-
Início
-
Autarquia
-
Comunicação
-
Notícias
- 25 de Abril, 45 anos depois
25 de Abril, 45 anos depois















Assim celebrámos abril…
A Sessão Solene Comemorativa do 45º Aniversário do 25 de Abril da Assembleia Municipal de Odivelas decorreu a 24 de abril no Núcleo Museológico do Posto Comando do Movimento das Forças Armadas, no Quartel da Pontinha.
A sessão teve início com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, que saudou todos os autarcas portugueses pelo trabalho de proximidade junto das populações e referiu que “em Odivelas celebra-se abril todos os dias com a construção de equipamentos e infraestruturas em projetos nos diversos domínios, da saúde à educação, do abastecimento de água ao saneamento básico, do ambiente à cultura”. Para o autarca, a “Revolução de Abril” trouxe ao Concelho de Odivelas, desde a sua criação em 1998, “o investimento em acessibilidades, no parque escolar, na reconversão dos bairros de génese ilegal, na habitação, na oferta de espaços e equipamentos culturas, desportivos, de apoio social e de lazer (…) numa inequívoca rota ascendente de progresso e de modernidade com franca e notória melhoria da qualidade de vida local”.
Hugo Martins destacou, ainda, a aprovação no passado dia 23 de abril, em Assembleia Municipal, das contas da autarquia relativas a 2018, que apresentaram um resultado líquido positivo de aproximadamente 12 milhões de euros, com a redução de dívida global do Município num valor superior a 5,1 milhões de euros. O Presidente elencou, também, a conclusão do processo negocial que envolveu a transferência da gestão do Mosteiro de S. Dinis e S. Bernardo e toda a zona envolvente para o Município, bem como, a aposta no desporto e na atividade física, associado ao investimento efetuados em infraestruturas e equipamentos públicos e coletivos que permitiram alcançar uma importante conquista – Odivelas será, em 2020, Cidade Europeia do Desporto, “fazendo assim do desporto no Concelho uma marca municipal de referência, de participação, de desenvolvimento humano e de bem-estar físico, psíquico, individual e coletivo.”
A sessão prosseguiu com os discursos das forças políticas representadas na Assembleia Municipal – PAN, CDS/PP, BE, CDU, PPD/PSD e PS, terminando com a intervenção do Presidente da Assembleia, Miguel Cabrita, que destacou a importância da data, fazendo tributo a todos os que por abril lutaram e salientando que “se Abril teve e tem os seus sons, as suas músicas, tão distintivas e presentes ainda na memória coletiva, essa memória que queremos perpetuar, também a democracia que herdámos de Abril tem esses sons, essas músicas. E são esses sons que queremos tornar presentes e vivos na vida de todos, e vivos nas novas e futuras gerações. São os sons da pluralidade da discussão e decisão política, em torno de algo que nos é comum – a coisa pública. (…) O interesse público que, no fundo, nos serve enquanto comunidade e nos guia a todos”.
Nesta sessão estiveram presentes os Vereadores Edgar Valles, Susana Santos, Painho Ferreira, Marco Pina, João Paulo António, Mónica Vilarinho e Rui Francisco, os Presidentes das quatro Juntas de Freguesia do Concelho – Corália Rodrigues, Manuel Varela, Nuno Gaudêncio e Rogério Breia, e ainda diversas Entidades Civis, Militares, Forças de Segurança e Movimento Associativo.
Notícias relacionadas
-
“Corrida da Liberdade”
“Corrida da Liberdade”
-
Tomada de posse do novo Comandante da Unidade de Intervenção da GNR
Tomada de posse do novo Comandante da Unidade de Intervenção da GNR
-
“Projeto Livro Livre”
“Projeto Livro Livre”