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Serviços e Recursos
Respostas Sociais - Centro de Convívio, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Lar
No Concelho de Odivelas, as respostas sociais (tipificadas pela Segurança Social) de apoio às pessoas idosas são: Centro de Convívio, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Lar de Idosos. De acordo com o documento "Respostas Sociais - Nomenclaturas / Conceitos" publicado pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social em 2006, passamos a apresentar a definição destas valências, enunciando, de seguida, as entidades que as disponibilizam no Concelho de Odivelas.
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Centro de Convívio
A resposta social de Centro de Convívio é uma resposta desenvolvida em equipamento, de apoio a atividades sócio recreativas e culturais, organizadas e dinamizadas com participação ativa das pessoas idosas de uma comunidade. É uma resposta social destinada a pessoas residentes numa determinada comunidade, prioritariamente com 65 e mais anos, tem os seguintes objetivos:
- Prevenir a solidão e o isolamento;
- Incentivar a participação e potenciar a inclusão social;
- Fomentar as relações interpessoais e intergeracionais;
- Contribuir para retardar ou evitar a institucionalização.
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Centro de Dia
A resposta social de Centro de Dia é uma resposta desenvolvida em equipamento, que presta um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção das pessoas idosas no seu meio sociofamiliar. É uma resposta social destinada a pessoas que necessitem dos serviços prestados pelo Centro de Dia, prioritariamente pessoas com 65 e mais anos e tem os seguintes objetivos:
- Proporcionar serviços adequados à satisfação das necessidades dos utentes;
- Contribuir para a estabilização ou retardamento das consequências nefastas do envelhecimento;
- Prestar apoio psicossocial;
- Fomentar relações interpessoais e intergeracionais;
- Favorecer a permanência da pessoa idosa no seu meio habitual de vida;
- Contribuir para retardar ou evitar a institucionalização;
- Contribuir para a prevenção de situações de dependência, promovendo a autonomia.
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Serviço de Apoio Domiciliário
A resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário é uma resposta desenvolvida a partir de um equipamento, que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados, no domicílio, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária. Esta resposta possui os seguintes objetivos:
- Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e famílias;
- Garantir a prestação de cuidados de ordem física e apoio psicossocial a indivíduos e famílias, de modo a contribuir para seu equilíbrio e bem-estar;
- Apoiar os indivíduos e famílias na satisfação das necessidades básicas e atividades da vida diária;
- Criar condições que permitam preservar e incentivar as relações inter-familiares;
- Colaborar e/ou assegurar o acesso à prestação de cuidados de saúde;
- Contribuir para retardar ou evitar a institucionalização;
- Prevenir situações de dependência, promovendo a autonomia.
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Lar de Idosos
A resposta social Lar de Idosos é uma resposta desenvolvida em equipamento, destinada a alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, para pessoas idosas ou outras em situação de maior risco de perda de independência e/ou de autonomia. Esta resposta possui os seguintes objetivos:
- Acolher pessoas idosas, ou outras, cuja situação social, familiar, económica e /ou de saúde, não lhes permite permanecer no seu meio habitual de vida;
- Assegurar a prestação dos cuidados adequados à satisfação das necessidades, tendo em vista a manutenção da autonomia e independência;
- Proporcionar alojamento temporário, como forma de apoio à família;
- Criar condições que permitam preservar e incentivar a relação inter-familiar;
- Encaminhar e acompanhar as pessoas idosas para soluções adequadas à sua situação.
Lista de Lares da Rede Pública e Solidária | Lista de Lares da Rede Lucrativa
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Programa SOS Sénior - Teleassistência
O serviço de teleassistência é um serviço concebido para dar uma resposta imediata em qualquer situação de urgência ou solidão das pessoas. Este serviço é prestado através de um serviço telefónico de apoio inovador pensado para melhorar a qualidade de vida, saúde, segurança e auto estima das pessoas em situação de dependência ou solidão, para que possam permanecer no seu domicílio, desfrutando da sua comunidade social e local.
A pessoa abrangida por este tipo de serviço, dispõe de um terminal fixo (com sistema de alta voz) e de uma pulseira ou colar com um botão de emergência que, ao ser pressionado, de qualquer parte e da sua residência, estabelece contacto imediato com uma central telefónica (Call Center). Por conseguinte, consiste num serviço telefónico de apoio, disponível 24 horas por dia e 365 dias por ano.
Como se operacionaliza?
O operador após averiguar a razão e características do alarme pode diligenciar activar os seguintes meios, entre outros:
- contactar familiares e vizinhos de forma a prestarem a devida assistência;
- acionar a assistência do 112, CVP, Bombeiros, PSP/GNR ou de outras entidades locais.
O operador mantém sempre o contacto com o utente ou com a rede formal ou informal de apoio, até que se solucione o motivo do alarme.
A Câmara Municipal de Odivelas assegura na totalidade, junto da entidade prestadora do serviço, os custos inerentes ao aluguer do equipamento e à disponibilização do serviço.
Para ser beneficiário terá de apresentar a sua candidatura junto da Divisão de Habitação e Inovação Social e cumprir os seguintes critérios:
- Beneficiários: munícipes com 65 ou mais anos de idade e com um rendimento per capita igual ou inferior ao Indexante de Apoios Sociais (em 2013 de € 419,22).
Uma vez que o número de vagas é limitado, para a seleção das candidaturas serão considerados os critérios: idade, mobilidade, situação de isolamento e escalão de rendimento per capita nos seguintes termos:
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Oficina Domiciliária
Notícia: Última Ação de formação “Sorrisos de Porta em Porta”
Esta ação de educação em saúde oral visa aumentar a motivação para realizar as tarefas diárias de higiene oral entre os cuidadores, e, desta forma, aumentar o nível de saúde dos seniores.
O projeto inclui duas dimensões: promover a formação dos profissionais em funções nas instituições de apoio a idosos, no que diz respeito à saúde oral; rastrear os idosos que frequentam os Centros de Dia, Convívios ou Lares, identificando possíveis lesões que comprometam a sua saúde oral e eventual encaminhamento.
Instituições presentes:
- Comissão Unitária dos Reformados, Pensionistas e Idosos de Caneças;
- Lar Nossa Senhora da Aparecida;
- Centro de Dia de Santo Eloy.