-
Início
-
Áreas de Intervenção
-
Proteção Civil
- Documentação e Legislação
Documentação e Legislação
-
Plano Municipal de Emergência
Os planos de emergência de proteção civil são documentos formais nos quais as autoridades de proteção civil, nos seus diferentes níveis, definem as orientações relativamente ao modo de atuação dos vários organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações de proteção civil. A reposição da normalidade das áreas afetadas constitui outro dos seus objetivos, de forma a minimizar os efeitos de um acidente grave ou catástrofe sobre as pessoas, bens e o ambiente.
A eficaz gestão de uma situação de emergência de proteção civil regula-se com um bom planeamento e deverá ter por base um plano de emergência simples, flexível, dinâmico, preciso e adequado às características locais.
Por outro lado, o seu conteúdo não pode assumir-se como irrevogável: as constantes mudanças sociais, geográficas, técnicas, logísticas e mesmo operacionais terão de ser constantemente refletidas no documento, numa lógica de melhoria contínua. Os planos de emergência de proteção civil são, assim, documentos desenvolvidos com o intuito de organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações necessárias à resposta. Como tal, deverão permitir antecipar os cenários suscetíveis de desencadear um acidente grave ou catástrofe, definindo, de modo inequívoco, a estrutura organizacional e os procedimentos para preparação e aumento da capacidade de resposta à emergência. A elaboração de planos de emergência de proteção civil é regulada pela Diretiva relativa aos critérios e normas técnicas para a elaboração e operacionalização de planos de emergência de proteção civil, constante da Resolução nº 25/2008 da Comissão Nacional de Proteção Civil, publicada no Diário da República de 18 de Julho de 2008.
Tendo por base o exposto e, porque entendemos que uma constante atualização e adequação do Plano à realidade serão fundamentais na boa atuação em casos de emergência, este Plano inclui uma vasta análise de risco e complementares medidas de atuação, com vista à resiliência do Município e consequente reposição da normalidade.
Assim, Odivelas procedeu à revisão do seu Plano, aprovado em 2010, tendo a Comissão Nacional de Proteção Civil, através da sua Resolução n.º 39/2015, publicada a 18 de Agosto de 2015, no Diário da República, 2ª série, aprovado a 1ª Revisão do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Odivelas.
-
Plano Municipal da Defesa da Floresta contra Incêndios
O Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios define as ações necessárias à defesa da floresta contra incêndios no concelho de Odivelas, sejam estas de carácter preventivo ou interventivo, prevendo e programando, de forma integrada, as intervenções das diferentes entidades envolvidas perante a eventualidade de ocorrência de incêndios.
-
Plano Prévio de Intervenção para o Centro Histórico de Odivelas
O Plano Prévio de Intervenção (PPI) do Centro Histórico de Odivelas é um instrumento à disposição dos Agentes de Proteção Civil (APC) do município, possibilitando o desencadeamento sistematizado da resposta a operações de proteção e socorro na área do centro histórico da cidade, permitindo conhecer antecipadamente os cenários e os meios, garantindo-se assim uma melhor gestão integrada de recursos.
-
Plano de Contingência para Ondas de Calor
O Plano de Contingência para Ondas de Calor de Odivelas surge da necessidade de mitigar os efeitos de temperaturas altas extremas em alguns núcleos populacionais considerados mais frágeis, como sem-abrigo ou idosos em situação de isolamento.
-
Plano de Contingência para Vagas de Frio
O Plano de Contingência para Vagas de Frio de Odivelas surge da necessidade de mitigar os efeitos de temperaturas baixas extremas em alguns núcleos populacionais considerados mais frágeis, como sem-abrigo ou idosos em situação de isolamento.
- Documentação e Legislação de Referência
- 1. Plano Geral Municipal de Emergência
- 2. Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios 20202029 - Caderno 1
- 2. Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios 20202029 - Caderno 2
- 3. Plano Prévio de Intervenção para o Centro Histórico de Odivelas
- 4. Plano de Contingência para Ondas de Calor
- 5. Plano de Contingência para Vagas de Frio
- Organização dos Serviços Municipais de Proteção Civil – Lei n.º 65/2007, de 12 de novembro)
- Lei de Bases de Proteção Civil – Lei n.º 27/2006, de 3 de julho (alterada pela Lei Orgânica n.º 1/2011, de 30 de novembro e pela Lei n.º 80/2015, de 3 de agosto)
- Sistema Integrado de Operações de Socorro – Decreto-Lei n.º 72/2003, de 31 de maio (sistema criado pelo Decreto-Lei n.º 134/2006 de 25 de julho, e alterado pelo Decreto-Lei n.º 114/2011, de 30 de novembro)