área partilhada
área partilhada
Apresentação da Carta das Religiões de Odivelas
área de conteúdos (não partilhada)
área partilhada
Documento pioneiro que caracteriza as comunidades religiosas do município foi apresentado a 12 de outubro.
O Auditório do Pavilhão Multiusos de Odivelas foi o espaço escolhido, a 12 de outubro, para a apresentação da Carta das Religiões de Odivelas, um documento pioneiro elaborado pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), mapa fiel da diversidade religiosa do território de Odivelas.
A cerimónia, no âmbito da Semana Mundial da Harmonia Inter-Religiosa e do Diálogo Intercultural, promovida pela Câmara Municipal de Odivelas, contou com a presença da Vereadora com o pelouro da Igualdade e Cidadania, Susana Santos, do Vice-Presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, Fernando Loja, do Vogal do Conselho Diretivo do Alto Comissariado para as Migrações (ACM), José Reis, e do Coordenador da Área da Ciência das Religiões da ULHT, Paulo Mendes Pinto.
Na ocasião, Susana Santos agradeceu à universidade pelo desafio lançado à autarquia de “fazer o que ainda não tinha sido feito”, bem como às comunidades religiosas, ao ACM e à vasta equipa que trabalhou neste documento. No seu discurso, a Vereadora referiu o quanto é importante “conhecer as diversas comunidades, escutar as pessoas, mapear as diferentes práticas no território e acima de tudo, partilhar, dar a conhecer, quebrar barreiras e mitos”, salientando que “a diversidade deste concelho é a força motriz que faz dele um território próspero, em franco crescimento, que se afirma como uma identidade própria na Área Metropolitana de Lisboa e, por isso, tantas pessoas escolhem aqui morar, fazer crescer as suas famílias e investir.” Susana Santos desejou ainda que esta carta “possa ajudar a continuar a trilhar o caminho de conhecimento que nos levará, por fim, à verdadeira sabedoria da harmonia e da paz”.
Este levantamento das comunidades religiosas, segundo Paulo Mendes Pinto, “não poderia ter sido efetuado noutro concelho”. O professor caracterizou Odivelas “como um caso de laboratório notável para investigação da diversidade cultural e religiosa, visto tratar-se de um território com 27 km2 onde convivem diversas religiões”, esperando que “este exemplo possa ser replicado”.
Estiveram ainda presentes nesta cerimónia o Presidente da Junta da União de Freguesias de Pontinha e Famões, Jorge Nunes, a Conselheira Municipal para a Igualdade, Hortênsia Mendes, a Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Odivelas, Claúdia Tinoca, representantes de comunidades estrangeiras existentes no concelho, entre outros convidados.
A Semana Mundial da Harmonia Inter-Religiosa e do Diálogo Intercultural teve início a 10 de outubro, abrangendo diversas visitas, momentos culturais e musicais. Fique a par das iniciativas que decorrem até ao dia 15 de outubro, AQUI