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Atividades pedagógicas no Instituto Feminino de Educação e Trabalho
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Instituição implementou um conjunto de atividades direcionadas para uma formação abrangente, na perspetiva da educação integral.
Nas primeiras décadas do século XX, o projeto educativo do antigo Instituto Feminino de Educação e Trabalho (1911-1942) – mais tarde Instituto de Odivelas – deu início a um conjunto de práticas pedagógicas consideradas inovadoras para o ensino em Portugal.
Enquadrado nos ideais republicanos desta época e marcada fundamentalmente pela direção do coronel Ferreira de Simas (1919-1941), a instituição preconizou um conjunto de atividades direcionadas para uma formação abrangente, na perspetiva da educação integral, relacionada com a preparação da mulher para diferentes setores da vida doméstica e laboral. Destas atividades realça-se o conceito do coletivo, valores como a honra, a responsabilidade, a disciplina e a integridade moral.
Os registos dessa época, nomeadamente os fotográficos, documentam que para além das diversas aulas temáticas (tais como educação moral e religiosa, educação para a saúde, puericultura ou culinária) também eram desenvolvidas atividades desportivas ligadas à ginástica rítmica, à natação, à esgrima, bem como jogos populares e peças de teatro, sendo frequente a participação das alunas do instituto em espetáculos desportivos ou artísticos, festas escolares e concursos de teatro, destacando-se o seu desempenho exemplar.