área partilhada
área partilhada
Ciclo de Conferências “Novos Rumos, Novos Desafios na Educação”
área de conteúdos (não partilhada)
área partilhada
A “Avaliação Formativa para a Melhoria do Ensino e da Aprendizagem” foi o tema de debate da primeira sessão do Ciclo de Conferências “Novos Rumos, Novos Desafios na Educação” que decorreu a 31 de outubro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas.
Mais de 600 docentes do Concelho de Odivelas ouviram Luísa Ucha, do Gabinete do Secretário de Estado da Educação, e Hélder Sousa, Presidente do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), que apresentaram reflexões sobre autonomia e flexibilidade curricular, e tipos de avaliação.
O debate contou com a colaboração de Jorge Nunes, Diretor do Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire, e de Fernando Costa, Diretor do Agrupamento de Escolas de Caneças, também no papel de moderador.
A Câmara Municipal de Odivelas organizou esta iniciativa com o propósito de discutir o impacto do novo Decreto-Lei n.º 54, de 2018, referente à Educação Inclusiva nas Escolas do Concelho; refletir as alterações decorrentes do Decreto-Lei n.º 55, de 2018, sobre os Currículos e Princípios Orientadores da Avaliação no Ensino Básico e Secundário; e possibilitar à comunidade educativa do Concelho de Odivelas a discussão e reflexão conjunta.
Hugo Martins, Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, na sessão de abertura salientou que “este encontro surge numa altura importante para o Concelho, que atualmente se destaca por ser o Concelho-piloto no desenvolvimento da organização do ano letivo em dois semestres”. O autarca destacou ainda que “este novo modelo é um enorme desafio, que partiu de uma decisão dos diretores dos agrupamentos do Concelho de Odivelas, e que tem como principal objetivo melhorar a avaliação para melhorar o ensino da aprendizagem”.
Nesta tarde de partilha e de conhecimento, a Vereadora da Educação, Susana Santos, sublinhou “a visão estratégica da Autarquia na construção de uma verdadeira comunidade educativa e no investimento diário de uma escola que é para todos, que supera desigualdades, que forma cidadãos de pleno direito, capazes de promover o desenvolvimento não só económico mas também humano”.
Esta conferência contou ainda com a presença do Vereador Paulo César Teixeira, na qual estiveram também representados os Vereadores da CDU.
A segunda sessão deste ciclo de conferências realiza-se a 29 de janeiro onde será debatido “O Que Importa Mudar na Escola”.