área partilhada
área partilhada
Exposição «A Olho Nu» apresenta imagens do interior do olho humano
área de conteúdos (não partilhada)
área partilhada
Mostra de retinografias está exposta até ao dia 31 de outubro na Biblioteca Municipal D. Dinis, em Odivelas.
A Biblioteca Municipal D. Dinis, em Odivelas, recebeu a 3 de outubro a inauguração da exposição «A Olho Nu», uma mostra de fotografias que apresentam imagens do interior do olho humano.
Com o objetivo de promover a saúde ocular, esta produção fotográfica tem carácter pedagógico, preventivo, social e solidário, uma vez que as vendas das obras expostas reverterão a favor da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa - Odivelas e da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal APDP.
Em exposição até ao dia 31 de outubro estão retinografias que nos guiam pelas patologias inerentes à visão, tais como o glaucoma, a lesão epitelial da córnea, ou a degenerescência macular relacionada com a idade, entre muitas outras.
Na cerimónia de inauguração – que contou com um momento musical pelo fadista Tiago Correia – estiveram presentes o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Odivelas, Edgar Valles, e o Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas, Nuno Gaudêncio. Nesta ocasião, o Vereador lembrou que “a Autarquia tem apostado na promoção de hábitos de vida saudáveis”, focando a importância de, com esta iniciativa, estarmos a ajudar duas instituições de apoio social. Também presente, Sérgio Ribeiro, médico oftalmologista, salientou que “estima-se que cerca de 80% da informação que recebemos é recebida e processada pelo complexo sistema visual”, sendo esta uma das razões que tornam “a prevenção e a promoção da saúde visual um imperativo”.
Organizada pela Óticas de Portugal – com o apoio da Câmara Municipal de Odivelas, da Junta de Freguesia de Odivelas, da APCL - Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, do ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências, e da APDP - Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal – a exposição «A Olho Nu» está patente ao público, de segunda a sexta, das 09h30 às 18h45, e aos sábados, das 09h30 às 14h45.