área partilhada
área partilhada
Dieta Mediterrânica
área de conteúdos (não partilhada)
área partilhada
A Câmara Municipal de Odivelas realizou uma ação de sensibilização para promover a Dieta Mediterrânica.
A Câmara Municipal de Odivelas realizou, no dia 18 de fevereiro, no âmbito do Projeto Dieta Mediterrânica, uma ação de sensibilização com o objetivo de promover este padrão de alimentação saudável. Intitulada “Dieta Mediterrânica - Herança Saudável para um Futuro Sustentável”, a ação que contou com a colaboração da Escola Profissional Agrícola D. Dinis - Paiã, decorreu na Escola Secundária Pedro Alexandrino, na Póvoa de Santo Adrião.
Divididos em grupos, os alunos participaram numa aula prática na estufa geodésica da escola, onde puderam conhecer e cultivar diversas plantas aromáticas. Na aula teórica, foram abordados temas como a Dieta Mediterrânica enquanto padrão alimentar promotor de saúde e de sustentabilidade ambiental, e a utilização das ervas aromáticas em detrimento do sal. O Vereador da Saúde, Edgar Valles, marcou presença nesta iniciativa.
Em dezembro de 2013, a UNESCO reconheceu a dieta mediterrânica como Património Imaterial da Humanidade a partir de uma candidatura apresentada por Itália, Espanha, Marrocos, Grécia, Chipre, Croácia e Portugal.