- Início
- Áreas de Intervenção
- Veterinária
- Vetinforma
- Saúde Pública
- Esterilização
Esterilização
A população de animais de companhia insiste em continuar a crescer.
E não se pense que são apenas os animais abandonados que geram este problema. O acasalamento indesejado de animais domésticos gera ninhadas que são, muitas vezes, abandonadas nas ruas.
Infelizmente, chegámos a um ponto em que são muitos mais os animais que nascem do que os lares que existem para eles. Todos os anos morrem animais devido ao abandono, negligência, atropelamento, frio, maus-tratos ou fome.
No entanto, esta situação pode ser minimizada recorrendo à cirurgia de esterilização. Os especialistas garantem e os fatos comprovam que esta cirurgia torna-os mais felizes e saudáveis.
Por isso, se não estiver a planear fazer criação com o seu animal, esterilize-o.
FAQ Esterilização
-
E se não tiver dinheiro para a cirurgia?
O consultório veterinário da Câmara Municipal de Odivelas pratica preços muito acessíveis para quem auferir de rendimentos iguais ou inferiores ao ordenado mínimo nacional e seja recenseado neste Município. Informe-se sobre as condições de acesso!
-
Quanto custam estas cirurgias?
Tal como a alimentação, a cama, um teto ou brinquedos, a esterilização e os cuidados veterinários devem ser considerados peças fundamentais na vida do animal. Os custos variam dependendo da clínica e da espécie, sexo, tamanho e idade do animal.
No entanto, os custos de repetidas idas ao veterinário para tratar do seu animal ferido depois de brigas ou de atropelamento por vaguear pelas ruas, vai ficar mais caro do que o custo único de uma esterilização. É um pequeno preço a pagar pela saúde do seu animal.
-
Mas não é melhor se encontrar donos para a ninhada?
Uma cadela pode ter 2 ninhadas por ano e uma gata 3 ou 4 ninhadas. Cada ninhada pode significar entre 2 a 10 cachorros ou gatinhos. Os parentes e amigos podem ficar com alguns, mas os outros acabam muitas vezes em abrigos, canis ou nas ruas. Além disso, por cada lar que se encontra para esses animais bebés, um outro animal que está num canil ou abrigo fica sem dono. E se colocar um anúncio para doar a ninhada, nunca poderá ter a certeza das condições em que os animais vão ficar
-
Qual a altura ideal para operar o animal?
A maioria dos veterinários recomenda a cirurgia após a maturidade sexual, ou seja, a partir dos 6/7 meses. No entanto, o animal pode ser operado em qualquer idade, se for para prevenir problemas de saúde no geral. Quanto mais cedo for operado, menor é o risco de contrair doenças ao longo da vida, mais rapidamente recupera da cirurgia e mais facilmente se contrariam os comportamentos embaraçosos. Ter uma ninhada antes da cirurgia não é fundamental para a saúde do animal. Isso é um mito.
-
A cirurgia altera o comportamento do animal?
A maioria dos animais sente-se muito melhor, pois deixam de usar toda a sua energia freneticamente para depois ficarem frustrados. A esterilização do animal não irá modificá-lo, mas sim acabar com os desejos súbitos causados pelas hormonas, tais como fugir, marcar território, um ladrar constante ou as vocalizações de atração emitidas pelas gatas. Para a maioria dos animais, a esterilização é um procedimento benéfico, pois sem o instinto de acasalamento o seu amigo fica mais tranquilo e com uma maior capacidade de escutar e comportar-se.
-
O que é a Esterilização?
É um procedimento cirúrgico efetuado apenas por veterinários enquanto o animal se encontra sob efeito de anestesia. Este método previne a reprodução, mas também reduz o risco de várias doenças, tais como cancro da próstata, dos testículos e das mamas e infeções do útero.
Os estudos revelam que esterilizar cães e gatos, ajuda-os a viver mais tempo, de forma mais saudável e com uma vida menos problemática.
Métodos Anticoncecionais
-
Macho
Castração do macho (orquietomia)
É o método mais conhecido. Realiza-se mediante cirurgia que consiste da extração total de ambos os testículos. Retirados ambos os testículos, cessa a produção de espermatozóides, com isso impossibilitando a reprodução desse macho. Deve ser efetuada somente quando o animal atinge a sua maturidade e desenvolvimento físico total.
-
Fêmea
Ovariohisteretomia
Também chamada de “castração”, consiste na extração cirúrgica de ambos os ovários, trompas e útero. Deixa de existir período de cio e capacidade de engravidar. Nota-se em geral uma certa tendência para obesidade após esta técnica cirúrgica, pelo que deve ser controlado o peso regularmente.
Ovarietomia
Consiste na extração cirúrgica apenas dos ovários. Deixa de existir período de cio e capacidade de engravidar.
Medicação
No mercado de medicamentos veterinários existem anticoncecionais que, por interferirem no ciclo éstrico das fêmeas de animais mamíferos, impedem ou dificultam a conceção e consequente parto. Estes medicamentos veterinários anticoncecionais são indicados para determinadas espécies, não podendo ser administrados a qualquer animal. Devido à sua ação e ao fato de, em certos casos, potenciarem a formação de tumores não é aconselhável a utilização destes produtos de forma sistemática prolongadamente e nunca sem o conselho de um veterinário.