-
Início
-
Áreas de Intervenção
-
Intervenção Social
-
Portal Sénior
- Serviços e Recursos
Serviços e Recursos
Respostas Sociais - Centro de Convívio, Centro de Dia, Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e Serviço de Apoio Domiciliário.
As respostas sociais infra apresentadas estão caracterizadas de acordo com o anexo “Nomenclaturas e Conceitos” do documento “Carta Social – Rede de Serviços e Equipamentos – Relatório 2017”, do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. No concelho de Odivelas, estas respostas sociais são asseguradas por Entidades da Rede Solidária /RS) e da Rede Lucrativa (RL), enunciadas na Lista das Entidades com Respostas Sociais de Apoio à População Idosa do Concelho de Odivelas.
-
Centro de Convívio (CC)
Resposta social, desenvolvida em equipamento, de apoio a atividades socio-recreativas e culturais, organizadas e dinamizadas com participação ativa das pessoas idosas de uma comunidade.
-
Centro de Dia (CD)
Resposta social, desenvolvida em equipamento, que consiste na prestação de um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção das pessoas idosas no seu meio sociofamiliar.
-
Serviço de Apoio Domiciliário (SAD)
Resposta social, desenvolvida a partir de um equipamento, que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária.
-
Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI)
Nova denominação das respostas residenciais para pessoas idosas, substituindo as designações lar de idosos e residência para idosos, nos termos da Portaria n.º 67/2012, de 21 de março. Considera-se estrutura residencial para pessoas idosas, o estabelecimento para alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, em que sejam desenvolvidas atividades de apoio social e prestados cuidados de enfermagem. A estrutura residencial pode assumir uma das seguintes modalidades de alojamento:
a) Tipologias habitacionais, designadamente apartamentos e ou moradias;
b) Quartos e c) Tipologias habitacionais em conjunto com o alojamento em quartos.
Entidades com Respostas Sociais de Apoio à População Idosa – Concelho de Odivelas
-
Programa SOS Sénior - Teleassistência
O serviço de teleassistência é um serviço concebido para dar uma resposta imediata em qualquer situação de urgência ou solidão das pessoas. Este serviço é prestado através de um serviço telefónico de apoio inovador pensado para melhorar a qualidade de vida, saúde, segurança e auto estima das pessoas em situação de dependência ou solidão, para que possam permanecer no seu domicílio, desfrutando da sua comunidade social e local.
A pessoa abrangida por este tipo de serviço, dispõe de um terminal fixo (com sistema de alta voz) e de uma pulseira ou colar com um botão de emergência que, ao ser pressionado, de qualquer parte e da sua residência, estabelece contacto imediato com uma central telefónica (Call Center). Por conseguinte, consiste num serviço telefónico de apoio, disponível 24 horas por dia e 365 dias por ano.
Como se operacionaliza?
O operador após averiguar a razão e características do alarme pode diligenciar activar os seguintes meios, entre outros:
- contactar familiares e vizinhos de forma a prestarem a devida assistência;
- acionar a assistência do 112, CVP, Bombeiros, PSP/GNR ou de outras entidades locais.
O operador mantém sempre o contacto com o utente ou com a rede formal ou informal de apoio, até que se solucione o motivo do alarme.
A Câmara Municipal de Odivelas assegura na totalidade, junto da entidade prestadora do serviço, os custos inerentes ao aluguer do equipamento e à disponibilização do serviço.
Para ser beneficiário terá de apresentar a sua candidatura junto da Divisão de Habitação e Inovação Social e cumprir os seguintes critérios:
- Beneficiários: munícipes com 65 ou mais anos de idade e com um rendimento per capita igual ou inferior ao Indexante de Apoios Sociais (em 2013 de € 419,22).
Uma vez que o número de vagas é limitado, para a seleção das candidaturas serão considerados os critérios: idade, mobilidade, situação de isolamento e escalão de rendimento per capita nos seguintes termos:
-
Oficina Domiciliária
Notícia: Última Ação de formação “Sorrisos de Porta em Porta”
Esta ação de educação em saúde oral visa aumentar a motivação para realizar as tarefas diárias de higiene oral entre os cuidadores, e, desta forma, aumentar o nível de saúde dos seniores.
O projeto inclui duas dimensões: promover a formação dos profissionais em funções nas instituições de apoio a idosos, no que diz respeito à saúde oral; rastrear os idosos que frequentam os Centros de Dia, Convívios ou Lares, identificando possíveis lesões que comprometam a sua saúde oral e eventual encaminhamento.
Instituições presentes:
- Comissão Unitária dos Reformados, Pensionistas e Idosos de Caneças;
- Lar Nossa Senhora da Aparecida;
- Centro de Dia de Santo Eloy.