área partilhada
área partilhada
Novo Centro de Saúde de Odivelas
área de conteúdos (não partilhada)
área partilhada
A inauguração oficial do novo equipamento de saúde, que serve perto de 42 mil utentes, decorreu a 11 de março.
O novo Centro de Saúde de Odivelas foi oficialmente inaugurado, a 11 de março, numa cerimónia que contou com as presenças do Primeiro-Ministro, António Costa, da Ministra da Saúde, Marta Temido, e do Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins.
O novo edifício tem capacidade para 41800 utentes e ocupa uma área bruta de cerca de 1600 metros quadrados, que integra duas Unidades de Saúde Familiar: a USF Mosteiro - a funcionar desde dezembro e que substituiu as instalações no Olaio - e a USF Cruzeiro.
A obra representa um investimento de quase 1,4 milhões de euros, suportado pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, pela Câmara Municipal de Odivelas (30%) e por fundos comunitários (50%), a que se juntam 268 mil euros em equipamentos. A Autarquia cedeu, ainda, o terreno e fez os arranjos exteriores. Na cerimónia, o Presidente Hugo Martins acentuou o facto de a Câmara Municipal estar a “trabalhar para um bem maior, um bem coletivo que é a saúde e a qualidade de vida dos munícipes.”
O novo Centro de Saúde permite a reorganização das unidades de saúde das Freguesias de Odivelas, Ramada e Caneças, contando com uma equipa de 16 médicos, 16 enfermeiros, quatro assistentes técnicos e quatro assistentes operacionais. O número de profissionais será alargado progressivamente de forma a rentabilizar a capacidade instalada do novo edifício.
As duas USF têm 39 gabinetes de consulta médica e de enfermagem, seis salas de tratamento e um gabinete de saúde oral.