área partilhada
área partilhada
Município aprova Plano Municipal para a Integração dos Migrantes de Odivelas
área de conteúdos (não partilhada)
área partilhada
Plano contribui para o desenvolvimento de um Concelho mais equitativo e inclusivo.
Tendo o Município de Odivelas uma forte tradição no bom acolhimento de populações estrangeiras que aqui encontram condições para se sentirem integradas na sociedade portuguesa, a Câmara Municipal volta a contribuir para a aplicação de boas práticas, tendo aprovado a 15 de junho o Plano Municipal para a Integração dos Migrantes de Odivelas – PMIM.
O PMIM, com a vigência de 2020 a 2022, constitui-se como um instrumento de política e gestão que sistematiza as estratégias do Município e de outras entidades que, ao nível local, atuam na área das migrações e que pretendem promover a integração dos imigrantes na sociedade.
Assim, serão dadas respostas a desafios como melhorar a qualidade de vida dos migrantes, promover o seu contributo para as dinâmicas e o desenvolvimento local, e fomentar a interculturalidade e valorizar a diversidade cultural, na perspetiva do enriquecimento dos migrantes e da sociedade de acolhimento.
O referido Plano integra o Projeto ÓNIS_Boleia para a Interculturalidade, cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) - Alto Comissariado para as Migrações da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.
O PMIM apresenta os seguintes seis princípios orientadores: mobilização de parceiros, participação ativa da comunidade, articulação com outras políticas locais, liderança com forte capacidade operacional, interculturalidade como ativo territorial e articulação no contexto metropolitano.
Com base nestes princípios e, de acordo com o diagnóstico efetuado, foram definidos sete domínios prioritários, designadamente: Acolhimento, Integração e Apoio Social; Cultura e Cidadania; Educação e Língua; Habitação; Saúde; Igualdade de Género e Mercado de Trabalho. Em cada um dos domínios serão desenvolvidas atividades que, seguramente, irão contribuir para o desenvolvimento de um Concelho mais equitativo e inclusivo.