área partilhada
área partilhada
Programa CyberSegur@ nas escolas
área de conteúdos (não partilhada)
área partilhada
Última quinzena de abril foi dedicada a ações nas escolas do concelho, alertando para os riscos da internet e redes sociais.
A Câmara Municipal de Odivelas, no âmbito do Programa “CyberSegur@ - Cai na Real, Protege-te no Virtual”, dinamizou um conjunto de ações, na última quinzena de abril, com o objetivo de sensibilizar as crianças e jovens dos agrupamentos de escolas públicas para os riscos associados ao uso irresponsável das tecnologias de informação e comunicação (TIC), em especial da internet e das redes sociais virtuais.
O Programa foi criado em 2020, tendo como principal missão promover os níveis de literacia e cidadania digitais, assim como contribuir para a prevenção de fenómenos como o cyberbullying e as dependências tecnológicas.
Durante a quinzena, destacou-se a dinamização das sessões de sensibilização “Viagem pelo Mundo Virtual”, destinada a alunos do 4.º ano do Ensino Básico (EB) e “Redes Sociais Virtuais”, para alunos do 2.º e 3.º Ciclo do EB que, em conjunto, abrangeram cerca de 960 alunos de seis agrupamentos de escola do Concelho. Estas ações foram ainda acompanhadas com a distribuição de bonés (1.º Ciclo) e t-shirts (2.º e 3.º Ciclos) contendo frases alusivas ao tema, como, por exemplo: “Pensar 2X antes de Clicar”, “O que publicas na internet nunca mais desaparece”, “Cyberbullying é violência. Não sejas cúmplice”.
A iniciativa contou ainda com um webinar temático, no dia 22 de abril, onde cerca de 50 participantes da Comunidade Educativa tiveram a oportunidade de assistir a palestras das convidadas Maria João Leote de Carvalho, Investigadora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, da Universidade Nova de Lisboa, que abordou o tema: “Crianças, Digital Drift e Agressão Online”; e Teresa Paula Marques, Psicóloga Clínica e Coach Parental, com o tema: “O Ódio nas Redes Sociais: Impacto Emocional, Como Lidar com os Haters e Como Prevenir”.
A Câmara Municipal de Odivelas, através deste Programa, pretende continuar a promover uma utilização segura e responsável das TIC, de forma a contribuir para o desenvolvimento equilibrado e bem-estar das nossas crianças e jovens, num mundo irreversivelmente digital, repleto de novas oportunidades.
O Programa “CyberSegur@” integra a Candidatura “Educar para Construir”, cofinanciada pelo Fundo Social Europeu - POR2020.