área partilhada
área partilhada
Governo aprova despesa para a linha do Metro que ligará Loures e Odivelas
área de conteúdos (não partilhada)
área partilhada
Sistema de metro ligeiro de superfície contará com oito estações no concelho de Odivelas, numa extensão total de 5,1 km.
O Conselho de Ministros aprovou a 16 de novembro a construção da Linha Violeta do Metropolitano de Lisboa, que ligará os concelhos de Loures e Odivelas, com um investimento total de 527,3 milhões de euros. Destes, 390 milhões serão provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência, na modalidade de empréstimo, e 137,3 milhões de euros do Orçamento do Estado.
O Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, congratulou-se com o modelo de financiamento escolhido pelo Governo, uma vez que "não onera o orçamento" dos municípios. Destacou, ainda, a importância desta obra para a mobilidade no concelho. "Esta é uma grande vitória para Odivelas e para os odivelenses. Representa um investimento muito importante na vida das pessoas e na qualidade de vida no nosso concelho", sublinhou.
A Linha Violeta será um sistema de metro ligeiro de superfície que contará com um total de 17 estações e cerca de 11,5 km de extensão. No concelho de Odivelas serão construídas oito estações que vão servir as freguesias de Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto, Odivelas, Ramada e Caneças, numa extensão total de 5,1 km.