- Início
- Autarquia
- Contactos
- Espaços de Cultura e Desporto
- Posto de Comando do MFA
Posto de Comando do MFA
Encerramento temporário do espaço
Decretado como Monumento Nacional, a 23 de outubro de 2015, o Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas (MFA), foi o local onde estiveram reunidos, de 24 a 26 de abril de 1974, os oficiais que comandaram todas as operações da Revolução do 25 de Abril, permitindo que o nosso país passasse de uma Ditadura para uma Democracia.
Dada a importância e a necessidade de preservar este local tão importante da nossa história contemporânea, a Câmara Municipal de Odivelas e o Exército Português/Ministério da Defesa, iniciaram obras de conservação do local.
Agradecemos a sua compreensão, e esperamos apresentar em breve, um novo espaço melhorado e nova museografia.
Lamentamos os eventuais constrangimentos causados.
O Município de Odivelas em colaboração com o Regimento de Engenharia N.º 1 (Pontinha) inaugurou, a 25 de abril de 2001, o Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas.
Este espaço está localizado nas instalações do Quartel da Pontinha onde, de 24 a 26 de abril de 1974, estiveram reunidos os oficiais que comandaram todas as operações da Revolução do 25 de abril. Através da dignificação deste espaço e da criação de condições de apoio aos visitantes, procura-se não apenas a valorização do local, mas principalmente a sua divulgação junto do público escolar e de todos aqueles que manifestem interesse pelos acontecimentos que marcaram a história do nosso país.
Tendo em conta que foi neste local que o MFA comandou as operações, sofreu nos momentos de incerteza, prendeu o paladino do regime, reuniu a Junta de Salvação Nacional, ordenou a libertação dos presos políticos, redigiu a maioria dos comunicados à imprensa, percebeu, finalmente, que o movimento tinha triunfado, pretende-se que na sala de operações, mantida tal como estava por ocasião do 25 de abril de 1974, os visitantes sejam transportados para esse tempo e percebam a importância dos acontecimentos que ali tiveram lugar.
Está classificado como Monumento Nacional pelo DL nº. 21/2015, de 23 de outubro de 2015.
O núcleo apresenta diversos espaços:
- Sala de exposição permanente
Trata-se de uma visita aos acontecimentos mais importantes do 25 de abril, organizada cronologicamente entre as 22h00 do dia 24 e as 8h15 do dia 26. Começa pelo funcionamento do Posto de Comando na noite de 24, podendo observar-se a sucessão dos momentos decisivos do dia 25 até à queda do regime, e termina com a primeira conferência de imprensa da Junta de Salvação Nacional, no Regimento de Engenharia N.º 1, na manhã de 26 de abril.
- Sala de exposições temáticas temporárias
Neste espaço são apresentadas exposições temporárias com temas relacionados com a revolução de abril, a sua época, objetos e acontecimentos.
- Sala do Posto de Comando
Esta é a sala onde esteve instalado o Posto de Comando, com mobiliário, telefones, rádio, mapas e todas as caraterísticas que tinha em 25 de abril de 1974. Também estão presentes os "Capitães de abril" através de figuras representativas.
- Auditório Capitães de abril
Este espaço, com capacidade para 70 pessoas está preparado para a realização de debates, conferências, encontros e pequenos espetáculos relacionados com a temática do 25 de abril. Neste auditório também pode ser visionado um pequeno filme em formato vídeo sobre os acontecimentos de 1974.
QUARTEL DA PONTINHA, Av. do Regimento de Engenharia n.º 1 - 1675-103 Pontinha
Encerramento temporário do espaço