-
Início
-
Conhecer Odivelas
-
Agenda Municipal
-
Eventos Permanentes
- METEOROLOGIA: TEMPO PARA MATAR / Performance
METEOROLOGIA: TEMPO PARA MATAR / Performance

Vitória Teles Grilo
Pode ser que um dragão venha trazer à superfície as entranhas de corpos desfeitos. O daquela mulher, por exemplo, que leva pedaços do corpo para cena, um a um. Como nos sonhos, em que qualquer pedaço de carne das figuras e formas que aparecem fica dividido entre o ser humano e o animal, ambos gravitando entre um polo que é a vida e outro que é a morte, como dois espaços de imaginação e criação. Nesse intervalo desdobram-se muitas possibilidades de articulação de membros físicos numa espécie de tectriz.
Este dragão, um animal que vive tão banalmente nos sonhos e fantasias, chega sob a forma de uma armadura que a figura central evoca na zona do seu subconsciente e transfere para o contexto real e âmbito social todo o seu capital de mobilização coletiva e de libertação de estereótipos. O estigma do que poderá ser um corpo feminino e suas polaridades e subjugações sociais vem potenciado na textura da pele daquele lugar antropozoomórfico.
Esta é uma peça inicialmente criada a partir de material autobiográfico sobre a capacidade de desdobramento da figura humana perante um contexto particular de crise. Nasceu da memória de vários sonhos repetidos onde a figura animal, como ferramenta da transformação e abrigo, teve um papel fundamental na exorcização do imaginário ou da realidade neles vivida. A clareza do que se passava no subconsciente permitiu-me transpor para a realidade concreta algumas descobertas exploradas através dos sonhos. Agora acordada, estabelece-se uma relação entre os efeitos de uma crise acesa (que sob o ponto de vista sociológico e filosófico se revela histórica) – de valores éticos e culturais – que atravessamos e as escolhas e direções de uma figura que emerge e se torna central na peça. Paralelamente ao seu percurso, está a tentativa desta figura feminina se desintegrar de um lugar-comum de género e suas questões adjacentes, para flutuar entre conceitos e ideias como a operatividade de um corpo que deambula entre o masculino e o feminino e a ação autonomizada pela sobrevivência. É disto que esta figura se quer perder. Será então a sua desfiguração (concetual) que a salva das trevas? Neste imaginário criado, o caminho da performance surge como ponto de rutura estrutural do indivíduo pela via do empoderamento precário do corpo.
Direção artística, Criação e Interpretação VITÓRIA TELES GRILO
Texto Original VITÓRIA TELES GRILO
Assistência Artística NUNO LUCAS
Direção Técnica JOÃO TEIXEIRA
Sonoplastia AURÉLIEN LINO
Figurinos SARA ZITA CORREIA
Vídeo e Fotografia ALÍPIO PADILHA
Produção Executiva ANA LOBATO
Apoio à Produção e Administração REDE MORE ASSOCIAÇÃO CULTURAL
Apoio FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN
Apoio à Criação CENTRO DE TEATRO DE CABECEIRAS DE BASTO (NO ÂMBITO DO PROGRAMA DA FICHATRIPLA – PRODUÇÃO D’FUSÃO), OPART | ESTÚDIOS VICTOR CÓRDON, DeVIR/CAPa, CENTRO CULTURAL MALAPOSTA, PÓLO CULTURAL GAIVOTAS, FORUM DANÇA E COMPANHIA OLGA RORIZ
Agradecimentos ANA LOBATO, MIGUEL PEREIRA, FRANCISCO CAMACHO, EIRA, EQUIPA E PÚBLICO DO ENCONTRO BIENAL DE ARTES PERFORMATIVAS (RE)UNION 2020, HELENA DAWIN, LUÍS ODRIOZOLA, CATARINA FEIJÃO E JOANA MANACAS
©Fotografia ALÍPIO PADILHA
Contacto: Centro Cultural Malaposta
das 20h30 às 21h15 - Sáb.
das 16h30 às 17h15 - Dom.
10€ [descontos aplicáveis] | 45 minutos | M/12
Bilhetes disponíveis em: Bol
Protocolo: portadores de Cartão Sénior, Cartão Jovem Cidadão ou ODKids*, do Município de Odivelas
*É obrigatória a apresentação do cartão, no dia do evento
Mais informações através do email ccmalaposta@gmail.com
Eventos relacionados
-
/conhecer-odivelas/agenda-municipal/eventos-permanentes/evento/meu-corpo-e-um-tabuleiro-performance28 Janeiro
MEU CORPO É UM TABULEIRO / Performance
-
/conhecer-odivelas/agenda-municipal/eventos-permanentes/evento/auto-da-india26 e 27 Novembro
AUTO DA ÍNDIA
-
/conhecer-odivelas/agenda-municipal/eventos-permanentes/evento/ciclo-de-teatro-vicentino-auto-da-cananeia08 Dezembro
CICLO DE TEATRO VICENTINO - Auto da Cananeia
Evento sujeito a recolha de imagens e divulgação nos diversos suportes de comunicação da CMO.