-
Início
-
Conhecer Odivelas
-
Agenda Municipal
- Sombras | Dança
Sombras | Dança

de Diletta Bindi e Sara Montalvão
A sombra representa, por oposição à luz, tudo o que é irreal, esquivo e sujeito a mudanças. Se por um lado, a sombra é a ausência de luz, por outro, podemos considerá-la como um ponto de equilíbrio, ou seja, a natureza da sombra requer tanto de luz como de escuridão e só emerge a partir do momento em que um corpo ou elemento se encontra na luz. Perceber a própria sombra, observá-la, senti-la, brincar com ela e desafiá-la, são as premissas para uma partitura coreográfica que pretende jogar com a ótica do espectador.
Este espetáculo está pensado para o público geral, mas com uma atenção e foco particular no público infantil (maiores de 6 anos) por considerar que existe uma escassez de oferta a nível de dança contemporânea para este público. Também se valoriza a fantasia escura como modo expressivo e original de comunicar com a imaginação infantil. A matéria de criação pretende desafiar a perceção de um espetáculo de dança contemporânea através do jogo visual complexo que este pode oferecer. Contudo, a zona imagética e as pulsões do espetáculo encontram-se nesse limbo entre matéria adulta e deslumbramento da criança, pretendendo assim chegar a um público vasto onde o adulto se possa deixar levar por uma lógica de envolvência que existe pela criança interior de cada um/a e onde o espectador mais jovem não seja subestimado na sua capacidade de perceção, mas sim instigado por uma certa mística soturna e comicidade que se cria.
Este projeto quer estudar a sombra nos seus diferentes aspetos. A sombra tem inúmeras leituras, estando desde sempre presente no inconsciente coletivo. Arquetipicamente baseia-se na ideia de dualidade, portanto, entre o conflito e a complementaridade. Não existe sombra sem luz.
É tomado como referência o texto “A alegoria da caverna” de Platão, presente no livro “A República”, onde o jogo entre sombra e luz é conceptualizado em relação à verdade. A sombra está em oposição à luz, representando tudo o que seja irreal, fugidio e sujeito a mudanças. Por um lado, representa a ausência de luz – se a assumirmos como sinónimo de escuridão – no entanto poderíamos considerá-la como um ponto de equilíbrio – a natureza da sombra requer tanto de luz como de escuridão. A relação que a sombra apresenta é, portanto, bidirecional e só emerge a partir do momento que um corpo ou elemento se encontra na luz. A noção de jogo e o sentido de “playfulness” está presente, trazendo o humor e o grotesco como formas de levar este jogo. Explora-se, então, o dueto em dança a partir destas ideias.
Conceção, coreografia e interpretação DILETTA BINDI e SARA MONTALVÃO
Sonoplastia/Músico FABIO ARNOSTI
Criação de Figurinos CLÁUDIA RIBEIRO
Costureira ALEXANDRA BARBOSA
Desenho de Luz LUÍS RIBEIRO
Grafismo /Design Discourser THIAGO LIBERDADE
Comunicação RITA PITEIRA
Registo e Fixação Audiovisual FRANCESCO SPINUCCI
Produção SARA MONTALVÃO
Contacto: Centro Cultural Malaposta
das 16h30 às 17h20
6€ [preço único] | 50 Minutos | M/6
Bilhetes disponíveis em: Bol
Obrigatório o uso de máscara. https://malaposta.pt/plano-de-contingencia-covid-19/
Eventos relacionados
-
/conhecer-odivelas/agenda-municipal/evento/adiado-open-call-margem29 Outubro a 30 Novembro
ADIADO | OPEN CALL "Margem"
-
/conhecer-odivelas/agenda-municipal/evento/remna-musica04 Julho
REMNA | Musica
-
/conhecer-odivelas/agenda-municipal/evento/luiz-caracol-musica17 Dezembro
Luiz Caracol | Música