Pedir o número de utente do SNS
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Quem pode pedir?
Pessoas de cidadania estrangeira com autorização de residência ou permanência em Portugal que queiram ter acesso aos serviços das unidades públicas de cuidados de saúde do Serviço Nacional de Saúde.
Quem não tiver residência permanente no país, terá de fazer uma inscrição provisória no Registo Nacional de Utentes.
Nota: Quem tem Cartão de Cidadão não precisa de pedir número de utente. Às pessoas de cidadania portuguesa é atribuído o número de utente do SNS quando pedem o Cartão de Cidadão (indicado no próprio documento).
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Quando se pode pedir?
A pessoa de cidadania estrangeira pode pedir o número de utente do SNS quando tiver autorização de residência ou permanência em Portugal ou visto de trabalho em território nacional.
Caso não tenha residência legal ou visto de trabalho, terá de pedir um atestado de residência na sua junta de freguesia, que comprove que se encontra em Portugal há mais de 90 dias.
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O que preciso?
Se tem cidadania estrangeira e tem autorização de residência ou permanência em Portugal, deve apresentar os seguintes documentos no centro de saúde:
• Autorização de residência / permanência ou visto de trabalho;
• Número de Identificação Fiscal (NIF);
Se tem cidadania estrangeira, não tem autorização de residência ou permanência ou visto de trabalho, mas vive em Portugal há mais de 90 dias, deve pedir:
• Um atestado de residência na sua junta de freguesia, que comprove que se encontra em Portugal há mais de 90 dias
Se tem cidadania estrangeira, vive em Portugal há menos de 90 dias, mas não tem residência permanente em Portugal, poderá fazer uma inscrição provisória. Contacte a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) para indicações sobre a criação de um número de utente provisório.
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Quanto custa?
É gratuito.
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Em que Centro de Saúde me devo inscrever?
Os centros de saúde encontram-se distribuídos por áreas. As pessoas devem dirigir-se àquele que corresponde à área da sua residência, e informar-se dos horários de atendimento, tipos de serviços, hospitais de referência e meios auxiliares de diagnóstico disponíveis.
O Centro de Saúde da área de residência emite aos imigrantes com situação regular, uma ficha de inscrição com nº de utente, que deve ser sempre apresentado no Centro de Saúde ou em qualquer outra unidade de saúde.
FONTE: https://www.sns24.gov.pt/servico/consulta-do-viajante/
Como ter um médico de família?
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Como?
Para ter um médico de família é necessário estar inscrito no centro de saúde da sua área de residência. Se ainda não fez a sua inscrição, basta apresentar um documento de identificação e um comprovativo de residência junto da unidade de saúde mais próxima. O processo é simples e gratuito.
Se todos os médicos já tiverem atingido o limite de pacientes, ficará em lista de espera.
Os utentes inscritos nos cuidados de saúde primários (ou centros de saúde) dividem-se em três categorias:
• Utentes com médico de família atribuído - estão inscritos e têm médico de família;
• Utentes sem médico de família atribuído - estão inscritos, não têm ainda médico de família atribuído, mas têm acesso à prestação de cuidados de saúde familiar;
• Utentes sem médico de família atribuído, por opção - têm inscrição ativa, mas não querem ter médico de família. Têm acesso a outros serviços fora do âmbito da saúde familiar. A qualquer momento podem solicitar a atribuição de um médico de família.
Consulta do Viajante
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Qual é a utilidade?
Nesta consulta é informado sobre medidas preventivas (ou curativas) a adotar antes, durante e depois da viagem, em função do destino, da viagem e de quem viaja.
Estas incluem:
• a vacinação ou toma preventiva de medicação contra múltiplas doenças de risco baixo ou inexistente em Portugal;
• a informação sobre higiene individual e cuidados a ter com a água e os alimentos que se ingerem;
• o aconselhamento e prescrição da farmácia do viajante que pode ou deve levar consigo;
• informações sobre assistência médica, riscos de acidentes e segurança ou outros nos destinos para que viaje;
Estas consultas são extremamente importantes para os viajantes saudáveis e em particular para grávidas, crianças, idosos e indivíduos com doenças crónicas.
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Quando marcar?
Idealmente deve marcar a consulta 1 a 2 meses antes da viagem.
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Que tipo de documentos são necessários?
• documento de identificação;
• documento com número de utente de serviço de saúde;
• boletim individual de saúde/vacinas;
• certificado internacional de vacinação (se já o tiver);
Aconselhamos igualmente a consulta da secção conselhos aos viajantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Mais Informações site do SNS
FONTE: hhttps://eportugal.gov.pt/servicos/pedir-o-numero-de-utente-do-sns
Vacinação COVID-19
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Onde e como?
Com o encerramento do Centro de Vacinação de Odivelas, a vacina Covid-19 passa a ser administrada nos diversos Centros de Saúde.
Assim, os utentes devem dirigir-se à unidade de saúde onde estão inscritos e proceder ao agendamento da mesma.
Atendimento Complementar
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O que é?
O Atendimento Complementar (AC) é um serviço que se destina à prestação de cuidados de saúde em situações de doença aguda, que possam surgir fora do horário de funcionamento da sua Unidade de Saúde.
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Onde?
Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Odivelas – Antigo CATUS | Av. Prof. Dr. Augusto Abreu Lopes, nº 36 – Odivelas
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Horário
Segunda-Feira, Quarta-Feira e Sexta-Feira das 18h00 às 20h00
Sábado, Domingo e Feriados das 10h00 às 16h00