-
Início
-
Áreas de Intervenção
-
Educação
- Missão da Escola e os Desafios da Educação debatidos em Odivelas
Missão da Escola e os Desafios da Educação debatidos em Odivelas




I Jornadas da Educação do AESO decorreram a 1 de julho na Escola Básica António Gedeão.
Realizaram-se no dia 1 de julho, na Escola Básica António Gedeão, em Odivelas, as I Jornadas da Educação do Agrupamento de Escolas a Sudoeste de Odivelas (AESO), subordinadas ao tema «A Missão da Escola e os Desafios da Educação: Cultura, Liberdade, Cidadania e Inclusão», promovidas pelo AESO em parceria com a Câmara Municipal de Odivelas.
O evento contou com a presença do Ministro da Educação, João Costa, do Presidente do Município de Odivelas, Hugo Martins, da Vereadora da Educação, Susana Santos, de especialistas e personalidades académicas de renome nacional e internacional ligadas às áreas da educação, da psicologia, da sociologia e da cultura, bem como da comunidade escolar.
João Costa participou no último painel do encontro, destacando “o percurso positivo construído em Portugal, em particular na área da inclusão. Se recuarmos 30 anos, tínhamos mais de 60% dos alunos a abandonar a escola antes do tempo devido e, hoje, em 2022, estamos nos 5%, ou seja, melhor do que a média europeia”.
Na sua intervenção, o Diretor do AESO, Paulo Gomes, agradeceu à Câmara Municipal pelo “brilhante percurso na área da educação, no investimento nas escolas, nos projetos educativos e na proximidade com a comunidade educativa”.
Hugo Martins presidiu ao encerramento da iniciativa, saudando o AESO “pela promoção regular de um ensino de qualidade, de grande credibilidade e com créditos firmados na formação de alunos de excelência”. O autarca referiu ainda que a “Câmara Municipal de Odivelas sempre acreditou e continuará a acreditar na escola pública de qualidade, como motor principal de desenvolvimento deste concelho e do país”. Salientou, também, que em matéria de educação “não existem fórmulas mágicas nem perfeitas. Teremos sempre uma tarefa inacabada, com lacunas persistentes, onde a melhoria e a consolidação dos resultados exige um esforço constante, um compromisso e um investimento permanente. Hugo Martins concluiu que “são ações como esta que podem ajudar a mudar atitudes e a conceber uma geração futura que queremos mais respeitadora dos valores fundamentais da vida coletiva, mais íntegra, mais solidária e mais cidadã. Uma nobre causa para a qual Todos estamos convocados”.
Na ocasião foi igualmente apresentado o livro “Conseguir ser”, da autoria dos alunos do 5.º e 6.º anos do AESO, o qual contou com o apoio logístico e financeiro da autarquia.
Marcaram, ainda, presença no evento o Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas, Nuno Gaudêncio, e a Comandante da Esquadra da PSP de Odivelas, subcomissária Cristina Oliveira.
Notícias relacionadas
-
/areas-de-intervencao/educacao/noticia/escola-maria-costa-lanca-cd
Escola Maria Costa lança CD
-
/areas-de-intervencao/educacao/noticia/acao-de-formacao-esclarece-temas-ligados-ao-abuso-sexual
Ação de formação esclarece temas ligados ao Abuso Sexual
-
/areas-de-intervencao/educacao/noticia/otl-s-na-pascoa
OTL’s na Páscoa