-
Saúde Sazonal
-
Saúde Comunitária “Saúde para todos/as”
O Projeto pretende aumentar a literacia em saúde através de uma intervenção integrada, intersectorial e multidisciplinar, e visa contribuir para hábitos de vida saudáveis, bem como, facultar ferramentas que permitam obter recursos de capacitação pessoal e profissional da população abrangida.
É dirigido aos grupos socialmente mais desfavorecidos, já foi desenvolvido no Bairro do Barruncho, na freguesia da Póvoa de Sto. Adrião, transitando para a freguesia da Pontinha, em concreto Bairro Olival do Pancas que neste momento perspetiva-se a sua conclusão em 2024.
Ações Desenvolvidas:
- I Fase - realização do diagnóstico da situação de saúde na comunidade abrangida;
- II Fase - elaboração do projeto de intervenção;
- III Fase - Implementação das ações: Campanha de vacinação; de Limpeza; Doenças cardiovasculares e Alimentação saudável.
Parcerias e Colaborações Institucionais:- Unidade de Cuidados na Comunidade Nostra Pontinha; Unidade de Cuidados na Comunidade de Odivelas “Saúde a seu Lado”.
Publicações: -
Saúde Materno-Infantil da Criança e do Adolescente
Projeto Clube PHDA
Iniciativa de empreendedorismo social patrocinada pela Saúdecuf e desenvolvida pela Unidade de Neurodesenvolvimento do Hospital Cuf Descobertas, com o objetivo de promover o desenvolvimento saudável e uma integração bem-sucedida das crianças com perturbação da hiperatividade e défice de atenção (PHDA) nos vários contextos onde se inserem: na família, na escola e na sociedade. Compreende a realização de um programa de formação totalmente gratuito para os Agrupamentos de Escolas, que contempla sessões específicas para cada um dos intervenientes educativos – pais, professores e assistentes operacionais – sobre a natureza da PHDA e estratégias para os problemas mais frequentes.
Programa ʺOs Intergalácticos - Uma Aventura do Comportamentoʺ
Programa implementado de forma pioneira no concelho de Odivelas, a partir do jogo "Os Intergalácticos - Uma Aventura no Comportamento" (lançado no mercado em 2018, pela Editora Ideias com História®), um instrumento inovador na promoção da gestão comportamental e emocional da criança. Contempla uma vertente formativa e de acompanhamento/supervisão das aplicações do jogo em contexto educativo, por parte de elementos técnicos a exercerem funções no concelho de Odivelas.
Publicações:
-
Rastreios
Os rastreios são muito importantes para protegermos a nossa saúde! Através da sua realização podemos detetar fatores de risco e ainda prevenir doenças. Neste sentido, quando são promovidas ações de rastreio, temos como principais objetivos a sensibilização das pessoas para a adoção de atitudes preventivas relativamente às doenças, promoção da literacia na saúde e valorização de práticas saudáveis que visem o bem-estar e qualidade de vida.
Atividades:
- Rastreios: Glicémia, Índice de Massa Corporal, Tensão Arterial, Audição, Visão, Nutrição, Osteoporose, Diagnóstico Capilar, Dermocosmética, cardiovasculares, entre outros;
- Campanhas de Recolha de Sangue.
Parcerias e Colaborações Institucionais:- Farmácias do Concelho de Odivelas; Hospital da Luz - Clínica de Odivelas; Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST, IP); Associação Dadores de Sangue de Odivelas (ADSO).
-
Plano Estratégico Concelhio de Prevenção das Toxicodependências (PECPT)
O Plano Estratégico Concelhio de Prevenção das Toxicodependências (PECPT) representa uma forma de encarar e conceber a atuação municipal e concelhia no âmbito da Prevenção das Toxicodependências e Outros Comportamentos de Risco no Concelho de Odivelas. É dinâmico, aberto, e em constante modificação, fruto da inclusão de novas ações e projetos ao longo do tempo, bem como da avaliação do trabalho desenvolvido, que poderá implicar o reajustamento da estratégia definida e das áreas prioritárias de atuação. Implementado de forma faseada, com caráter anual, o PECPT vigora de forma contínua e sem interrupções, com início em outubro de cada ano.
Dia Municipal da Prevenção das (Toxico)dependências e Outros Comportamentos de Risco
A Rede de Parceria do PECPT entendeu avançar com a proposta de instituir o Dia Municipal da Prevenção das (Toxico)dependências e Outros Comportamentos de Risco, visando o fortalecimento do seu compromisso para com uma problemática que continua a ser considerada como prioritária pelas principais instâncias nacionais e internacionais com atribuições em matéria de Promoção da Saúde. Assim, em 2014, foi aprovada a proposta de instituir o dia 6 de maio como o Dia Municipal da Prevenção das (Toxico)dependências e Outros Comportamentos de Risco, data celebrada anualmente no âmbito do PECPT.
Programa “Eu e os outros”
O “Eu e os Outros” é um programa de prevenção universal dos comportamentos aditivos e dependências, onde as adições são abordadas de forma integrada com outras temáticas ligadas ao dia-a-dia dos adolescentes. Assenta na exploração de narrativas interativas, em suporte digital, onde os jovens tomam decisões influenciando o desenvolvimento do enredo. Cada uma das narrativas é explorada num mínimo de 7 sessões de, aproximadamente, 90 minutos de duração e é conduzida por um par pedagógico de aplicadores/as, cujo processo formativo e de supervisão técnica são assegurados pelo SICAD, com o apoio do Centro de Formação de Associação de Escolas CENFORES e acompanhamento da CMO/GS. Mais informação, poderá ser encontrada em www.sicad.pt.
O Programa “Eu e os Outros” tem vindo a ser implementado no concelho de Odivelas, desde o ano letivo 2012/13, através de várias temáticas/histórias.
Comemorações do Dia Internacional do Preservativo
Assinalado, anualmente, a 13 de fevereiro. Consiste em ações de sensibilização junto da população em geral e comunidade educativa alargada, para alertar para o uso adequado do preservativo, enquanto medida de prevenção de infeções sexualmente transmissíveis e gravidezes indesejadas. Por vezes existe a realização de testes rápidos ao VIH, através da Unidade Móvel da UCC Nostra Pontinha ou da Liga Portuguesa Contra a Sida e distribuição de materiais (in)formativos e pedagógicos sobre o tema, numa lógica de preventiva.
Projeto “On The Road” – A Prevenção na Comunidade
Ação de sensibilização sobre prevenção das IST, formas de contágio e medidas protetoras, dirigida à comunidade educativa alargada, onde são disponibilizados testes rápidos ao VIH, realizados na Unidade Móvel da Liga Portuguesa Contra a Sida “Saúde + Perto” ou da UCC “Nostra Pontinha”
Semana Europeia do Teste Primavera (numa semana de maio, de cada ano)
Ação de sensibilização à comunidade alargada do concelho de Odivelas, com a realização de testes rápidos ao VIH e a outras Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), através da Unidade Móvel da LPCS.
Semana Europeia do Teste/VIH e Hepatites (numa semana de novembro, de cada ano)
Ação de sensibilização à comunidade alargada do concelho de Odivelas, com a realização de testes rápidos ao VIH e a outras Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), através da Unidade Móvel da LPCS “Saúde +Perto”.
Fast-Track Cities “Cidades na via rápida para acabar com a epidemia VIH” – Metas 95-95-95
Em 2018, o Município de Odivelas, a par de outros 7 Municípios, associou-se à iniciativa Fast-Track Cities, um projeto de dimensão internacional, potenciador da ação desenvolvida a nível local em matéria de Infeção pelo VIH e SIDA, em articulação estreita com as principais instâncias nacionais e internacionais nesta área. Foi lançada em Paris em 2014 no Dia Mundial de Luta contra a Sida, através da Declaração de Paris (entretanto atualizada - versão 4.0). Atualmente fazem parte 11 Municípios: Cascais, Lisboa, Porto (3 pioneiros), Almada, Amadora, Loures, Odivelas, Oeiras, Região Autónoma da Madeira/Funchal, Portimão e Sintra. Ao assinarem a Declaração de Paris, as cidades comprometeram-se atingir as metas 95-95-95 até 2025. O envolvimento do Município de Odivelas, integrando num grupo restrito de cidades, consistiu num impulso mobilizador para uma atuação ainda mais dirigida e centrada na Infeção VIH e SIDA, ambiciosa nos seus objetivos e exigente nas suas práticas.
Estratégia Municipal para a Infeção VIH e SIDA - Odivelas 2021/25
O Município de Odivelas, a par dos seus parceiros institucionais, elaborou e concluiu, em agosto de 2021, a Estratégia Municipal para a Infeção VIH e SIDA – Odivelas 2021/25 com a expectativa de que a mesma possibilite a otimização das soluções locais existentes, bem como, o desenvolvimento de novas respostas, num todo que se pretende integrado, integrador e potenciador da ação de todas as instituições envolvidas. Esta Estratégia procura contribuir, de forma ativa, para acabar com a epidemia por VIH e SIDA em Odivelas, apresentada com o horizonte temporal 2021/2025, procurando conferir a maior estabilidade possível ao seu desenvolvimento, para que os objetivos preconizados sejam assegurados com base num compromisso duradouro estabelecido entre todas as instituições e entidades envolvidas.
Grupo de trabalho Nacional:
- Município de Odivelas;
- Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P;
- Associação Nacional das Farmácias (ANF);
- Direção-Geral da Saúde (DGS);
- Hospital Beatriz Ângelo (HBA);
- Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA);
- Liga Portuguesa Contra a SIDA (LPCS);
- Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).
Grupo de trabalho Local:- Município de Odivelas, LPCS, HBA e ARSLVT, através das Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Odivelas “Saúde a seu Lado” e da Pontinha “Nostra Pontinha”.
Publicações:- Estratégia Municipal para a Infeção VIH e SIDA - Odivelas 2021/25
- Folheto “VIH E SIDA Respostas e Serviços Especializados no Concelho de Odivelas
Dia Mundial de Luta Contra a Sida
O Dia Mundial da Luta contra a Sida, comemora-se anualmente no dia 1 de dezembro. A criação deste dia foi iniciativa do Programa Mundial da Luta contra a SIDA da Organização Mundial de Saúde. É uma oportunidade para que o mundo una forças para a conscientização sobre a Infeção por VIH e a SIDA. Odivelas adere sempre às comemorações de formas diversas.
Dia Mundial das Hepatites Virais
O Dia Mundial das Hepatites Virais, comemora-se anualmente no dia 28 de julho. Este dia pretende sensibilizar e consciencializar a comunidade para a problemática desta doença, reforçando o compromisso e empenho político na resposta a esta doença. Odivelas, por norma, adere às comemorações de formas diversas.
Campanha “Na SIDA existe Vida”
Decorre durante o mês de dezembro, fazendo uso das redes sociais municipais, bem como, por via da distribuição de cartazes em diversos locais de destaque do concelho. Esta Campanha é constituída por 4 imagens que se reportam a diferentes formas possíveis de transmissão do VIH e a importância da deteção e tratamento precoces, e, ainda, a experiência de viver seropositivo/a com expectativas de sucesso e qualidade de vida.
Espaço Cuidar de Nós da Liga Portuguesa Contra a Sida
O Espaço Cuidar de Nós é um projeto da Liga Portuguesa Contra a SIDA que abrange a população dos Concelhos de Loures e Odivelas. Situa-se na Rua Júlio Borba (parque de estacionamento do Pingo Doce) Freguesia da Póvoa de Santo Adrião, em Odivelas. Realiza rastreios ao VIH, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis, de forma confidencial e gratuita e presta apoio psicológico, social e jurídico. Para atendimento é necessária marcação.
Unidades Móveis de Rastreios
Unidade Móvel de Rastreio “Saúde + Perto” da Liga Portuguesa Contra a Sida
Esta Unidade Móvel, visa promover o acesso à prevenção, ao aconselhamento, à literacia em saúde, à realização do teste de rastreio das infeções por VIH, VHB, VHC, Sífilis e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), e adequada referenciação hospitalar, a populações mais vulneráveis a estas infeções, que habitualmente não utilizam o Serviço Nacional de Saúde (SNS) – Homens que têm sexo com Homens (HSH), Trabalhadores do Sexo e seus clientes (TS), População sem-abrigo (SA), Utilizadores de Drogas Intravenosas (UDI) e Populações Migrantes (MI).
Cronograma: Liga Portuguesa Contra a SIDA | Facebook
Unidade Móvel de Rastreio da UCC Pontinha “Nostra Pontinha”
Esta Unidade Móvel, atua na zona geográfica da UCC Nostra Pontinha, que se caracterizada por uma fraca condição socioeconómica com migrantes em situação irregular (Bairro de Santo Eloy, Vale Grande, Serra da Luz, Mercado da Pontinha, Quinta das Pretas e Casal do Segolim)
Projetos levados a cabo com recurso à Unidade Móvel:
Projeto Saúde em Movimento
Este projeto visa melhorar o acesso aos cuidados de saúde a populações vulneráveis e de risco indo de encontro à Lei de bases da Saúde, ao Decreto de lei nº 28/2008 de 22 de fevereiro e ao Plano Nacional de Saúde.
Abrange 4 bairros da zona geográfica da UCC Nostra Pontinha, que se caracterizam por uma fraca condição socioeconómica e com migrantes em situação irregular.
População Alvo: Toda a população que se dirija à unidade móvel.
Projeto VIH – Mudar para Prevenir
Este projeto de intervenção insere-se na lógica de promoção/prevenção de Saúde, tendo presentes as orientações de um dos Programas de Saúde Prioritários: Programa Nacional para a Infeção VIH, SIDA e Tuberculose.
Este programa, enfoca o VIH e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis, como representando um importante problema de saúde pública, quer na Europa, quer em Portugal e, patenteia como visão, reduzir a vulnerabilidade e tornar Portugal, num país sem infeção por VIH e Tuberculose.
População Alvo: Toda a população que se dirija à unidade móvel.
O estacionamento da Unidade Móvel também obedece a um cronograma mensal.
UCC Nostra Pontinha - Unidade Móvel de Saúde - Projeto “Saúde em Movimento”
PONTINHA
FAMÕES
LOCAL
Bairro de Santo Eloy
Vale Grande
Serra da Luz
Mercado da Pontinha
Quinta das Pretas
Casal do Segolim
MORADA
Rua da Liberdade
Estrada Municipal – Avenida Vale Grande
Rua D. José I
Avenida 25 de Abril
Rua José António Carvalho
Av. Casal do Segolim
FREQUÊNCIA PREVISTA
Primeira 4ª feira do mês
Terceira 4ª feira do mês
Todas as 6ª feiras do mês
(exceto a última)
Última 6ª feira do mês
Segunda 4ª feira do mês
Quarta 4ª feira do mês
Horário: das 9h às 12h00 (atendimentos sujeitos ao nº de senhas entregues)
Espaço Interliga-te
O Espaço INTERLIGA-TE, é implementado no concelho de Odivelas desde fevereiro de 2022, é um projeto inovador da Liga Portuguesa Contra a SIDA que visa a criação de espaços de deteção do VIH e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST). Realiza-se em contexto integrado nos Centros de Saúde do ACES Loures-Odivelas, e destina-se à população com idade igual ou superior a 50 anos. Este projeto insere-se nas Fast-Track Cities, contribuindo para as metas definidas para eliminar a epidemia do VIH e SIDA até 2030 e para a Estratégia Municipal para a Infeção VIH e SIDA – Odivelas 2021/25, que visa a otimização das soluções locais existentes e o desenvolvimento de novas respostas pelas instituições envolvidas.
Este espaço funciona entre as 09h e as 13h, podendo os utentes obter aconselhamento pré e pós-teste e realizar rastreio a IST, com agendamento em https://interligate.buk.pt, de acordo com o cronograma divulgado.
Programa Cuida-te
Realizado, no âmbito da candidatura da Câmara Municipal de Odivelas ao Programa Cuida-te +, da responsabilidade do IPDJ, a qual foi aprovada. Disponibilizou uma sessão de expressão plástica, dinamizada pela IPSS ARISCO, no âmbito da Saúde Sexual e Reprodutiva.
Programa Odivelas Sem Tabaco (PECPT)
Os projetos implementados no Concelho de Odivelas ao abrigo do PECPT, ao se enquadrarem no âmbito da prevenção das toxicodependências, abordam já, ainda que indiretamente, a temática do tabagismo. No entanto, as necessidades identificadas apontaram a pertinência de uma intervenção mais incisiva e direta na área da prevenção do tabagismo, através da implementação de um programa específico de atuação, que contemplasse o desenvolvimento de uma série de ações e iniciativas diversificadas, mas complementares. O Programa Odivelas Sem Tabaco” pressupõe uma intervenção nos diversos contextos de atuação.
- Dia Mundial sem Tabaco;
- Rastreio à DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica);
- Ação de sensibilização sobre “Prevenção do Tabagismo”.
-
Prevenção das Doenças Cérebro-Cardiovasculares
Promoção de literacia no âmbito da Saúde Cardiovascular, visa evitar doenças cardiovasculares. Existem cuidados e atitudes cotidianas que podem ser adotados para a prevenção destas doenças. Para tal, Ações de Sensibilização, Workshops, in/formação, Rastreios, entre outras ações, por forma a controlar os principais fatores de risco como o tabaco, dieta não saudável e inatividade física, sendo essenciais no combate à primeira causa de morte a nível mundial (OMS).
Dia Mundial do Coração:
- A Formação do Coração Humano;
- Iluminação de Monumentos icónicos, de cor vermelha.
Maio – Mês do Coração:- Projeto Dieta Mediterrânica em Odivelas e Roda das Calorias;
- Compras Saudáveis e Económicas;
- Ervas Aromáticas e sua aplicação gastronómica;
- Exposição da Dieta Mediterrânica;
- Exposição da Roda das Calorias.
Vá pelas Escadas – Exposição “As Cidades”:- Projeto, visa tornar o espaço das escadas mais atrativo e facilitar a opção de funcionários/as e visitantes em escolherem as escadas em detrimento do elevador, contribuindo para um estilo de vida mais ativo.
Parcerias e Colaborações Institucionais:
- Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), Editora Santillana e Direção-Geral da Saúde.
Publicações: -
Prevenção das Doenças Infeciosas – Plano Municipal para as Doenças Infeciosas
O Programa Municipal para as Doenças Infeciosas (PMPDI) trata-se de um instrumento de referência municipal e de carácter estratégico, que visa uma intervenção incisiva e abrangente na área das doenças infeciosas.
Pretende-se promover o desenvolvimento coerente e concertado de ações e iniciativas diversas, assentes em três pilares fundamentais de atuação no domínio da Educação para a Saúde: informar, formar e prevenir.
Grupo de Trabalho:
- Câmara Municipal de Odivelas, através do Gabinete de Saúde;
- Agrupamento dos Centros de Saúde Loures – Odivelas (ACES Loures – Odivelas);
- Direção Geral da Saúde (DGS);
- Instituto Nacional de Saúde – Dr. Ricardo Jorge (INSA).
Este grupo teve a missão de refletir acerca da relevância do aparecimento de novas doenças infeciosas, o aumento da incidência de doenças já conhecidas, e à preocupação crescente que estas assumem no quadro da saúde pública e do caso concreto do concelho de Odivelas. Da reflexão conjunta entre cada uma das entidades parceiras do Grupo de Trabalho e de reputados especialistas nacionais acerca da temática das doenças infeciosas e do papel que pode caber à Câmara Municipal de Odivelas, concluiu-se:- É relevante existir uma atuação municipal, de cariz (in)formativo e preventivo, garantindo a pertinência e a credibilidade da mensagem a transmitir, quer seja destinada à população em geral ou a grupos específicos.
- A atuação municipal em matéria de prevenção de doenças infeciosas deve privilegiar sobretudo três grandes grupos de doenças: doenças respiratórias, infeções sexualmente transmissíveis e doenças evitáveis pela vacinação.
Destinatários:- Funcionários/as do Município de Odivelas e população em geral.
Publicações: -
Prevenção das Doenças Oncológicas
O Programa contribui para uma maior literacia para a educação na promoção da saúde, abordando os fatores de risco e proteção das doenças oncológicas, bem como na cooperação institucional, através do estabelecimento de parcerias e protocolos de cooperação/colaboração, realização de ações de (in)formação/sensibilização e de rastreio.
Atividades Desenvolvidas:
- Ações e Campanhas de Informação/Sensibilização;
- “Outubro Rosa”: Iluminação de monumentos icónicos;
- Peditório Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC);
- Unidade Móvel de Rastreio Contra o Cancro da Mama;
- Comemoração de Efemérides;
- Encontros;
- Exposições;
- Filmes Temáticos;
- Vídeos Informativos;
- Tele aulas;
- Projeto “os Super Saudáveis”;
- Postais Solidários;
- Workshop “Monitores Amigos do Sol”;
Parcerias e Colaborações Institucionais:- Liga Portuguesa Contra o Cancro; UCC Odivelas “Saúde a seu Lado”; UCC “Nostra Pontinha”; Unidade de Saúde Pública; DGS.
Publicações: -
Promoção da Alimentação Saudável - Programa de Alimentação Saudável em Odivelas (PASO)
O Enquadramento:
Programa de Alimentação Saudável em Odivelas (PASO), pretendendo-se que o mesmo garanta
uma abordagem abrangente e articulada, na promoção de escolhas alimentares saudáveis e da
atividade física, seguindo as recomendações produzidas pela Organização Mundial da Saúde e pela Direção Geral da Saúde.
Neste sentido, o PASO tem um cariz essencialmente preventivo do excesso de peso, obesidade e doenças associadas, com elevada prevalência em território nacional: doenças cardiovasculares, oncológicas e diabetes.
Missão:
Proporcionar as condições que favoreçam a existência no Município de Odivelas de uma ação estruturada e articulada no âmbito da promoção da alimentação saudável e da atividade física, em linha com as mais recentes orientações emanadas pelos principais organismos de referência, quer a nível nacional como
internacional.
Objetivos Estratégicos:
- Informação / Sensibilização
Promover a divulgação de informação relevante, credível e validada pelos organismos competentes, na área da promoção da alimentação saudável e atividade física, enquanto instrumento que apoia os indivíduos na tomada de decisões informadas e responsáveis nesta matéria. - Formação
Implementar eventos de cariz formativo destinados sobretudo a técnicos de educação e intervenção social, entre outros profissionais que em função da sua atividade, têm a capacidade de influenciar consumos alimentares saudáveis, em particular aqueles que desenvolvem a sua atividade no território de Odivelas. - Intervenção
Desenvolver projetos e ações de promoção de escolhas alimentares saudáveis, de sensibilização e prevenção do excesso de peso e problemas associados, e apoiar entidades exteriores à Câmara Municipal de Odivelas, tais como associações de pais, instituições da rede privada solidária de apoio à infância, juventude ou idosos do concelho de Odivelas, entre outros agentes representativos da comunidade sociedade. - Investigação
Participar e incentivar a realização de estudos de natureza científica, que permitam aumentar o conhecimento acerca dos consumos alimentares e do estado nutricional da população de Odivelas, mobilizando nomeadamente estabelecimentos de ensino superior ou grupos de investigação de reconhecido mérito.
Destinatários:- Técnicos e outros profissionais;
- Crianças e jovens;
- Pais e Encarregados de Educação;
- População em geral.
Projeto Dieta Mediterrânica em Odivelas
A Dieta Mediterrânica reflete um património cultural que importa preservar, contribui para a preservação do ambiente, ao apostar nos alimentos de origem vegetal, sazonais e de produção local/nacional.
Fases de implementação:
- Fase I - Visita à Exposição Dieta Mediterrânica;
- Fase II – Introdução ao tema da Dieta Mediterrânica em sala de aula e desenvolvimento de outras atividades escolares acerca da relação entre Dieta Mediterrânica e Alimentação Saudável;
- Fase III - Criação de conteúdos originais por parte dos/as alunos/as.
Objetivos:
- Promover a Dieta Mediterrânica enquanto conjunto de conhecimentos e práticas adequadas a um estilo de vida saudável.
- Apoiar o desenvolvimento de atividades de promoção de alimentação saudável partindo dos princípios da Dieta Mediterrânica.
Destinatários:
- Escolas do 2º e 3º ciclos e Escolas Secundárias - docentes e discentes;
- Outras entidades – IPSS de apoio a idosos, entre outras.
Parcerias e Colaborações Institucionais:
- Editora Santilhana
Publicações:
Saber Comer é Saber Escolher
Projeto desenhado para crianças entre os 3 e os 7 anos, designado "Saber Comer é Saber Escolher".
Integra diversas atividades lúdicas e participativas, adequando-se à faixa etária dos destinatários, incluindo uma componente de incentivo da atividade física. O momento central, consiste na dramatização de contos infantis, criados especificamente para o efeito e que deram origem a duas publicações: Livro de “Histórias (do que não) Gosto de Comer”; Caderno de Atividades (permite a construção de “fantoches” que correspondem às personagens das histórias), tendo como temáticas promover o consumo de fruta, hortícolas, peixe e pequenos-almoços.
Este Projeto contou com o apoio e a validação da Direção Geral da Saúde e já foi alvo de destaque na Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis enquanto caso de sucesso na área da literacia em saúde.
Objetivos:
Potencializar a ação de educadores/as e docentes na promoção da alimentação saudável e atividade física, através da utilização dos materiais concebidos pelo GS.
Apoiar o desenvolvimento de ações de promoção de escolhas alimentares saudáveis por parte dos estabelecimentos de ensino, em articulação com o PNPAS.
Objetivos:
Potencializar a ação de educadores/as e docentes na promoção da alimentação saudável e atividade física, através da utilização dos materiais concebidos pelo GS.
Apoiar o desenvolvimento de ações de promoção de escolhas alimentares saudáveis por parte dos estabelecimentos de ensino, em articulação com o PNPAS.
Destinatários:
Escolas EB1, Pré-escolar e IPSS de apoio à infância.
Objetivos:
- Potencializar a ação de educadores/as e docentes na promoção da alimentação saudável e atividade física, através da utilização dos materiais concebidos pelo GS.
- Apoiar o desenvolvimento de ações de promoção de escolhas alimentares saudáveis por parte dos estabelecimentos de ensino, em articulação com o PNPAS.
Destinatários:- Escolas EB1, Pré-escolar e IPSS de apoio à infância.
Publicações:
Roda das Calorias
O Gabinete de Saúde tem estado empenhado na promoção da Dieta Mediterrânica, distinguida pela UNESCO em 2013 como Património Imaterial da Humanidade, sendo considerada como um dos padrões alimentares mais saudáveis do mundo.
Assim, fruto da colaboração estreita entre a Câmara Municipal de Odivelas e o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde, foi desenvolvido um material simples, interativo e fácil de usar, que integra alguns conteúdos relacionados com a Dieta Mediterrânica e a atividade física que é necessário realizar para gastar as calorias presentes em alguns alimentos.
Publicações:
Diabetes em Movimento
O Programa Diabetes em Movimento foi implementado no concelho de Odivelas em 2019.
Objetivo Geral:
- Melhorar as condições de vida dos utentes com Diabetes tipo2.
Objetivos Específicos:- Aumentar os níveis de atividade física da população portuguesa com diabetes tipo 2;
- Melhorar o controlo glicémico;
- Diminuir o risco cardiovascular;
- Melhorar a aptidão física;
- Aumentar a qualidade de vida.
A partir de janeiro de 2023, o Polo Odivelas do Programa Diabetes em Movimento, inclui dois grupos distintos de utentes com Diabetes:- Unidade de Saúde Familiar Novo Mirante (Grupo A) - Pontinha / Famões.
- Unidade de Saúde Familiar 7 Castelos (Grupo B) - Póvoa de Santo Adrião / Olival Basto.
Este Programa implica a realização de sessões de exercício físico supervisionado enquanto coadjuvante terapêutico, e inclui a dinamização de diversas sessões de educação para a saúde.Destinatários:
- Utentes com Diabetes tipo 2, de acordo com a avaliação individual, das Unidade de Saúde Familiar Novo Mirante e Unidade de Saúde Familiar 7 Castelos.
- A Câmara Municipal de Odivelas apoia este Programa através do envolvimento de duas unidades orgânicas: Gabinete de Saúde e Divisão de Desenvolvimento Desportivo.
Prevenção e Controlo da Diabete
A obesidade é um grande desafio de saúde pública, que tem uma influência significativa no desenvolvimento de doenças crónicas como as doenças cardiovasculares, diabetes, diferentes tipos de cancro, entre muitas outras. Para além destas complicações clínicas, muitas estas pessoas sofrem ainda de discriminação social, porque ainda é muito comum achar-se que esta condição de obeso pode ser revertida comendo menos e com prática frequente de exercício físico.
De acordo com o último Inquérito Nacional de Saúde, a obesidade estará a afetar mais de 1,5 milhões de pessoas em Portugal, o que confirma uma tendência crescente que se regista também nas pessoas com excesso de peso.
- Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade - Celebrado anualmente, na 2ª quinzena de Maio.
Em Odivelas a obesidade está representada no grupo dos cincos principais diagnósticos nos utentes inscritos nos Cuidados de Saúde Primários (2020).Atividades:
- Ações de informação e sensibilização.
Parcerias e Colaborações Institucionais:
- ADEXO - Associação de Doentes Obesos e Ex-obesos de Portugal
Receita Saudável do Mês
Disponibiliza a receita de uma refeição completa, ou apenas prato principal ou sopa ou sobremesa, selecionada por se enquadrar no âmbito de uma escolha saudável de baixo custo. A referida receita será acompanhada por uma fotografia que ilustrara o respetivo prato e de algumas notas breves acerca das principais características nutricionais da receita apresentada.
A linguagem a adotada visa permitir uma compreensão facilitada, por parte de todos os funcionários e dos diversos estratos da população, independentemente do nível de qualificações académicas dos indivíduos.
Objetivos:
- Promover a alimentação saudável, a baixo custo, procurando contrariar a ideia que uma alimentação saudável é mais dispendiosa.
Destinatários:- Funcionários/as do Município de Odivelas;
- População em geral que acede à página oficial da Câmara Municipal de Odivelas.
Parcerias e Colaborações Institucionais:- Associação Portuguesa de Nutrição
Publicações: - Informação / Sensibilização
-
Promoção da Saúde Sénior
Programa de Saúde Sénior “Saber Envelhecer para Melhor Viver”
Este programa promove a educação para a saúde sénior através de ações de sensibilização, in/formação dirigidas aos/às utentes dos Centros de Dia e Lares da Rede Pública do Concelho de Odivelas, aos/às profissionais que com eles trabalham, aos/às alunos/as do Clube de Movimento, bem como à população sénior do concelho de Odivelas.
Ações desenvolvidas:
- Passeio da memória;
- A importância do sono na saúde e bem-estar;
- Relaxar e meditar;
- Cuide do seu cérebro;
- Rastreio pé diabético.
Comemoração do dia do Cuidador Informal
Pretende-se valorizar o papel do Cuidador Informal e o impacto deste na sociedade em geral, para o efeito realizam-se workshops, fóruns, mostra de entidades, momentos de lazer.
Ações desenvolvidas:
- Mostra de entidades e serviços de apoio ao cuidador;
- III Fórum “A importância do Cuidador Informal”;
- Visita ao mosteiro de Odivelas.
Parcerias e Colaborações Institucionais:- Unidade de Cuidados na Comunidade Nostra Pontinha; Unidade de Cuidados na Comunidade de Odivelas “Saúde a seu Lado”; Associação Alzheimer Portugal; Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal.
Publicações: -
Promoção da Sexualidade Saudável
Tendo com ponto de partida uma conceção alargada de “Sexualidade”, entendida nas suas múltiplas dimensões e funções, este Programa consubstancia-se no desenvolvimento de momentos formativos, reflexão, debate e aprendizagem sobre a temática da sexualidade saudável, dirigidas às diferentes faixas etárias e grupos profissionais, visando dotar os participantes de conhecimentos e competências para atuar preventivamente nos diversos contextos de intervenção, em resposta às necessidades identificadas nesta área.
A conceptualização deste Programa é feita de acordo com os princípios e orientações consagrados pela OMS, contando com a colaboração das principais instituições e entidades públicas e privadas de intervenção reconhecida nesta matéria, de âmbito local e nacional.
Ciclo de Ateliês sobre Afetos
Ateliês que abordam a temática dos afetos e da sexualidade de forma prática e lúdica, fazendo uso de técnicas expressivas e participativas, destinados a crianças dos 5 anos dos JI / IPSS´s para a infância
Ações de Sensibilização sobre Sexualidade Saudável
Ações de sensibilização que abordam a temática da sexualidade saudável e as infeções sexualmente transmissíveis, fazendo uso ao método expositivo e informativo, junto de jovens do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico da rede escolar pública do concelho de Odivelas.
Publicações:
-
Promoção da Saúde Mental
A doença mental é reconhecida clinicamente como um transtorno que pode ter como consequências a alteração de comportamentos e capacidades cognitivas de um indivíduo, sendo necessário promover o bem-estar psicológico, emocional e físico da pessoa. Projetos delineados em parceria com diversas entidades, contribuem para a uma vida mais saudável, prevenção de doenças e de promoção da autoestima, bem como contribui para a reinserção social e comunitária de quem necessita.
Atividades Desenvolvidas:
- Ações de informação e de sensibilização
- Sessões teórico-práticas/ Expressão Plástica e Artística
- Visitas para aquisição de conhecimentos
- Terapia Ocupacional em Meio Aquático
- Exposição de Fotografias “Despertar Afetos Combater a Violência”
- Jardim Vertical
- Workshops
Parcerias e Colaborações Institucionais:- ACSMO; CCSMO; UCC Odivelas; ARISCO (Instituição para a Promoção Social e da Saúde); Direção-Geral da Saúde.
Publicações: -
Odivelas, Concelho Saudável / Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis
Apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios aderentes; apoiar e promover a definição de estratégias locais suscetíveis de favorecer a obtenção de ganhos em saúde; promover e intensificar a cooperação e a comunicação entre os municípios que integram a Rede e as restantes redes nacionais participantes no projeto Cidades Saudáveis da Organização Mundial da Saúde;
No âmbito da prossecução do projeto “Odivelas, Concelho Saudável”, que decorre da participação do Município de Odivelas na RPMS, existe a missão de elaborar documentos de diagnóstico e de planeamento estratégico que suportem a decisão política em matéria de saúde.
Desenvolver programas/projetos/ações, no âmbito da promoção e educação para a saúde e prevenção da doença, em articulação com os municípios que constituem a RPMS, em prol do benefício em saúde da população do concelho de Odivelas.
Documentos Estratégicos
Plano de Desenvolvimento em Saúde e Qualidade de Vida (PDSQV) para o Concelho de Odivelas (PDSQV).
O Município de Odivelas enquanto membro ativo da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, tem a responsabilidade de elaborar documentos de diagnóstico e de planeamento estratégico que suportem a decisão política em matéria de saúde, o que no atual quadro da descentralização de competências em saúde, acaba por ter uma importância acrescida.
O Plano de Desenvolvimento em Saúde e Qualidade de Vida, pretende não só responder às diretivas da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, como também constituir-se como um documento de referência para o planeamento estratégico do município em matéria de saúde.
Esta edição síntese do Plano de Desenvolvimento em Saúde e Qualidade de Vida (PDSQV) para o Concelho de Odivelas, que aqui apresentamos, resultou da colaboração estabelecida com a Escola Nacional de Saúde Pública, integra a descrição e análise minuciosa de diversos indicadores relacionados com as necessidades de saúde e os diferentes determinantes sociais, resultando num diagnóstico da situação de saúde e eixos prioritários para o planeamento e intervenção municipal.
Inclui não só a análise estatística dos diversos aspetos que caraterizam o estado de saúde da população, como também as opiniões expressas por munícipes e entidades locais, num processo participativo que culmina na definição de eixos estratégicos, bem como um conjunto de recomendações para a ação que servirão de base para o planeamento e intervenção estratégica a nível municipal e para a elaboração de diferentes documentos de suporte à política municipal de saúde.
Publicações:
Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis
A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis é uma associação de municípios que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.
Em 2000 o Município de Odivelas aderiu formalmente à Rede, dois anos depois de se ter constituído como município, refletindo a sua prioridade em matéria de promoção da saúde. Esta rede nacional, foi fundada em 10 de outubro de 1997, conta atualmente com 66 municípios membros e desenvolve a sua intervenção tendo por base as seguintes linhas orientadoras:
- Apoiar e promover a definição de estratégias locais suscetíveis de favorecer a obtenção de ganhos em saúde;
- Promover e intensificar a cooperação e a comunicação entre os municípios que integram a Rede e entre as restantes redes nacionais participantes no projeto Cidades Saudáveis da Organização Mundial da Saúde (OMS);
Site Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis
Atlas dos Municípios Saudáveis
O Atlas dos Municípios Saudáveis é uma plataforma web de acesso público, assente em sistemas de informação geográfica, que disponibiliza ferramentas de visualização interativa e análise dinâmica de indicadores de saúde da população dos municípios que integram a RPMS.
A sua criação resulta do protocolo estabelecido entre a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis e a Equipa de Investigação em Geografia da Saúde do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Coimbra (CEGOT_UC), para desenvolvimento de um instrumento de caracterização e de avaliação do perfil de saúde da população a residir nos municípios da Rede. A saúde da população de cada município é avaliada em diferentes dimensões, que se desagregam em indicadores de determinantes (sociais, económicos e ambientais) e de resultados (mortalidade e morbilidade).
A estrutura do Atlas dos Municípios Saudáveis tem por base em modelo de avaliação multidimensional da saúde da população, assente na abordagem geográfica da saúde (relação entre lugar de residência e estado de saúde) e na abordagem intersectorial “Saúde em Todas as Políticas”.
Âmbito:
Criar e desenvolver um instrumento de caracterização e de avaliação do perfil da saúde da população e dos seus determinantes nos municípios da RPMS
Objetivos:
- Projetar a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis no panorama nacional e internacional e promover o Projeto das Cidades Saudáveis da OMS;
- Fornecer um referencial de avaliação da saúde que apoie a elaboração do Perfil de Saúde Municipal bem como a definição de estratégias municipais de promoção da saúde e da equidade em saúde;
- Constituir uma plataforma de conhecimento e de divulgação de boas práticas em políticas, medidas e ações com potencial de melhorar os indicadores com impacto na saúde da população, contribuindo para a tomada de decisão informada.
Plano Local de SaúdeO Plano Local de Saúde (PLS) enquadra as áreas de intervenção a nível local, no âmbito dos problemas de saúde considerados prioritários.
Para além de estar alinhado com os objetivos e estratégias nacionais e regionais, tem em consideração as características específicas da população, não só do ponto de vista sociodemográfico e do estado de saúde, mas também a nível dos determinantes sociais de saúde.
O PLS visa aumentar os ganhos em saúde, através do alinhamento de objetivos comuns, da integração de esforços sustentados de todos os setores da sociedade, e da utilização de estratégias assentes na cidadania, na equidade e acesso, na qualidade e nas políticas saudáveis.
É elaborado pelo ACES Loures-Odivelas, integra um perfil de saúde e define áreas prioritárias e estratégias de intervenção a nível local, com a intervenção quer de instituições de saúde, quer os cidadãos e instituições da comunidade.
Para a sua realização é assegurada a participação do Grupo Local de Promoção da Saúde (GLoPS), constituído por representantes das seguintes entidades:
USP do ACES Loures-Odivelas, Hospital Beatriz Ângelo, Conselho Clínico do ACES Loures-Odivelas, Câmara Municipal de Odivelas, Câmara Municipal de Loures, Representante da Comunidade de Loures e Representante da Comunidade de Odivelas.
GLoPS é parte integrante do PLS e visa a integração de programas de saúde na vertente de Promoção de Saúde, com envolvimento dos representantes das comunidades onde se insere o ACeS Loures Odivelas, as instituições, a comunidade e os cidadãos que a constituem.
A missão do PLS orienta-se, entre outros aspetos, para:
- Identificar os problemas e necessidades de saúde da população;
- Ser quadro de referência para as políticas de saúde da comunidade, definindo estratégias para as principais necessidades de saúde da população;
- Ser um instrumento de governança que auxilia a gestão e a tomada de decisões dos líderes de saúde locais;
- Promover e consolidar a colaboração das distintas entidades locais de saúde;
- Integrar e articular os esforços dos parceiros (stakeholders) em torno de objetivos comuns, reforçando uma abordagem intersectorial e de Saúde em Todas as Políticas;
- Ser um mecanismo de operacionalização das estratégias nacionais de saúde;
(Documento – PLS Extensão 2020)
Publicações:
-
Higiene Oral e Corporal
A Higiene (corporal e oral) consiste numa das áreas de atuação principais no contexto da Promoção e Educação para a Saúde, sendo assumida a sua pertinência na promoção de hábitos de vida saudáveis, em especial nas idades mais jovens.
Projeto “Falar, Brincar e Aprender sobre Higiene”Ações de sensibilização sobre higiene corporal e oral, que se destinam a crianças que frequentam as IPSS do concelho, bem como, os JI’s e 1.º Ciclo dos Agrupamentos de Escolas de Odivelas. Têm como principais objetivos promover e valorizar junto destas os hábitos de higiene, bem como, contribuir para o desenvolvimento da sua consciencialização nos cuidados de higiene a ter com o corpo, como forma de promover a sua saúde e melhorar a autoestima e ainda na prevenção de doenças. No âmbito da temática da higiene oral a autarquia trabalha em colaboração com o ACES Loures-Odivelas, através das Higienistas Orais/Gestoras Locais do PNPSO- Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral.
Projeto “Entre Escovas e Bochechos - EEB”Ações que implicam bochecho, escovagem de dentes, bem como sessões de esclarecimento, destinadas às crianças do 1.º Ciclo e JI’s dos Agrupamentos de Escolas do concelho. Visa contribuir para a melhoria dos índices de saúde oral destas e assegurar o acesso à prevenção de doenças orais na infância.
Projeto “Sorrisos Saudáveis para Tod@s…”Ações que visam proporcionar meios para uma melhor saúde oral a pessoas com necessidades específicas de saúde, nomeadamente, com patologias ao nível da saúde mental ou deficiência, conduzindo à melhoria do estado de saúde geral e ao aumento da qualidade de vida. Tem como principais objetivos a redução dos níveis de cárie na dentição permanente, bem como, a prevalência e incidência de doenças periodontais (gengivais).
Projeto “CORPORALmente”É composto por uma sequência de ações de sensibilização alusivas à Higiene Corporal, destinadas a pessoas com doença mental estabilizada, com moderado ou reduzido grau de incapacidade psicossocial, bem como a pessoas com paralisia cerebral, que frequentam as Instituições do concelho com intervenção na área da Saúde Mental/Deficiência, e ao pessoal técnico que trabalha com estes/as utentes.
Parcerias e Colaborações Institucionais:
- Unidades de Cuidados na Comunidade de Odivelas – “Saúde a seu Lado” e da Pontinha – “Nostra Pontinha”; ACES Loures-Odivelas, através das suas Higienistas Orais.
Publicações: -
Educação Postural
Pretende-se sensibilizar crianças, jovens e adultos para a importância de hábitos posturais corretos no quotidiano, que podem contribuir significativamente, para uma melhor saúde do corpo. Esta temática por norma é trabalhada de modo inovador e criativo, passando por:
- Sessões de Esclarecimento / Conferências;
- Exposições;
- Teatro;
- Workshops;
- Campanhas de Sensibilização;
- Música / RAP;
- Literatura;
- Entre Outros (Folheto “Agricultura Vs Postura”; Mural Artístico; Calendário da Postura)
Parcerias e Colaborações Institucionais:- Unidades de Cuidados na Comunidade de Odivelas – “Saúde a seu Lado” e da Pontinha – “Nostra Pontinha”.
Publicações: