área partilhada
área partilhada
«O Que Importa Mudar na Escola» - Questões em debate no Pavilhão Multiusos de Odivelas
área de conteúdos (não partilhada)
área partilhada
A segunda conferência do Ciclo «Novos Rumos, Novos Desafios na Educação», intitulada «O Que Importa Mudar na Escola», teve lugar a 29 de janeiro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, sob a presença de cerca de 800 membros da comunidade educativa, entre eles professores, pais e profissionais da área da educação.
«O Que Importa Mudar na Escola», a segunda conferência do Ciclo «Novos Rumos, Novos Desafios na Educação», decorreu a 29 de janeiro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas.
Neste encontro, cerca de 800 membros da comunidade educativa concelhia – professores, pais e outros profissionais da área de educação – assistiram às palestras de Ariana Cosme, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, e de Domingos Fernandes, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, com moderação de Jorge Nunes, Diretor do Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire, da Pontinha.
Dissertando sob os temas «Autonomia e Flexibilidade Curricular como Possibilidade de Construção de Uma Escola Para Todos» e «Para Uma Avaliação ao Serviço das Aprendizagens e do Ensino», respetivamente, ambos os oradores refletiram sobre os novos desafios provenientes da promulgação do Decreto-Lei n.º 55/2018 – que se refere à Autonomia e Flexibilidade Curricular – discutindo-se, também, o papel da avaliação em contexto de organização semestral do ano letivo.
Nesta iniciativa que contou com a presença do Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Educação, Jorge Morais, do Vereador Paulo César Teixeira, de Ana Ribeirinho em representação do Presidente da Assembleia Municipal de Odivelas, e representantes das Juntas de Freguesia do Concelho, a abertura da sessão coube à Vereadora da Educação, Susana Santos. Na ocasião, a edil lembrou a importância da autonomia das escolas, mais um passo dado para “levar o ensino para o Século XXI, até porque as nossas crianças já lá estão”. A Vereadora regozijou-se por ver a sala tão cheia de participantes, “prova de ainda existe um caminho longo a percorrer no Ensino, mas que caminhamos a passos largos para bons resultados educativos”.
Esta conferência foi validada e certificada pelo CENFORES e pelo Centro de Formação Maria Borges de Medeiros, estando a terceira sessão já marcada para o dia 16 de abril, também no Pavilhão Multiusos de Odivelas, centrando-se no tema «Educação Inclusiva».