-
Início
-
Conhecer Odivelas
-
Agenda Municipal
-
Eventos Permanentes
- OS TRÊS IRMÃOS / Dança
OS TRÊS IRMÃOS / Dança

Victor Hugo Pontes
Victor Hugo Pontes coloca em cena três bailarinos imaginados pelo escritor Gonçalo M. Tavares para esta criação. Abelard, Adler e Hadrian são “Os Três Irmãos”: quando se encontram naquele não-lugar, procuram o rasto dos seus pais, marcam a giz a sua ausência, lavam-se, comem juntos à mesa, carregam os corpos uns dos outros em sacrifício ritualizado, carregam-se aos ombros, vivem em fuga, praticam o jogo perigoso do encontro com o passado. Abelard, Adler e Hadrian tentam fazer a sua ligação à terra e sobreviver à existência uns dos outros, mesmo se esta houver sido esburacada a berbequim, enrodilhada numa trouxa de roupa, transportada num carrinho de mão.
“Não trabalho com palavras, mas sim com movimentos, o que vai tornando progressivamente difícil escrever sobre os meus espetáculos. Mas uso muitas vezes as palavras como ponto de partida, como meio e até como fim. Acabo quase sempre por retirá-las da boca dos intérpretes, ou por calar os autores. Desta vez, não foi assim: as palavras do Gonçalo M. Tavares estão presentes em “Os Três Irmãos”. São o motor da ação e surgem no espetáculo para serem lidas, e não ditas. A força da sua presença é por isso diferente – são palavras que não se ouvem, mas que conduzem o espectador. “Os Três Irmãos” é um projeto de vontades: trabalhar com um elenco pequeno, depois de sucessivas criações com elencos de mais de dez intérpretes; trabalhar a partir de um texto do Gonçalo M. Tavares, autor em cujo universo sempre tive vontade de mergulhar; trabalhar o aqui e o agora. Acontece que nunca imaginei que o aqui e o agora fosse este que estamos a viver. Não sendo possível prever o futuro, em momento algum teria sido imaginável há um ano, por exemplo, a realidade dos dias de hoje. Ainda não sei bem se isto é realidade ou ficção, aliás. Foi também por isso que desafiei o Gonçalo M. Tavares a escrever sobre «assuntos de família» para os intérpretes Dinis Duarte, Paulo Mota e Valter Fernandes. Depressa concluímos que seria uma família de três irmãos e que a ação seria sobre este presente cheio de ausência. Por exemplo, a ausência de pessoas que entretanto morreram e de quem não pudemos despedir-nos. Não era minha vontade retratar esta realidade-ficção que vivemos, e talvez por isso tenha preferido ficar de algum modo no passado, quando o contacto e o toque ainda nos era possível. É também desse passado que nos fala “Os Três Irmãos”. Vivemos agora numa anomalia e não numa nova normalidade, e a família é o que temos de mais seguro e de mais frágil. Como escreveu Tolstói em Anna Karenina: “Todas as famílias felizes se parecem umas com as outras, cada família infeliz é infeliz à sua maneira”. (Victor Hugo Pontes)
Direção Artística VICTOR HUGO PONTES
Texto Original GONÇALO M. TAVARES
Interpretação DINIS DUARTE, PAULO MOTA E VALTER FERNANDES
Música Original JOANA GAMA E LUÍS FERNANDES
Cenografia F. RIBEIRO
Desenho de Luz e Direção Técnica WILMA MOUTINHO
Figurinos CRISTINA CUNHA E VICTOR HUGO PONTES
Consultoria Artística MADALENA ALFAIA
Direção de Produção JOANA VENTURA
Produção Executiva MARIANA LOURENÇO
Apoio à Residência O ESPAÇO DO TEMPO, CIRCOLANDO, INSTÁVEL – CENTRO COREOGRÁFICO E CENTRO CULTURAL VILA FLOR
Coprodução NOME PRÓPRIO, CASA DAS ARTES DE VN FAMALICÃO, CINETEATRO LOULETANO, SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL, TEATRO MUNICIPAL DO PORTO, TEATRO VIRIATO
©Fotografia JOSÉ CALDEIRA
Contacto: Centro Cultural Malaposta
das 20h30 às 22h00 - Sáb.
das 20h30 às 22h00 - Dom.
13€ [descontos aplicáveis] | 90 minutos | M/12
Bilhetes disponíveis em: Bol
Protocolo: portadores de Cartão Sénior, Cartão Jovem Cidadão ou ODKids*, do Município de Odivelas
*É obrigatória a apresentação do cartão, no dia do evento
Eventos relacionados
-
/conhecer-odivelas/agenda-municipal/eventos-permanentes/evento/construcao-livro-de-memorias-oficina13 Novembro
CONSTRUÇÃO LIVRO DE MEMÓRIAS / Oficina
-
/conhecer-odivelas/agenda-municipal/eventos-permanentes/evento/kitsune-marionetas20 e 21 Maio
KITSUNE / Marionetas
-
/conhecer-odivelas/agenda-municipal/eventos-permanentes/evento/conversa-entre-joao-fiadeiro-e-andre-lepecki20 Janeiro
CONVERSA ENTRE JOÃO FIADEIRO E ANDRÉ LEPECKI
Evento sujeito a recolha de imagens e divulgação nos diversos suportes de comunicação da CMO.