a intervenção da Câmara Municipal de Odivelas ao nível da prevenção das doenças oncológicas, em geral. Assenta numa perspetiva de educação e promoção da saúde abordando os fatores de risco e proteção das doenças oncológicas, bem como na cooperação institucional, através do estabelecimento de parcerias e protocolos de cooperação/colaboração, realização de ações de (in) formação/sensibilização e de rastreio.
• Ações de Informação/Sensibilização
o Cancro da Mama: Saúde e Ciência
o Conversas à sombra. Cuidados a ter com o Sol• Campanhas de Comunicação / Informação
• Comemoração de Efemérides
• Encontros
• Exposições
• Projetos
o Super Saudáveis (ver também Programa de Alimentação Saudável em Odivelas)
O Projeto “Os Super Saudáveis” em Odivelas, resulta da colaboração entre a Liga Portuguesa contra o Cancro (promotora do projeto) e a Câmara Municipal de Odivelas (Gabinete de Saúde e Divisão de Educação) visando a promoção da alimentação saudável junto das crianças que frequentam os Jardins de Infância e o 1.º ciclo do Ensino Básico de Odivelas.
É desenvolvido em contexto escolar e consiste num jogo, em formato de 15 cartas colecionáveis, que remetem para os alimentos a promover o consumo. Durante 5 semanas [uma vez por semana] um almoço e um lanche, são acompanhados de um alimento pré-definido com um poder super saudável. – (Projeto mediante inscrição).
• Workshops
o Ação de Sensibilização sobre o Papiloma Vírus Humano (HPV)
o Monitores/as Amigos do Sol
-
Programa Municipal de Promoção da Sexualidade Saudável
Tendo com ponto de partida uma conceção alargada de “Sexualidade”, entendida nas suas múltiplas dimensões e funções, este Programa consubstancia-se no desenvolvimento de momentos formativos, reflexão, debate e aprendizagem sobre a temática da sexualidade saudável, dirigidas às diferentes faixas etárias e grupos profissionais, visando dotar os participantes de conhecimentos e competências para atuar preventivamente nos diversos contextos de intervenção, em resposta às necessidades identificadas nesta área.
A conceptualização deste Programa é feita de acordo com os princípios e orientações consagrados pela OMS, contando com a colaboração das principais instituições e entidades públicas e privadas de intervenção reconhecida nesta matéria, de âmbito local e nacional.
-
Projeto de Intervenção em Saúde Comunitária – “Saúde para Todos/as”
Este projeto teve como premissas dois eixos estratégicos definidos pelo Plano Nacional de Saúde 2012-2016, a Cidadania e Saúde e a Equidade e Acesso adequado aos Cuidados de Saúde.
O público-alvo para esta intervenção recai sobre núcleos de construções precárias recenseadas no Programa Especial de Realojamento (PER), em Bairros Sociais do Concelho de Odivelas, onde a diversidade cultural é uma realidade, e que do ponto de vista da saúde se registam problemas de vária ordem.
O Projeto de Intervenção em Saúde Comunitária é dirigido aos grupos socialmente mais desfavorecidos.
Este projeto divide-se em III Fases:
I Fase: Realização do diagnóstico da situação de saúde da comunidade a intervir
II Fase: Análise de respostas e elaboração do projeto de intervenção: definição de objetivos específicos, as estratégias, os recursos a usar para cada atividade a desenvolver.
II Fase: Implementação do projeto de intervenção junto da comunidade a intervir através da dinamização de ações de esclarecimento/sensibilização, formação rastreios e outros que se considerem pertinentes.
Este Projeto já foi implementado no Bairro do Barruncho, núcleo de construções precárias da freguesia da Póvoa de Sto. Adrião.
Atualmente está a ser desenvolvido no Bairro Olival do Pancas na freguesia da Pontinha.
Parceiros: Unidades de Saúde do Concelho de Odivelas, e Divisão de Coesão Social da Câmara Municipal de Odivelas, entre outros que sejam consideradas relevantes.
-
Promoção da Saúde Materno-Infantil, da Criança e do Adolescente
• Projeto Clube PHDA
Iniciativa de empreendedorismo social patrocinada pela Saúdecuf e desenvolvida pela Unidade de Neurodesenvolvimento do Hospital Cuf Descobertas, com o objetivo de promover o desenvolvimento saudável e uma integração bem-sucedida das crianças com perturbação da hiperatividade e défice de atenção (PHDA) nos vários contextos onde se inserem: na família, na escola e na sociedade. Compreende a realização de um programa de formação totalmente gratuito para os Agrupamentos de Escolas, que contempla sessões específicas para cada um dos intervenientes educativos – pais, professores e assistentes operacionais – sobre a natureza da PHDA e estratégias para os problemas mais frequentes.
• Programa ʺOs Intergalácticos - Uma Aventura do Comportamentoʺ
Programa implementado de forma pioneira no concelho de Odivelas, a partir do jogo "Os Intergalácticos - Uma Aventura no Comportamento" (lançado no mercado em 2018, pela Editora Ideias com História®), um instrumento inovador na promoção da gestão comportamental e emocional da criança. Contempla uma vertente formativa e de acompanhamento/supervisão das aplicações do jogo em contexto educativo, por parte de elementos técnicos a exercerem funções no concelho de Odivelas.
-
Promoção da Saúde Mental
Promover o bem-estar psicológico, emocional e físico da pessoa com doença do foro mental, promove também a aprendizagem, o treino de competências sociais e de convívio fundamentais à reinserção social e comunitária. Este projeto é desenvolvido em parceria com entidades (públicas e/ou privadas) Locais, Regionais e Nacionais.
• Workshops
• Ações de Informação/Sensibilização
• Exposições
o Exposição “Despertar Afetos Combater a Violência”
A Exposição de Fotografia “Despertar Afetos Combater a Violência” visa sensibilizar para a prevenção e combate a todos os tipos de violência.
A Exposição tem como objetivo a mostra de imagens que transmitam comportamentos de afeto, de forma a promover relações afetivas positivas e saudáveis.
As fotografias patentes são realizadas pelos fotógrafos Alice WR, Fidalgo Pedrosa e Isabel Costa tendo como modelos os utentes da Associação Comunitária de Saúde Mental de Odivelas que foram exímios especialistas na arte da cumplicidade e do carinho sendo o resultado um conjunto magnífico de imagens que exprimem intensidade e muitas emoções.
Com imagens fortes que refletem beijos, abraços, sorrisos, olhares, toques, procura-se que o público incorpore o realismo evocado e replique os atos manifestados.
Numa sociedade que ruma à individualidade é através do despertar dos afetos que pretendemos combater a violência ou comportamentos negativos
-
Promoção da Saúde Oral e Higiene Corporal
A Higiene (oral e corporal) consiste numa das áreas de atuação principais no contexto da Promoção e Educação para a Saúde, sendo assumida a sua pertinência na promoção de hábitos de vida saudáveis, em especial nas idades mais jovens.
• Projeto “Falar, Brincar e Aprender sobre Higiene”
Ações de sensibilização sobre higiene oral e corporal, que se destinam a crianças do pré-escolar que frequentam as IPSS do concelho, e que têm como principais objetivos promover e valorizar junto destas os hábitos de higiene como forma de prevenção de doenças e de melhorar a autoestima. No âmbito da temática da higiene oral a autarquia trabalha em colaboração com o ACES Loures-Odivelas, através das Higienistas Orais/Gestoras Locais do PNPSO- Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral.
• Projeto “Entre Escovas e Bochechos”
Ações que implicam bochecho, escovagem de dentes, bem como sessões de esclarecimento, destinadas às crianças do 1.º Ciclo e JI do concelho, visa contribuir para a melhoria dos índices de saúde oral destas e assegurar o acesso à prevenção de doenças orais na infância. Decorre atualmente nos Agrupamentos de Escolas - Pedro Alexandrino, Caneças e Vasco Santana, abrangendo um total de 2629 crianças. Neste projeto a autarquia trabalha em colaboração com a Unidade de Cuidados na Comunidade de Odivelas - “Saúde a seu Lado” e a Unidade de Saúde Pública do ACES Loures-Odivelas.
• Projeto “Sorrisos Saudáveis para Tod@s…”
Ações que visam proporcionar meios para uma melhor saúde oral a pessoas com necessidades específicas de saúde, nomeadamente, com patologias ao nível da saúde mental ou deficiência, conduzindo à melhoria do estado de saúde geral e ao aumento da qualidade de vida. Tem como principais objetivos a redução dos níveis de cárie na dentição permanente, bem como, a prevalência e incidência de doenças periodontais (gengivais). A autarquia trabalha em colaboração com ACES Loures-Odivelas, através das suas Higienistas Orais.
-
Rede Portuguesa Municípios Saudáveis
A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis é uma associação de municípios que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.
Constituída formalmente em 10 de outubro de 1997, a Rede desenvolve a sua intervenção tendo por base as seguintes linhas orientadoras:
- Apoiar e promover a definição de estratégias locais suscetíveis de favorecer a obtenção de ganhos em saúde;
- Promover e intensificar a cooperação e a comunicação entre os municípios que integram a Rede e entre as restantes redes nacionais participantes no projeto Cidades Saudáveis da Organização Mundial da Saúde (OMS).O Município de Odivelas, é membro da Rede Portuguesa Municípios Saudáveis, desde 2000, sendo que esta Rede conta atualmente com 55 Municípios membros.
Consultar: http://redemunicipiossaudaveis.com/index.php/pt
• Projeto Odivelas Concelho Saudável
Projeto que se desenvolve em articulação direta com a Associação Rede Portuguesa Municípios Saudáveis e a Organização Mundial de Saúde (OMS), apoiando e promovendo a definição de estratégias locais suscetíveis de favorecer a obtenção de ganhos em saúde, baseadas nos princípios essenciais do projeto Cidades Saudáveis.
-
RPMS - Inquérito on-line “Saúde e Bem-estar nos Municípios Portugueses”