área partilhada
área partilhada
Município assina Protocolo com a Associação de Mulheres contra a Violência
área de conteúdos (não partilhada)
área partilhada
Câmara Municipal de Odivelas atenta ao flagelo da violência doméstica.
O Município de Odivelas celebrou, a 13 de maio, o Protocolo de Cooperação com a Associação de Mulheres contra a Violência (AMCV), nos Paços do Concelho de Odivelas.
O documento foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal, Hugo Martins, pela Presidente da Direção da AMCV, Margarida Martins, e pela Vogal da Associação, Cláudia Sofia do Rosário.
Na ocasião, Hugo Martins referiu que “este é um tema de enorme preocupação, principalmente quando temos notícias que dão conta que, este ano, existem já, em média, cinco detenções diárias por violência doméstica, num total de 600 casos”. Para o autarca, “devemos encarar esta matéria como um desígnio nacional (…) absolutamente urgente, uma consciência individual e coletiva e uma ação de emergência que vise o combate e a erradicação destas intoleráveis práticas. O combate aos maus-tratos é, sem dúvida, uma responsabilidade de todos e de cada um de nós.”
Este protocolo pretende dar uma resposta complementar à já existente no Concelho, constituindo-se como uma mais-valia na proteção e intervenção junto das vítimas de violência doméstica e na prevenção deste flagelo. É também um dos objetivos fundamentais e prioritários deste protocolo o desenho de projetos e criação de medidas/estratégias interventivas e integradoras que visem a adequada proteção da vítima de violência.
A AMCV é uma organização não-governamental que trabalha, desde 1992, na área dos Direitos Humanos, nomeadamente no combate à violência contra as mulheres, jovens e crianças, sendo uma referência nesta área, a nível nacional e internacional.
Marcaram ainda presença nesta cerimónia Susana Santos, Vereadora da Coesão Social, Ana Ribeirinho, em representação do Presidente da Assembleia Municipal, Almiro Morais, Vogal da União de Freguesias de Pontinha e Famões, bem como a Conselheira Municipal para a Igualdade, Hortênsia Mendes, e forças de segurança do Concelho.