área partilhada
área partilhada
FAQs
área de conteúdos (não partilhada)
área partilhada
A partir de que idade posso vacinar o meu cão/gato?
O esquema de vacinação dos cachorros pode iniciar-se às 5-6 semanas de idade e o dos gatinhos, aos 2 meses.
Onde posso proceder ao registo do meu cão?
O registo de cães é efetuado na Junta de Freguesia da área de residência, mediante apresentação de prova de vacinação antirrábica. A vacinação antirrábica é obrigatória nos cães a partir dos 3 meses de idade.
Quando é que o meu cachorro começa a fazer as necessidades fora de casa?
Antes de completar a vacinação, não deve levar o seu cão à rua. Como ele não está protegido, arrisca-se a que contraia alguma doença. Cerca de quinze dias depois de terminar o esquema inicial de vacinação, pode ensiná-lo a fazer as suas necessidades na rua, de preferência levando-o logo a seguir a terminar as refeições. Não estranhe que ele, mesmo depois de passear na rua, prefira fazer quando chegue a casa. É normal isso acontecer quando ainda são bebés. E, mesmo fazendo na rua, perdoe-lhe os descuidos. Não se esqueça que é como se ainda usasse fraldas e o estivéssemos a ensinar a usar o bacio.
Com que frequência as gatas e cadelas manifestam o cio?
Em regra, as cadelas têm dois cios por ano a partir dos 6 meses-1 ano de idade.
As gatas são bastante mais irregulares, na maior parte dos casos apresentando-se com cio várias vezes por ano. Nalguns casos, têm cios quase permanentes, podendo manifestar perda de apetite e emagrecimento. Nestes casos, é fortemente aconselhada a esterilização.
Qual o tempo de gravidez de cadelas e gatas?
Aproximadamente dois meses.
Com que idade os cachorros e gatinhos mudam a dentição?
Os cachorros e gatinhos perdem os seus dentes de leite por volta dos 4 meses de idade, altura em que despontam os primeiros dentes definitivos, geralmente os incisivos superiores. Faseadamente, mudarão todos os dentes, até aos molares, por volta dos 6/7 meses de idade.
O que faço se o meu animal falecer?
Contate-nos através do telefone 219 320 835/40 para procedermos à recolha do cadáver ou pode entregá-lo diretamente no Parque dos Bichos. Estes serviços implicam o pagamento das taxas respetivas.
Consulte aqui as FAQ'S da Direção Geral de Veterinária: